A TENTAÇÃO DE JESUS

A Bíblia nos diz que Jesus foi “levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1). No entanto, a Bíblia também nos diz em Tiago 1:13 que “Deus não pode ser tentado pelo mal”. Não há incompatibilidade entre essas duas afirmações, porque o que Tiago quis dizer é que Deus não pode ser seduzido pelo pelo pecado, porque Ele é santo por natureza. 

Vamos refletir porque Jesus foi tentado. Lembremos que quando Deus criou Adão, Ele o testou no Éden através do livre arbítrio que Adão tinha. Agora, Jesus veio como homem para consertar o erro de Adão. Por isso era necessário que ele fosse testado por satanás, como Adão foi, e Jesus sendo aprovado, mostrar para a humanidade que é possível vencer a tentação e, portanto, ninguém ficar se vitimizando e se considerando herdeiro da natureza pecaminosa de Adão. Jesus veio para nos ajudar a mudarmos nossa natureza de tendente para o mal, em uma natureza que luta para praticar o bem. Veio mostrar que é possível vencer a tentação.

Nós já falamos que Adão e Jesus foram provados,  os Israelitas no deserto foram provados e lamentavelmente foram reprovados, Abraão foi provado, Jó também foi provado, e outros mais. Portanto, a Bíblia mostra que Deus prova aqueles que dizem que o amam, e isso inclui todos nós que aceitamos Jesus como nosso salvador: não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Deuteronômio 13:3

Alguns hoje, como os Israelitas no deserto,  por causa das tribulações, acham que Deus os abandonou e vão procurar a proteção de outros deuses (dinheiro, sensualidade, droga, pessoas, etc). 


Jesus é o nosso exemplo de como resistir a satanás mesmo estando passando por momentis delicados. Ele foi tentado em circunstâncias bem mais adversas do que Adão, pois ele estava no paraíso, mas Jesus estava no deserto e acabara de fazer um jejum de quarenta dias. No entanto, Jesus mesmo assim não se deixou envolver pelo maligno. 

As respostas de Jesus às tentações foram não só a citação das escrituras, mas a citação de passagens que demonstram sua obediência e fé no que elas diziam, porque sabia que as respostas para cumprir o seu ministério seriam supridas por Deus na hora certa. Em outras palavras, Jesus conhecia e citou as escrituras nas três vezes em que foi tentado, mas também acreditava no que elas diziam.

PRIMEIRA TENTAÇÃO 
A primeira tentação proposta por satanás era Jesus transformar pedra em pão. Ele queria que Jesus demonstrasse que pedras eram a esperança de satisfazer suas necessidades imediatas. Elas, e não Deus, o completariam. Veja que foi a mesma tentação de Adão e Eva: “se vocês comerem do fruto proibido serão como Deus, disse satanás”. Serão felizes e poderosos. Se Jesus obedecesse significaria que ele não estava agindo como humano, mas como Deus, e todo o seu ministério fracassaria. Seu sacrifício e morte seriam considerado falsos, pois Ele aguentou tudo porque era Deus e não humano. 

Veja que alguns poderão dizer: e os milagres que Ele realizou? Sim, Ele os realizou sempre em favor de terceiros, mas não em benefício próprio para amenizar o projeto a que Ele se propusera de sofrer e morrer pelos nossos pecados. Tanto assim que pede ao pai “se possível passe de mim este cálice”. Ou seja, Ele não usou seu poder de fazer milagres para amenizar seu sofrimento. Na cruz  Ele sofreu como humano
Essa tentação, como já disse em outro texto meu, é o consumismo. É achar que a felicidade consiste em consumir o que o mundo oferece e não em Deus. É pensar que se for rico posso comprar comida à vontade, frequentar restaurantes caríssimos, viajar pelo mundo, mas esquecendo de que a saúde e o apetite vêm de Deus. O consumismo, o mesmo sugerido a Adão e Eva, é o desejo de ser dono da sua vontade,  ser dono do mundo. Ser Deus, que é o que satanás quis ser. 

Segunda tentação

Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Mateus 4:5-7

Não baixemos a guarda em lugar nenhum. A cidade santa ou a igreja é o lugar onde as pessoas às vezes, são tentadas ao orgulho, a vaidade e a presunção, muitas vezes, por causa dos cargos que ocupam. Todos os elevados são lugares escorregadios; o avanço no mundo faz do homem um alvo para que Satanás dispare suas setas de fogo. 

Jesus respondeu com as escrituras dizendo que não devemos tentar a Deus. Tentar a Deus é como testar a Deus. É alguém doente que diz não vou tomar remédio porque creio que Deus vai me curar. Na minha caminhada já vi pessoas queridas e tementes a Deus que caíram nessa cilada e se deram muito mal até que procuraram os recursos de cura que Deus deixou para nós. Deixar de procurar o médico o mesmo que alguém não procurar um engenheiro, um advogado, um mecânico, etc. conforme as suas necessidades. 

Isso é querer colocar Deus contra a parede e dizer, agora o Senhor tem que me curar. Alguns chegam a dizer: eu determinei e acreditam que, por isso, vai acontecer o que querem. Devemos, é claro recorrer e confiar em Deus, mas sempre buscando fazer a nossa parte na obra de Deus, sempre. 

TERCEIRA TENTAÇÃO - A COBIÇA 

8Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor. 9E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares. 10Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. 11Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram. Jesus inicia seu ministério Mt 4.1-11

Mais uma vez vemos Jesus resistindo a satanás com a Palavra de Deus e sua confirmação de que devemos adorar e servir somente a Deus.

Satanás, apesar de sua longa experiência de vida, achou que Jesus era ambicioso como ele que quis tomar o lugar de Deus. Ele é o pai da mentira, mas usa de meias verdades para tentar enganar, como fez com a Eva. Ele mostrou os reinos do mundo e seu esplendor, mas deixou de fora as grandes mazelas que ele mesmo causou na terra, quando iludiu Adão e Eva; e que Jesus veio para reparar.

CONCLUSÃO
Jesus resistiu a satanás usando a Palavra de Deus em passagens que mostram o Seu relacionamento de fé em Deus, e que serve também de exemplo para nós de como vencer satanás e como devemos nos relacionar com Deus. 

Que o Espírito de Jesus abra nossos olhos, nos oriente e nos ajude a resistir a todas as propostas de satanás.
Em nome deJesus.