O livre  ARBÍTRIO do ser humano e o livre arbítrio de Deus

Sede o medo e o pavor de todos os animais da terra e de todas as aves do céu, como de tudo o que se move na terra e de todos os peixes do mar: eles são entregues em vossas mãos.…
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra

Não é porque Deus deu ao ser humano o livre arbítrio que Ele perdeu o próprio livre arbítrio e deixou de ser soberano e de intervir na terra e na vida das pessoas quando achar necessário. Ou seja, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, para participar com Ele no projeto terra,  e Deus, no exercício da sua soberania, deu ao homem o domínio "sobre toda a terra", como está explícito no versículo acima. Ou seja nós fomos encarregados de cuidar da terra, mas, para dizer numa linguagem mais simples, o Senhor continuou gerenciando o projeto.

Já no Gênesis fica claro que Deus não nos abandonou aqui entregues à nossa própria sorte, pois interveio por causa da desobediência de Adão e Eva. Interveio para livrar Daniel na cova dos leões, bem como para livrar os amigos dele na fogueira. Também agiu com grandes milagres para livrar o povo israelita da escravidão do Egito. Poderíamos citar aqui muitos outros livramentos do Senhor atendendo orações dos seus servos, como transformando mulheres estéreis em mães de filhos, e outros episódios mais. 
Deus quer que o seus filhos, aqueles que confiam nele, sejam ativos e participativos com liberdade para agir. Ele não criou robôs ou marionetes sem vontade própria, tanto assim que o homem é responsável por seus atos e responde por eles, quer sejam bons quer sejam ruins.

Nesse livre arbítrio o ser humano é abençoado, ou recebe o seu castigo quando desobedece a vontade do Senhor. Podemos citar o caso dos israelitas no deserto que foram rebeldes e só dois deles, acima de vinte anos de idade, entraram na terra prometida. É o caso também de Moisés que foi impedido de entrar na terra prometida porque desobedeceu ao Senhor quando Ele dissera que falasse a rocha, mas ele bateu na rocha: Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. 

Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.  Números 20:11-12

Para fazer um trocadilho, podemos dizer que Deus não nos deixou aqui “ao Deus dará”, que é o que se diz quando uma pessoa está só, abandonada. O Senhor enviou profetas, deu as Escrituras Sagradas e estabeleceu reis e líderes para auxiliarem o ser humano nesse trabalho de dominar a terra. 


Por fim, nessa parceria que o Senhor estabeleceu com o ser humano, Ele veio à terra através de Seu filho Jesus para nos resgatar das garras de satanás para nos fazer membros de sua família que é o objeto final dessa obra. Jesus aqui chegando continuou a parceria com o ser humano convocando os discípulos e enviando-os para anunciarem que a salvação havia chegado. É o ide:“E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.”Marcos 16:15 NAA. Veja que Jesus diz que é para irem por todo o mundo e pregarem o evangelho a toda criatura, e não somente para alguns escolhidos, eleitos.

É necessário esclarecer que o Senhor Jesus também escolheu os doze para participarem nessa obra, mas não interveio na personalidade, ou seja nas características pessoais de cada um. Tanto assim que Pedro, impulsivo que era, cortou a orelha de um a pessoa com a espada, além de negar a Jesus. Tomé continuou incrédulo e precisou ver para crer. Também Judas antes de trair Jesus continuava ladrão tirando dinheiro da bolsa o que nela era lançado. 

O Senhor Jesus continua essa parceria com a igreja, estabelecida por Ele, da qual é o cabeça. E o Espírito Santo participa conosco nos auxiliando no nosso crescimento espiritual, dando-nos dons, conhecimento e na missão evangelística. 

Além de todos os recursos aqui citados que o senhor deixou a nossa disposição para fazermos a nossa parte dessa obra, o Senhor quer que comuniquemos a ele, que conversemos com ele constantemente: Orai sem cessar. 1º Tess 5.17. O que o senhor quer é um relatório constante sobre o que está acontecendo na nossa caminhada na obra. Quer saber sobre nossos projetos seculares e espirituais, se estamos tendo lutas, dificuldades, para assim intervir e nos ajudar e se necessário corrigir rumos. É claro, o Senhor, onisciente que é, sabe de todas as coisas, mas quer ver a nossa humildade, ou seja, quer nos ver de braços estendidos para Ele, como os filhos fazem por confiarem nele igual ou mais do que no pai terreno.

Portanto, diante do exposto, dos fatos aqui narrados que mostram o nosso livre arbítrio, não podemos fazer coro com aqueles que acreditam no determinismo, ou seja que Deus determina tudo o que acontece com cada um de nós, determina que pequemos e até nossos pensamentos. Não podemos querer transferir para Deus a culpa dos nossos pecados, alegando que os praticamos porque o senhor os determinou. Seria uma loucura. E como dizem que Armínio falou: “Se assim fosse, Deus seria o único pecador do universo”. Definitivamente  não aceitamos e não queremos nem pensar em tal coisa.

Finalmente, agradecemos ao Senhor que apesar de ser todo poderoso, mesmo assim nos dá um tão grande privilégio de participarmos com ele em tão grande empreitada.

Obrigado Senhor! Glória a Deus!

luciobarretopai.blogspot.com