A respeito do programa exibido pela TV Record sobre as Igrejas pentecostais, quero abordar a questão de cair pelo poder do Espírito Santo que a referida emissora tentou ironizar chamando de cai cai.

Não quero dizer que concordo com todas as práticas mostradas na reportagem, mas com relação à questão de cair pelo poder do Espírito, quero lembrar algumas passagens Bíblicas em que homens de Deus literalmente caíram e tiveram atitudes consideradas fora do comum diante do poder de Deus.

Daniel, aquele personagem Bíblico que Deus livrou da boca dos leões, depois de orar vinte um dias, teve a visão de um anjo e nesse momento caiu num profundo sono:

Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.  E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. Daniel 10:9-10 “.

Se lermos o capítulo todo veremos que Daniel, não conseguia falar, quase não respirava, ficou pálido e ficou com os joelhos trêmulos; ou seja, uma pessoa que tem temor do Senhor diante do Seu poder perde o controle dos seus sentidos.

 A reportagem entrevistou pessoas que disseram que caiam e não ocorria nenhuma transformação na vida delas. Daniel também não teve sua vida transformada porque caiu, mas porque Deus atendeu seu pedido. É claro que não é um leãozinho qualquer que vai ridicularizá-lo por ter caído diante da visão do poder de Deus.

Outro personagem Bíblico que caiu diante do poder de Deus foi o apóstolo Paulo, aquele que escreveu mais da metade do novo testamento e que dedicou a sua vida a evangelizar e acabou sendo crucificado por isso:

Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?  Atos 9:4    Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. Atos 9:8”   

Podemos perceber também atitudes e manifestações sobrenaturais no dia de pentecostes, quando houve a poderosa manifestação do Espírito Santo :

 “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.    E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Atos 2:1-4”  

Foi tanta manifestação do poder de Deus que as pessoas criticavam os apóstolos dizendo que eles estavam bêbados, tentando ridicularizá-los como é feito até hoje, quando pessoas incrédulas se deparam com o sobrenatural de Deus.

Logo, diante das três passagens Bíblicas acima, só podemos deduzir que, quem critica pessoas que caem diante do poder de Deus, ou não conhecem as Escrituras Sagradas, ou conhecem, mas ignoram. Fico com os dois, não conhecem e ignoram.

A Record mostrou o pastor Benny Hinn sendo usado para fazer as pessoas caírem. Eles só se ´esqueceram` de mencionar as centenas de pessoas que já foram curadas nos cultos desse pastor. Também se ´esqueceram` de falar das milhares de pessoas que aceitaram a Jesus através das suas pregações. Dizer, ou insinuar que o Pr Benny Hinn está a serviço de satanás, é no mínimo desprezar a realidade. A reportagem mesma diz que o referido pastor é vigiado de perto pelos repórteres para tentarem desmascará-lo. Isso acontece – as curas, a salvação de pessoas e a perseguição da mídia - há mais ou menos vinte e cinco anos. Se ele estivesse a serviço de satanás, ambos seriam muito burros porque tudo que faz é em nome de Jesus, ou seja, o crédito é sempre de Jesus. Frequentei a igreja dele em Orlando a mais ou menos vinte anos e o que vi foi: salvação de vidas, curas incontáveis e crédito para Jesus.

Gostaria de saber o porquê dessa atitude da Record de atacar as Igrejas Evangélicas. Se for querendo mostrar uma pseudosantidade deles, dá vontade de rir. Dentre outras práticas, o líder da Record é a favor do aborto. A emissora que ele lidera usa e abusa da sensualidade. É tanta exposição do corpo que parece mais um açougue, de tanta carne. Isso para não falar da violência, adultério e outras coisas mais que campeiam livremente na programação da referida emissora. Como se dizia antigamente: eles podem ser santos, mas não no meu ´oratório`.

Portanto, continua a pergunta: Porque  investir tanto dinheiro numa reportagem como essa. Qual será então o interesse por trás disso tudo. Sabemos que o custo de um minuto na televisão é caríssimo, agora imagine mais ou menos quarenta minutos que foram gastos nessa reportagem, fora a investigação que deve ter demorado vários dias.

Sinceramente, será que alguém realmente acredita que a intenção deles, e esse rio de dinheiro que foi gasto foram para o engrandecimento do Reino de Deus? Tem que ter muita fé para acreditar nisso.

Só posso finalizar dizendo que uns têm fé de menos e outros fé demais.