Por que estou aqui neste mundo?

 

 Tudo começa com Deus

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”Provérbios 19:21 NVI


 Deus tem um propósito para tudo que criou, principalmente para cada ser humano. O propósito pode até incluir nossas realizações aqui na terra, mas a prioridade é realização da vontade  de Deus para nós no mundo espiritual. Nosso trabalho, faculdade, família, amigos e tudo mais devem ser nossos campos missionários em que cada um de nós exerce sua missão de acordo com o dom que Deus dá.


O problema é que nós queremos que Deus cumpra nossos propósitos, enquanto que o certo é nós cumprirmos os propósitos de Deus. Achamos que estamos aqui para fazer sucesso. Ter dinheiro. Comprar um bom carro uma boa casa. Tirar férias em lugares da moda. E assim por diante. Nós não somos donos de nada. Costumamos falar nossa família, nossos filhos, nosso carro, etc. Nada disso levaremos para a eternidade. Tudo isso, de fato, pertence a Deus. Nós somos apenas mordomos, e temos que dar contas a Deus de tudo. Veja o versículo a seguir: “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”Colossenses 1:16 NVI


A verdade é que se nossos propósitos não forem espirituais, mas somente materiais, ficamos perdidos, ou seja desorientados. Atiramos  para todo lado, tomamos decisões de acordo com as circunstâncias, vivemos apagando incêndio. Isso causa estresse, fadiga, temor e outras doenças. Não vivemos, apenas sobreviemos. As circunstâncias nos dominam. Temos um emprego e vivemos para o fim de semana. Enquanto que na verdade,  somos chamados para sermos luz para o mundo. Isaías sabia o que Deus esperava dele (alguns comentaristas dizem que Isaías se referia a Jesus): “Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus. Mas agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó e para reunir Israel a ele, porque eu sou glorificado perante o SENHOR, e o meu Deus é a minha força.”Isaías 49:4-5


NÃO DESISTA DIANTE DAS OPOSIÇÕES, DE PROBLEMAS


Quando nos dispomos a fazer a obra sempre aparecerão obstáculos para que a realizemos. Às vezes a oposição a nossos projetos vem de dentro da nossa própria família. Um exemplo é quando Deus disse a Moisés que fosse libertar o povo do Egito e ele alegou que os seus parentes, ou seja os israelitas, não creriam nele e nem o ouviriam e diriam que Deus não apareceu para ele (Ex 4.1). 


Certa vez, conversei com um parente meu, filho de pastor, e ele me disse que quando jovem o pai pediu que ele pregasse na igreja. Depois da pregação o pai o criticou em vários aspectos, e ele, por isso, nunca mais pregou.


Podemos ver a necessidade de  fazer alguma coisa dentro da igreja, mas não nos julgamos capazes. Foi o que  Moisés também disse para Deus: Não sou capaz. Não sei falar bem(Ex 4.10). Podemos achar que não é da nossa competência fazer aquilo, mas que é obrigação do pastor, como disse Moisés: envia aquele que as de enviar, menos a mim. Êxodo 4.13. Em outras palavras envie outro.


Será que não estamos dando desculpas para nós mesmos e para Deus. Qual é a nossa desculpa? Não tenho tempo. Sou muito velho ou muito jovem. Já vimos notícias na mídia de pessoas com mais de 90 anos que entraram para a faculdade ou se candidataram a cargos públicos nas eleições, mesmo com avançada idade.  Que não aconteça conosco o que aconteceu com Moisés, ou seja, Deus acabou se irando com ele e enviou Arão junto dele. Arão foi uma bênção como sacerdote. Contudo, fez algumas coisas que atrapalharam bastante a jornada de Moisés. Ele fez um bezerro de ouro a pedido do povo de Israel. Ele e Miriã, irmã dele de Moisés, se uniram em uma rebelião contra Moisés. Criticavam ele por ter se casado com uma mulher Etíope. Deus interveio e Miriam ficou leprosa e foi necessária a intervenção de Moisés para que Deus a curasse. Por fim, os filhos de Arão, que eram sacerdotes, levaram fogo estranho diante do altar e Deus os matou ali mesmo. Devemos ter cuidado para não ficarmos protelando a obra de Deus a ponto de irarmos o Senhor e Ele ter que agir permitindo alguma circunstância desagradável em nossas vidas. Não podemos ser como disse um irmão certa vez. Sou crente mas não praticante.


Você sabe qual  é o propósito de Deus para sua vida? Se não temos certeza do projeto espiritual de Deus para nós, abracemos o primeiro cargo que nos vier na igreja. Quando fui consagrado diácono, cheguei entusiasmado de terno no primeiro dia. Era costume todos os diáconos estarem de terno. Então o líder dos diáconos me mandou lá para uma esquina escura para tomar conta dos carros. De onde eu estava não dava nem para ouvir a pregação do pastor, e eu fiquei lá durante 2h00, no escuro sozinho. Nos outros cultos, com o tempo, passei a ficar na porta da igreja, a servir a ceia, assim durante alguns anos, até que fui consagrado pastor.


Pessoas que marcaram este mundo foram ad que tinham um propósito. Podemos citar os apóstolos e principalmente o apóstolo Paulo. Ele sabia para qual   era o seu chamado, e lutava para cumpri-lo. Tendo um propósito fica fácil tomar decisões. Simplifica a vida.


O Dr. Hugo Moorhead, professor de filosofia na Northeast Illinois University, mandou mensagens para 250 conhecidos cientistas e intelectuais do mundo todo perguntando: “Qual é o significado da vida?” Alguns responderam dando palpites, mas grande parte respondeu que se ele descobrisse comunicasse a eles. Ou seja, não sabiam.


Você não é um acidente. Deus criou o primeiro homem e é Ele quem cria cada pessoa. Ele é detalhista, escolheu até o lugar onde cada uma nasceria. Não deixa nada ao acaso: De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Atos 17:26


Portanto, a maneira mais fácil de entender o propósito de uma invenção é perguntar ao inventor. A mesma coisa acontece quando você quer descobrir o propósito da sua vida pergunte a Deus. O Espírito Santo de Deus em nós habita e pode nos guiar pelos caminhos que Deus tem para nós: “Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.1 Coríntios 2:9-12 NVI


Foi isso que aconteceu com Jesus. Ele era guiado pelo Espírito Santo de Deus. Ele era cheio do Espírito Santo. Obrigado Senhor por Jesus pelo teu Espírito em nós, sem merecermos. Alguém já disse que pela graça Deus nos dá o que não merecemos e pela misericórdia não nos dá o que merecemos.

Glória a Deus!