ANALFABETIZADOS!!!


Disse Deus: haja luz; e houve luz.

Tudo começou com a palavra, a Palavra de Deus. Foi assim que o mundo foi criado. Sem o Dom da palavra escrita ou falada não teríamos evoluído tanto e certamente ainda viveríamos como na idade da pedra. Sem meios para transmitir ideias de geração para geração, não alcançaríamos o progresso em que hoje vivemos. Ela foi o embrião que germinou e floresceu.

Com a exigência do mercado, cada vez mais competitivo, as pessoas estão procurando aprender novas línguas, premidas pelo mundo globalizado. Com o que concordamos plenamente. O problema é que alguns estão querendo se tornar bilíngües, mas se esqueceram de aprender português. Antes de ser um poliglota seria bom aprimorar os conhecimentos da língua pátria, a nossa língua, a última flor do Lácio. Se temos dificuldade para externar nossos pensamentos na língua materna, muito mais difícil o será em outro idioma.

É necessário, portanto, que primeiro aprendamos a nos comunicar em português. Uma criança, quando está começando a falar, comunica-se primeiramente com seus familiares. Nós precisamos aprimorar primeiro nossa comunicação com nossos conterrâneos. Estudemos nosso vernáculo, ampliemos nossas ideias e, assim, teremos o que dizer lá fora.  

Muitos estudantes, uma grande maioria, pensam que aprender a ler e escrever já é o suficiente. São resistentes à gramática, redação ou leitura. Têm um vocabulário mínimo para se entenderem com a “tribo”, resmungar alguns grunhidos contra o irmão chato, tentar se comunicar com os pais e, quem sabe, passar no vestibular, mesmo que não seja naquela área em que gostaria de atuar; isso basta.

Percebemos um sentimento de desprezo pelas coisas de nossa pátria. Uma apatia, menosprezo. Falta de patriotismo. Sim, porque não há nada que represente mais uma nação do que a sua língua. Ela é o primeiro e principal símbolo nacional. Quando começamos observar o comportamento de outros povos sobre este assunto, percebemos como o sentimento patriótico é arraigado e se manifesta especialmente pela defesa da sua língua.

Em conversa com uma professora universitária Argentina, ela disse que se você é um estrangeiro e mora no país dela, tem que falar bem o espanhol, sem cometer o mínimo erro. Caso contrário, será discriminado. No nosso país, se alguém aparece falando uma outra língua, especialmente o inglês, ele é alvo da simpatia e admiração da maioria. Estende-se para ele o tapete vermelho. É claro que não estamos defendendo o radicalismo, a xenofobia.

A hospitalidade, afetividade e alegria do povo brasileiro é uma marca registrada , reconhecida mundialmente sendo motivo de orgulho para nós. O que alardeamos é um amor maior pela nossa língua.

A humanidade está convivendo com progressos espantosos, coisas inimagináveis acontecendo. Estamos na era dos transplantes de órgãos, aviões com mais de 500 passageiros flutuando no ar, a internet unindo pessoa das mais distantes regiões do planeta, os clones e mais, muito mais. O problema é que muitos estão ainda vivendo na era medieval intelectualmente. Uns por imposição de circunstâncias, outros por negligência, indolência, etc. Estes últimos têm à mão uma série de recursos para expandir suas idéias e ampliar os horizontes, mas não fazem uso deles. Um dos poderosos meios de desenvolvimento pessoal é a leitura. Vamos ler, seguir o exemplo daqueles nossos conterrâneos, como Rui Barbosa, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e inúmeros outros; que acreditaram em nossa língua.

Alguém já disse que as escolas estão formando uma legião de analfabetizados, ou seja, aqueles que sabem ler, mas não entendem o que leem. Uma das causas da dificuldade com a Língua Portuguesa é a falta de leitura. É como disse Mário Quintana: O pior analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê. Portanto, o que podemos dizer do crente que sabe que deve ler a Bíblia e não lê? Negligenciam a leitura da Bíblia Sagrada que é o GPS que o Espírito Santo nos deu para mostrar o caminho para a vida eterna.

 Portanto leia, leia, leia! Saia da toca, do grunhido, domine a nossa língua e aí sim, aprenda outra. Não seja um alienado intelectual. Não perca tempo. Mas, principalmente leia a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.   Desse modo você irá se  acostumar com a linguagem do Senhor, que é diferente da linguagem da cultura do mundo, e, ao mesmo tempo, você colherá os frutos da sabedoria de Deus contida na Bíblia Sagrada, e também saberá o caminho para a vida eterna junto do Senhor da Palavra: Deus. 

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 

2 Timóteo 3:15-17


Glória a Deus! 

Pense nisso.

Pr     Lúcio Barreto(pai)