Vacina contra o medo


Estamos buscando por vacinas que além de curar, tirem o medo de voltarmos ao normal. Mas será que existe  vacina para todos os medos? 


O Rev. Ord L. Morrow, ex-ministro associado e palestrante da conferência Back to the Bible de 1959 a 1981, disse: “O nosso é um mundo muito complicado, um mundo de altos e baixos, do bem e do mal. Seria impossível descrever nosso mundo com uma única palavra. Mas se eu tivesse que escolher uma palavra, escolheria a palavra 'medo' ”. O Rev. Morrow explica:“ O medo faz com que as pessoas vivam muito abaixo de sua capacidade. Se não tomarmos cuidado, mil medos nos atacarão quando acordarmos pela manhã. Há medo do desconhecido, medo de fracassar, medo do futuro, medo de problemas de saúde, medo do que os outros vão pensar, medo de ser afastado, medo de falar em público e medo de envelhecer apenas para citar alguns.
 


Jesus nos oferece uma cura que lança fora todo o medo: o Amor.  O AMOR DE DEUS É O ANTÍDOTO DO MEDO:


No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.  1 João 4:18


 “Pois Deus não nos deu espírito de covardia (temor), mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7 NVI


O medo entrou no mundo pela mão do pecado, ou seja, quando Adão e Eva pecaram introduziram o medo no mundo. 


No princípio, Deus vinha toda tarde encontrar-se com Adão no Éden, mas, após a queda, Adão se escondeu do Senhor porque teve medo (Gn 3.10) 


A partir daí, podemos dizer que não há um ser humano que possa dizer que nunca teve medo. É claro que uma certa medida de medo é até saudável para nossa proteção porque sabemos que vivemos em meio a uma verdadeira guerra e que nosso adversário é poderoso. Mas, não devemos nos esquecer de que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.


E Deus sempre procura nos encorajar contra o medo, tanto assim que, quase sempre, quando Ele ou algum dos seus anjos se manifestava ao ser humano, dizia: “não temas”. Alguns autores alegam que há exatamente 365 vezes a expressão “não temas” na Bíblia, e que seria uma vez para cada dia do ano. No entanto, já encontrei, dependendo da versão bíblica, mais de 365 vezes essa expressão ou um pouco menos. De fato é um número muito significativo.


Portanto, o que não podemos é deixar que o medo nos vença, pois ele é instrumento de satanás para nos dominar, nos paralisar e passar a determinar que não façamos a vontade de Deus, mas a vontade dele.


Existem níveis de medo, que podem ir desde o medo imaginário até o real. Alguém já disse que a maioria dos nossos medos nunca se concretizam, contudo, quando assumimos o medo, estamos agindo contrário à fé e abrimos portas para a atuação de satanás. Veja o que sucedeu a Jó por causa do medo, dito por ele mesmo:

“Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu.”Jó 3:25 ARC. O medo é o oposto da fé.


QUEM ESTÁ EM PECADO FICA REALMENTE MAIS VULNERÁVEL


A exemplo de Adão, quando estamos em pecado consciente, nos sentimos e estamos realmente vulneráveis, pois podemos estar sem a cobertura do Senhor e qualquer coisa nos causa temor. Um exemplo disso é o que Deus diz aos israelitas que se andassem em desobediência passariam ter medo infundado, sem motivo: 

“aos que sobreviverem, eu lhes encherei o coração de tanto medo na terra do inimigo, que o som de uma folha levada pelo vento os porá em fuga. Correrão como quem foge da espada, e cairão, sem que ninguém os persiga. Levítico 26:36 NVI


CONCLUSÃO


O principal medo que Deus apagou de nossas vidas foi o medo da morte através de seu Filho Jesus que venceu a morte. Por isso, podemos deitar e dormir em paz, apesar de estarmos diante de inúmeras ameaças, porque o nosso general é Cristo. Portanto a principal vacina contra qualquer medo é o sangue de Jesus derramado na cruz por nós.


Amém! Glória a Jesus!