Deus é soberano, mas não é tirano. Deus é amor! --2

                              Todo ramo que, estando em mim, 
                               não dá fruto, ele corta; e todo que 
                              dá fruto ele poda, para que dê mais 
                              fruto ainda. João 15:2

O nosso Deus é um Deus de ação. Só o fato dele resolver criar a humanidade já prova isso. Jesus fala sobre esse dinamismo do Senhor e que Ele também participava disso: “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”João 5:17 ARC

É isso que Deus espera de nós, ou seja, que sejamos também pessoas participativas na sua obra. Nós não estamos aqui só para cuidar das coisas deste mundo. Deus sempre espera de nós ação, ou seja atitude. Desde o Eden até Jesus,  Deus convoca a humanidade à ação. Ele colocou Adão no paraíso para, participar com Ele administrando a terra: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele[2] sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra[3] e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Gênesis 1:26. (Domine: grifo meu).

Quando o Senhor disse que ia tirar o povo de Israel que estava escravizado no Egito e levá-lo para uma terra que mana leite e mel, Ele não usou uma varinha de condão e, como por mágica, transportou o povo para a terra prometida não. Os israelitas teriam que passar pelo deserto, marchar pelo Mar Vermelho e enfrentar os gigantes que habitavam na terra prometida. Quando o povo estava diante do Mar Vermelho e atrás sendo perseguido pelos exércitos de faraó temos a famosa frase que o senhor disse a Moisés: “…diga ao povo que marche ( Ex 14.15)". Temos mais uma vez aí Deus conclamando o povo a participar. Fica evidente também a destacada participação de Moisés que foi  chamado por Deus para guiar o povo.

Davi também foi convocado por Deus para exercer a função de rei de Israel: O SENHOR Deus disse a Samuel: - Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. 1 Samuel 16:1

Entretanto Davi levou muito tempo até ser rei de Israel e teve que passar por muitas situações difíceis até se tornar rei de Israel. Enfrentou a incredulidade de sua família, enfrentou o gigante Golias e foi perseguido insistentemente pelo rei Saul durante muito tempo. 

Outro que foi convocado por Deus para  uma missão foi Noé. Contudo precisou por mãos a obra e levou cem anos construindo a arca. 

Há ainda os vários profetas, reis e sacerdotes que Deus levantou para levar sua mensagem, orientar e  governar o povo de Israel. 

O apóstolo Paulo também foi chamado de uma forma milagrosa para a missão de pregar aos gentios e ele foi uma pessoa de ação e passou por muitas situações difíceis: 

Entretanto, Deus não perdeu a sua soberania por que delegou funções a pessoas aqui na terra. Tanto assim que intervinha e intervém quando acha necessário para concluir sua obra ou para punir aqueles que, usando da liberdade que o senhor lhes dera,  se desviavam dos propósitos do Senhor: expulsou Adão e Eva do Paraíso; não deixou que Moisés entrasse na terra prometida porque desobedeceu a ordem de falar a rocha e não ferir a rocha; não permitiu que os israelitas vindos do Egito e com mais de 20 anos de idade entrassem na terra prometida, porque se recusaram a lutar contra os gigantes que lá habitavam; puniu também os israelitas no deserto que fizeram um bezerro de ouro para o idolatrar. Poderia falar também de Davi, Sansão, Salomão e outros.  Contudo, muitas pessoas que Deus chamou e ainda continua chamando para a sua obra foram e são fiéis no seu trabalho.

Deus nos convoca também para participarmos com ele no aspecto espiritual da sua obra. Jesus chamou os apóstolos para auxiliares na sua obra e os enviou  para pregarem a salvação; o Espírito Santo dá os dons à igreja para que os crentes possam atuar juntamente com Ele na edificação do corpo e o espírito do senhor contar conosco para nossa própria edificação.

Tiago destaca também a importância da ação humana aliada à fé, pois para ele a fé sem obras é morta, ou seja, as obras são provas de que há fé. Ele destaca que até os demônios creem:  “Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem—e tremem!”Tiago 2:18-19 NVI

O próprio Senhor Jesus espera de nós uma atitude de demonstração de fé para sermos salvos, quando ele diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 16:16 ARA. Será que se uma pessoa crer em Jesus, mas se recusar deliberadamente a se batizar, será salva?

Para ilustrar essa questão de salvação, podemos tomar uma pessoa que está se afogando no mar, e vem alguém num barco ou navio e lança uma boia e diz para o afogado colocar a boia para puxá-lo. A pessoa que estava se afogando teve participação na própria salvação? Sim, mas o mérito é de quem o salvou. Se for receber alguma homenagem é o salvador, e não o afogado. Na nossa salvação é assim também. A nossa participação é mínima, é crer e não negar que Jesus é o nosso salvador; ou seja, reconhecer o enorme amor e sacrifício espontâneo do Senhor Jesus por nós, e, então, dar o testemunho público desse reconhecimento, obedecendo a ordem que Ele nos dá para nos batizar.

 E como Jesus escolhe quem vai ser salvo? São os que o receberem e crerem nEle: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,” João 1:11-12 NVI

O próprio Senhor Jesus diz em apocalipse que nós precisamos agir, ou seja, abrir a porta para Ele entrar: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”Apocalipse 3:19-20 ARA. Jesus é um cavalheiro, quem arromba portas é satanás. Deus é soberano, mas não é tirano. Deus é amor!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!