EM TUDO DAI GRAÇAS

Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tes 5:16-18 NVI)

Essa é uma das passagens da Bíblia que causa bastante perplexidade em alguns cristãos. Eles se perguntam como agradecer por estar passando, ou ter passado por grandes tribulações? Muitos chegam a pensar, ou mesmo dizer, que não adianta ser crente, ter fé.

Deus não deseja que sejamos masoquistas, mas que confiemos nele, pois nos ama como filhos, e quer nos ver bem. Só que, às vezes, achamos que Ele é radical e nos deixa passar por situações difíceis. Mas a verdade é que o Senhor tem uma visão cósmica, pois vê e sabe de coisas que nem imaginamos. Portanto, sempre que estiver passando por situações que lhe pareçam incompreensíveis, lembre-se dos versículos a seguir, confie e descanse no Senhor. Ele sabe o que está fazendo. É o melhor: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9.

Quando Deus nos diz para “darmos graças em tudo”,  está desejando que estejamos em paz , confiantes e alegres. O Senhor, como nosso pai terreno, quer nos ver felizes, só que, como já disse, às vezes não entendemos o Seu agir. São muitos versículos, principalmente nos Salmos, que nos exortam à alegria: “Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. Salmos 32:11. Só nesse pequeno versículos temos “Alegrai-vos…regozijai-vos…exultai”. Quando devemos agir assim, com alegria? Constantemente. No versículo inicial o Senhor adverte que devemos praticar três coisas constantemente, pois é o que deseja para nós: 
Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tes 5:16-18 NVI)

No entanto, muitas vezes sofremos achando que Deus nos abandonou, mas Ele está nos dando livramento, porque se Ele atender determinado  problema nosso, pode estar abrindo porta para um problema maior ainda. Gosto de lembrar o que aconteceu depois da queda das torres gêmeas, no onze de setembro, nos Estados Unidos. Passado algum tempo, um jornal pediu aos leitores que deveriam estar nas torres na hora da queda que escrevessem porque não estavam lá? Um disse que o elevador do prédio veio lotado e ele atrasou; outro disse que comprou um sapato novo que estava machucando o seu pé, levando-o a atrasar e ainda passou na farmácia para comprar band-aid; outro disse que o trânsito estava parado (fico imaginando ele dentro do carro repreendendo o tranca rua, sem saber que essa tribulação estava salvando sua vida). Foram muitas outras alegações de tribulações que, se não tivessem acontecido, poderiam ter levado muitas pessoas mais à morte.

Vejamos como dois destacados Cristãos reagiram à situações difíceis que passaram. O primeiro é o apóstolo Paulo, que sabemos viveu intensas tribulações. Diante disso veja o que ele disse: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” Filip 4:12 NVI. Note-se que ele disse que “APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE”, portanto, podemos, como Paulo, aprender a alegria e esquecer a murmuração. O segundo personagem que lançou uma importante luz sobre essa questão é Rick Warren, importante pastor americano, consultor de presidentes americanos e autor do  best seller “UMA VIDA COM PROPÓSITOS”. A revista ULTIMATO assim se referiu a ele e sobre esse livro:“Líder internacionalmente conhecido, pastor da Igreja de Saddleback, Califórnia, e autor de “Uma Vida com Propósitos” livro cristão mais vendido da história e o segundo livro mais traduzido no mundo, depois da Bíblia”. Contudo, ele tinha um filho que sofria de depressão e doença mental desde criança e, agora adulto, acabou suicidando. Nessas circunstâncias, um repórter perguntou ao pastor: E agora, o que o senhor diz sobre a passagem das Escrituras que diz “que devemos dar graças em tudo”? Ele respondeu que a Bíblia diz que devemos dar graças EM TUDO, e não que devemos dar graças POR TUDO, o que é muito diferente. Devemos, portanto, dar graças mesmo estando em meio à tribulação, pois sabemos que Deus está conosco, o que é diferente de dar graças pela tribulação. 

Concluindo, Senhor somos gratos pelo infinito e amoroso cuidado conosco sempre. 
Obrigado pai.