Qual é o objetivo da vida?

Todos nós alguma vez, ou várias vezes, já nos questionamos sobre qual é o verdadeiro objetivo da vida. Será que estamos aqui somente para estudar, casar, ter filhos, trabalhar, ganhar dinheiro, pagar contas, etc. Na verdade, veja o projeto de Deus para nós, seus filhos, externado por Jesus: “13Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. 
14Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. 15Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. 16Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. A Lei se cumpre em Cristo” Mt 5

Alguém sugeriu que ao lado do ar, da terra, da água e do fogo, o sal deveria ser rotulado como um dos elementos básicos necessários à vida. Tanto os humanos quanto os animais e até mesmo algumas plantas precisam de sal em suas dietas diárias para sobreviver.

O sal sempre foi muito importante para a humanidade. Ele já foi motivo de guerras. Os soldados romanos recebiam o pagamento em sal. Daí a palavra salário. Os romanos acreditavam que, além do sol, não havia nada mais valioso do que o sal. Há mais de cinquenta referências a ele na Bíblia.

Portanto, é devido as características e importância do sal que Jesus disse para o seus discípulos que eles são sal, e se você segue a Jesus você "é" sal. Jesus disse aos discípulos: “Vós sois o sal da terra”. Observe cuidadosamente que esta é uma declaração afirmativa e não um desejo. Jesus não diz: "Sejam sal!"  ou “Vocês devem ser sal” ou “Vocês deveriam ser sal” ou “Seria bom para vocês serem sal”. Não, se vocês são os “bem-aventurados” mencionados nos versículos 3 a 11, se realmente são meus discípulos, então, por essa mesma definição, vocês são o sal da terra.

A grande questão é: o que significa ser sal?  

o sal é refinado: livre de impurezas ou excessos. É como deve ser o cristão, santo, ou buscando incessantemente a santificação. A pureza de coração. 

DÁ sede.  A nossa sede de Deus, sede de fazer a vontade de Deus, deve ser evidente para o mundo. Deve haver algo sobre nós que faça com que outras pessoas tenham sede de conhecer o Deus que nos faz ser como somos, diferentes.

Vou ilustrar aqui essa diferença que devemos fazer no mundo, através de um episódio que aconteceu com meu pai certa vez. Ele estava conversando com o dono de uma loja em uma pequena cidade e falando das coisas de Deus. Então essa pessoa disse para ele: você é uma pessoa diferente. E, como meu pai não perdia oportunidade e exaltar as transformações que o Senhor Jesus faz na vida do cristão, ele disse: o crente é uma pessoa diferente. Então, aquele comerciante disse: se o crente é diferente, então você vai me falar quando estiver passando um crente em frente à loja. Portanto, quando ia passando alguém ele perguntava se era crente ou não. Fez isso por umas quatro ou cinco vezes, e o meu pai sempre dizendo que não eram crentes. Até que veio passando uma pessoa, e ao responder a pergunta do comerciante, meu pai disse: este é crente.  Chamaram a pessoa e ela confirmou que realmente era crente. Assim Deus foi exaltado mais uma vez. A pergunta é: se fôssemos nós que estivéssemos entrando naquela cidade, sendo  questionados pelo comerciante, daríamos um bom testemunho. Seríamos sal?

DÁ SABOR: Nossa vida deve transmitir significado para a vida das pessoas e fornecer entusiasmo e sabor as suas atividades. Nossa transformação pessoal deve se realçar perante o mundo, como o sal realça o sabor da comida insossa. Devemos mostrar que somos bom cônjuge, bom pai, bom patrão, bom empregado, bom motorista e bom irmão em Cristo. A Bíblia nos diz em algumas partes que nós, os cristãos, sejamos alegres. Já ouviu aquela expressão, fulano é meio sem sal. Não seja um crente meia boca. Não seja como uma comida sem tempero.

