MORTO NÃO PENSA, NÃO ANDA, NÃO FALA…

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” Efésios 2:1 ARA

Algumas correntes teológicas usam o versículo acima para alegar que nós não temos livre arbítrio, porque estamos mortos e, por isso,  não temos condições de escolher ir para o céu.

No entanto, o que o apóstolo Paulo usou aí foi uma figura de linguagem largamente conhecida, chamada hipérbole, e que é uma forma de expressão exagerada: morto de fome, morto de cansado, etc. Isso não quer dizer que a pessoa não pode mais comer ou andar porque está morta. Como também nas figuras seguintes: ele está mergulhado no pecado, ou ele está mergulhado em dívidas não quer dizer que a pessoa está se afogando e não pode respirar. Assim como foi usada a figura de linguagem com a palavra morto, também é usada  com o verbo viver: ele vive se lamentando, ele vive endividado, ele vive bebendo. Isso não quer dizer que a pessoa não faça mais nada na vida, como comer, passear, trabalhar, etc. 
O próprio Senhor Jesus fez uso de muitas figuras de linguagem como metáforas, antíteses, eufemismos e  hipérboles como as que se seguem: 

“Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.”Mateus 23:24 NVI

““Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?”Mateus 7:3 NVI


O Senhor Jesus fez uso de parábolas e na parábola do filho pródigo, aparecerem algumas figuras de linguagem:

Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Lc 15.17-18

Nessa parábola, o Filho pródigo,  depois de sair de casa e fazer muitas bobagens e perder todo dinheiro que havia recebido do pai, acaba “caindo em si”. Essa expressão é uma figura que significa reconhecer que havia errado, ou como se diz hoje em dia "caiu na real", e não quer dizer, é claro, que ele tivesse tomado um tombo. Essa figura, no mundo espiritual, equivale ao pecador reconhecer seus erros, que é o primeiro passo para se aproximar de Deus, ou seja, admitir seus pecados.

Outra figura de linguagem que Jesus usou aí é —" e eu aqui, morrendo de fome"—. Essa expressão morrendo de fome é normalmente usada para dizer que a pessoa está com fome e não que  está realmente morrendo. Essa figura usada aí representa no mundo espiritual as inúmeras tribulações porque passa uma pessoa que se afasta de Deus, ou seja, que se afasta da igreja, aí representada como a casa do pai.

Uma expressão citada por Jesus que esclarece bem que, quando se fala em morto é no sentido figurado, é quando  o pai avista o filho que estava voltando para casa e entre outras coisas, ele diz:

Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso. Lucas 15:17-18, 24 NVI. 

Veja que a expressão "estava morto e voltou à vida” não quer dizer que ele estava realmente morto e que ressuscitou.  Mesmo porque o filho teve que tomar algumas atitudes próprias de uma pessoa viva: ele raciocinou e decidiu que devia voltar para casa do pai, pôs-se a caminho e já planejava o que queria dizer ao pai quando o encontrasse. Portanto, raciocinar, pôr-se a caminho e falar pedindo perdão são atitudes de pessoa viva e não literalmente morta
Trazendo para o mundo espiritual fica implícito que o filho converteu, pois quando voltou para casa, mudou de direção, ou seja converteu e pediu perdão: ““O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho ’.”Lucas 15:21 NVI. Portanto, ele no seu livre arbítrio havia saído de casa e depois, ainda no uso do livre arbítrio, voltou. Foi ele quem teve que tomar as primeiras atitudes para ser perdoado, ou seja arrepender, converter e pedir perdão; e o pai —Deus de amor e perdoador— o recebeu de braços abertos.

Por outro lado, voltando ao versículo inicial deste texto, dizer que o ser humano está morto e por isso é incapaz de tomar decisão para ser salvo, é bom lembrar que somos constituídos de corpo, alma e espírito. Portanto, se o corpo está vivo, a alma e o espírito também estão ativos. Logo, se a alma está viva, e ela é o centro das decisões e emoções humanas, podemos optar por ir ou não para o céu.

A Bíblia confirma que essas são realmente duas características da Alma, ou seja, ela é o centro das decisões e emoções humanas, como se vê:
  • Capacidade de decisão, de escolha da alma: …a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo…” Salmos 42:1-2 NVI Ansiar ou ter sede de Deus, desejar Deus, escolher Deus. (Veja também Salmos 84.2)

  • Emoções da alma: … A minha alma está profundamente triste…Sl 42.6. Em outras passagens aparece a Alma ansiosa, amargurada, exultante, satisfeita, inconsolável, aflita, sofrendo, deliciando-se, regozijando, atormentada, angustiada, etc.

É preciso lembrar também que a Bíblia diz que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), e ele não perdeu essa condição, mesmo depois da queda, como é confirmado em duas passagens do novo testamento: 

  • “O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.”1 Coríntios 11:7 PTNVI
  • “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” Tiago 3:9 NVI 

Portanto, não é possível que o homem não tenha capacidade de escolher entre o bem e o mal, entre ir para o céu ou o inferno, sendo ele a imagem e  semelhança de Deus, como atestam essas duas passagens citadas. 

Também é preciso lembrar que a capacidade do ser humano de escolha entre o bem e o mal, ou seja o livre arbítrio, é afirmada pelo  próprio Senhor nosso Deus, mesmo depois da queda do homem:  “Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”.”Gênesis 3:22 PTNVI

Portanto, quando alguém considera que o morto, citado por Paulo no versículo inicial desse texto, é uma total incapacidade de tomar decisão ao lado de Jesus, se esquece de que se o homem não pode responder à salvação, não podemos pensar também que ele é culpado pelos seus pecados. Se é morto para ser salvo, também é morto para ser condenado e culpado pelo seus erros, afinal morto não erra, por não ter como agir de jeito algum.

Assim como foi dito aos israelitas no deserto que marchassem para a terra prometida, Jesus nos diz hoje para marcharmos em direção a Ele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”Mateus 11:28 ARA

Pois ele é o  único caminho para se chegar a Deus: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6. 


Glória a Deus por seu filho Jesus