“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1 Coríntios 9:24-27

 De quatro em quatro anos acontece a chamada Copa do mundo de futebol.  Nesse evento os times de diversos países se enfrentam para que, no final, um deles saia vencedor.

Será que algumas das expectativas quando vamos à Igreja, não são as mesmas de quando vamos a um estádio assistir a uma partida do time preferido? As pessoas vão aos estádios para se divertir e fugir dos problemas, e a igreja não pode ser um lugar apenas para fugir da realidade da rotina do dia-a-dia, ou mesmo para cumprir uma rotina, bater o ponto; mas para louvar ao Senhor.  

Os jogos têm normas que devem ser seguidas à risca, caso contrário, há punição e até expulsão. Mas, na igreja, muitos acham que podem infringir as normas do Manual de Deus sem punição.

No futebol, muitas vezes o juiz falha. Mas, o Senhor Jesus, é o justo juiz. Com Ele, não haverá falta ou pênalti não marcado, e serão recompensados não só os gols feitos para Ele, mas todo e qualquer chute ou esforço para promover o seu ´time`. Portanto não seja apenas um torcedor do time de Jesus, mas um jogador do time de Jesus.

Nos estádios vence o mais forte, mais inteligente, o mais competitivo e para um time sair vencedor, sempre é necessário que o outro perca. Na copa do Senhor Jesus vence o que mais se humilha e o que ama mais e não é necessário que ninguém perca para alguém sair vitorioso.

Nos estádios, os gritos e os aplausos são para os vitoriosos e as vaias para os vencidos. Já na copa de Jesus, as vozes se levantam para clamar pelo caído e a mão é estendida para ajudar os que tropeçam e estão abatidos.

As glórias dos estádios são passageiras e incertas; mas mesmo assim seus protagonistas, como diz o apóstolo Paulo, se sacrificam obstinadamente para alcançá-las. Na copa do Senhor Jesus, quando entramos em campo e nos esforçamos sabemos que a vitória é certa e eterna. 

Nos estádios espera-se um espetáculo, na igreja espera-se o espetacular: salvação, cura, libertação e transformação de vidas.

Os torcedores dos estádios podem ter uma alegria efêmera, que logo se esvai e em pouco tempo vira história; e que em nada altera a vida da pessoa para melhor no seu dia a dia.  Com Jesus a alegria é imensurável, eterna e transforma a vida para melhor aqui e agora.

Nos estádios, a multidão assiste, e uma minoria entra em campo ou fica no banco; mas na copa do Senhor Jesus, todos são convocados a sair dos bancos e entrar no jogo.
Os jogadores são dirigidos e orientados por um treinador que nem sempre acerta nas suas táticas, mas na copa do Senhor Jesus o técnico nunca falha e entra em campo conosco.

Você quer vencer esse jogo? Aceite a cobertura do sangue e a orientação do técnico infalível: Senhor Jesus!!!