ESAÚ E JACÓ OU EDOM E ISRAEL?!

“Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel. Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Ao contrário: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada”. Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão. Pois foi assim que a promessa foi feita: “No tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho”. E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque. Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má—a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama—, foi dito a ela: “O mais velho servirá ao mais novo”. Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.”Romanos 9:6-13 NVI

Algumas pessoas consideram a passagem acima como uma indicação de que é Deus quem predetermina tudo que está por acontecer, quer seja bons acontecimentos ou calamidades; incluindo aí a ideia de que  é Deus quem determina quem vai para o céu, sem haver nenhuma atitude humana que contribua para que isso aconteça . Contudo, a Bíblia nos diz que a salvação está condicionada à fé em em Jesus: 16Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado Mc 16.16. Crer e batizar são verbos que indicam ações do ser humano e que demonstram a sua fé em Jesus como seu Salvador pessoal.



Antes de Esaú e Jacó serem gerados, antes de terem feito qualquer coisa, Deus já os conhecia, pois se nosso Deus é onisciente, é claro  que também é presciente, ou seja, conhece o futuro.  Portanto, se nós quando vamos contratar alguém para trabalhar para nós ou quando vamos nos associar a alguém, seja empresarialmente ou no casamento, nos cercamos de todo cuidado e buscamos referências ou sinais de que aquela é a pessoa certa, quanto mais o Senhor que  conhece a mente e o coração das pessoas, não iria escolher, eleger, um desconhecido para sua obra:


Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.Je 1.5 RA, NAA, ARA,ARC,NVT

2escolhidos em conformidade com a presciência de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. Glória a Deus pela Salvação KJA 1º Pe 1.2 NVI, NAA, ARA, ARC

39ouve dos altos céus, o espaço da tua habitação. Perdoa e age; retribui a cada um segundo o seu proceder, pois conheces o seu coração. És o Único que conheces plenamente as intenções do coração de todos. 1ºReis 8.39 KJA, NAA, RA

(Veja também: At 1.24, Je 17.10, PV 15.11, He 4.13 e Rm 8.29)

Por outro lado, o assunto tratado nos versículos iniciais, não se referem somente a Esaú ou Jacó. Trata-se da escolha do povo de Israel como nação destinada a propagar e engrandecer o nome de Deus aqui na terra e preparar a vinda do Senhor Jesus —descendente de Israel. A passagem a seguir confirmam isso: Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: “Por que está me acontecendo isso?” Foi então consultar o Senhor. Disse-lhe o Senhor: “Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo”. Gen 25.21-23

Prova de que se tratava das duas nações é que não vemos em parte alguma da Bíblia Esaú servindo a Jacó, mas sim os descendentes de Esaú, os Edomitas, sempre servindo a Israel. Aliás, é Jacó que quando vai reencontrar Esaú,  depois de vinte anos fugindo dele por tê-lo prejudicado e, temendo-o, envia seus servos adiante de si com inúmeros presentes e se humilha quando o encontra, e “ …Curvou-se até o chão sete vezes” para aplacar a ira de seu irmão, e assim se reconciliam. (Gn 32.11-21 e 33.1-3)

O chamado de Deus, na Bíblia, muitas vezes é para fazer determinada obra específica aqui na terra. Ele chamou Abraão, Davi,  Moisés, Noé, Maria, Gideão, Sansão, o apóstolo Paulo; mas também chamou Saúl e até Judas — que era ladrão e traiu Cristo. Chamava até quem não era do seu povo para fazer a obra, por exemplo, o rei Nabucodonosor que trouxe tanto sofrimento ao povo de Israel e a quem Deus chama de servo, porque o usava para castigar a nação de Israel, quando esses se desviavam do seu propósito: “convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia’, declara o Senhor...”Jeremias 25:9 NVI

E mesmo hoje, Deus continua chamando e dando dons a pastores, evangelistas, profetas, etc. 

No caso do chamado de Davi, por exemplo, fica evidente que Deus o escolhera porque, onisciente, sabia que ele tinha um coração voltado para o Senhor. Deus disse a Samuel que fosse a casa de Jessé, pai de Davi, para ungir um de seus filhos como rei de Israel. Chegando lá Samuel viu Eliabe, e, tendo em vista sua aparência, queria ungi-lo, mas o Senhor não deixou: “O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.”1 Samuel 16:7 NVI

Portanto, quando Deus diz que rejeitou Eliabe, não quer dizer que ele está condenado-o a ir para inferno, mas apenas que o Senhor não o queria para aquela obra, ou seja, para ser rei de Israel.


Deus, contudo, mantendo o livre arbítrio, não intervém na personalidade das pessoas chamadas para a sua obra transformando-as em marionetes. Temos exemplos de grande parte das pessoas chamadas acima e  que fizeram coisas que desagradaram a Deus: Abraão, Moisés, Davi e outros. E mesmo o povo de Israel que diversas vezes se desviou dos caminhos do Senhor e até hoje, em sua maioria, não reconhece Jesus como Senhor e salvador. É claro que o Senhor eventualmente intervém no sentido de preservar a sua obra, quer seja individualmente ou coletivamente.

A Bíblia diz também que “sem fé é impossível agradar a Deus”, logo Deus não iria escolher um futuro incrédulo para dar continuidade a obra iniciada por Abraão e Isaque.  E porque sabia que Jacó seria um homem de fé, daí a escolha dele, mesmo não tendo ele feito ainda obra alguma. A Bíblia deixa bem claro que ele era um homem de fé:  Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.He 11.21

Abraão seu ancestral também foi chamado por Deus para uma obra e tinha a característica de ser também um homem de fé. E mesmo assim Deus o pôs a prova, pedindo que sacrificasse o seu único filho, o filho da promessa e da sua velhice, e Abraão não vacilou demonstrando a sua fé em Deus: Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho. He 11.17

Alguém poderá dizer que se Deus já sabia que Abraão era um homem de fé, porque o pôs a prova? 

Deus tem uma visão cósmica e não fez isso sem objetivo. Podemos levantar hipóteses, e uma delas pode ser que Deus quisesse que cada pessoa que tomasse conhecimento desse fato, como nós, visse que existem pessoas de fé, e que elas têm o reconhecimento de Deus.

O que atesta que o relacionamento com Deus está intimamente ligado à fé, é o fato de pessoas que não eram do povo de Deus, terem alcançado o favor do Senhor por serem pessoas de fé, como a mulher Cananéia (Mt 15.21-28) e de Raabi a prostituta, que inclusive é da ascendência de Jesus: 31Também foi mediante a fé que a prostituta Raabe, por haver acolhido os espiões, não foi morta juntamente com os incrédulos. He 11.31

Finalmente, alguém que defenda o determinismo, poderá dizer que a fé vem de Deus. Isso é verdade. Não só a fé, mas o amor, a graça e todas as bênçãos que recebemos. Entretanto, a participação humana consiste no fato de receber  as bênçãos ofertadas por Deus, de sermos terra fértil como Jesus narra na parábola do semeador e fala da semente, que é a palavra de Deus quando caiu na boa terra: “… Cresceu e deu boa colheita, a cem por um…” Lc 8.8 ou então, pela fé, abrirmos a porta para o Senhor entrar e reinar em nossa vidas: Eis que estou à Porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ap 3.20

Que abramos a porta para Jesus e sejamos terra fértil nas mãos do Senhor!
Glória a Deus

Visite meu blog e comente


http://luciobarretopai.blogspot.com/