O SAL PRESERVA (conserva)os alimentos. Antigamente, com a escassez de geladeiras, os alimentos eram conservados pelo sal. Os seguidores de Jesus, por sua presença na  sociedade, têm sido o sal que impede a  decadência, o deterioramento, total da humanidade

O sal é agradável ao paladar. O cristão                                           também deve ser uma pessoa agradável de se conviver com ela. A bíblia recomenda que devemos agir com brandura, com amor:
Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 2 Timóteo 2:24-26

“Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.”1 Pedro 3:15-16 NVI

7. O EXCESSO DE SAL FAZ MAL. Portanto, o excesso de sal, além de não ser agradável ao paladar, eleva a pressão. Logo, o excesso de sal afasta as pessoas do alimento. Assim também, devemos ser moderados e amorosos no falar, para não sufocarmos as pessoas e afastá-las de Deus, e não aproximá-las. É melhor não  sermos o sal grosso. Alguém já disse que nós, os cristãos, somos a única Bíblia que o não crente lê.


Colossenses 4: 6 “Seja o vosso falar sempre cheio de graça, temperado com sal, para que saibais responder a todos.”

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.   Filipenses 4:4-5


8. O IDEAL DO SAL Ñ É SÓ FORA DO SALEIRO, OU SÓ  DENTRO DO SALEIRO. O sal precisa estar dentro do saleiro para agregar, ou seja incorporar, e cumprir o seu papel de temperar quando sair do saleiro.  O crente precisa buscar a igreja para incorporar, ou seja, fazer parte do corpo de cristo, para agregar conhecimento através dos testemunhos dos irmãos, e então, a partir daí, cumprir o ide. Já, aquele que se isola, o desigreijado, dificilmente cumprirá o seu papel de salgar, pois como enviará missionários, a quem perdoará, a quem amará, de quem receberá orações, enfim, para quem está dando testemunho?

9. COMO O SAL AGE NO MUNDO

Deus retém sua ira contra uma família, um negócio, uma escola, uma cidade ou uma nação por causa de um remanescente justo, que esteja intercedendo. Normalmente, antes de trazer sua destruição, ele remove ou protege aquele remanescente, como foi o que aconteceu com Noé e Ló. Que sejamos o sal que abençoa nossos entes queridos, amigos ou companheiros, orando por eles. Se houver pelo menos um justo em um lar perdido, pode ser que o Senhor se compadeça. Seja essa pessoa. 

Temos um exemplo da importância de ser um intercessor, ser sal, em Ezequiel 22. As pessoas estavam completamente perdidas, mergulhadas no pecado, e veja o que o Senhor disse: ““Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as consequências de tudo o que fizeram. Palavra do Soberano, o Senhor ”.” Ezequiel 22:30-31 NVI

Conclusão

 Os crentes são o sal da terra - eles são valiosos.  Eles preservam a sociedade da deterioração e a temperam criando uma sede por Cristo. Os judeus não entenderam isso, e muitos deles ainda não entendem até hoje, que eles foram escolhidos para serem bênção para o mundo. Que deveriam ser sal, mas acharam que a bênção era só para eles, que só eles são filhos de Deus, e o resto é gentio. Eles se esquecem do que Deus disse a Abrão “em ti serão benditas TODAS as nações da terra”.(Gen. 18.18, 12.3 e 22.18, Gal 3.7-8). 

Jesus veio para corrigir isso. Ele frequentava as sinagogas, mas aproximava-se das pessoas perdidas para salvá-las. Ele fazia o papel do sal. Depois de sua partida deixou os discípulos cumprindo essa tarefa, e consequentemente agora esse é o papel da Igreja. Portanto, é por esse trabalho da igreja que a presente sociedade do mundo ainda não mergulhou no caos total, ou seja, no Apocalipse. Por isso, porque a Igreja ainda é sal, que Deus ainda não encerrou o seu projeto aqui na terra, por causa da ação da igreja cheia do Espírito Santo. 
Amém! Glória a Deus!