VOCÊ REALMENTE AMA A DEUS?

Como você entende o que é amar a Deus?


Deus ama a humanidade, mas espera reciprocidade, ou seja, ser também amado, ser correspondido, consequentemente abençoa de um modo especial aqueles que correspondem a esse amor. Portanto, na Palavra de Deus encontramos um princípio claro: embora o amor de Deus seja estendido a todos, Ele reserva bênçãos e recompensas especiais para aqueles que correspondem a esse amor por meio de fé, obediência e devoção. A evidencia disso é registrada na seguinte passagem: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.  Aqui vemos a dimensão universal do amor de Deus, que se estende a toda a humanidade. O maior presente de Deus, Jesus Cristo, foi dado a todos como expressão máxima desse amor, já a salvação é para os que creem.


Nós também amamos o nosso próximo, mas temos um carinho especial com quem corresponde a esse nosso amor, e, assim como o Senhor, damos presentes, ou seja, abençoamos a essas pessoas de um modo especial. É claro que Deus também age assim. Ele concede bênçãos sobre toda a humanidade. Jesus ensina que Deus “…faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” Mateus 5:45. Isso mostra que Deus concede bênçãos naturais, como a luz do sol e a chuva, a todas as pessoas, independentemente de suas ações. Esses dons são expressões de sua graça comum, que beneficia tanto aqueles que o amam quanto aqueles que não o conhecem.


Em Deuteronômio 6:5, Deus ordena ao seu povo: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” Esse mandamento é repetido por Jesus em Mateus 22:37 como o maior de todos. Amar a Deus de todo o coração implica uma dedicação completa, uma entrega total à sua vontade. Não é uma questão de seguir regras por obrigação, mas de amá-lo com sinceridade, colocando-o no centro de nossas vidas, colocando-o sempre em primeiro lugar nas nossas vidas.


Assim sendo, uma das principais maneiras de demonstrar nosso amor por Deus é através da obediência. Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama.” João 14:21. Obedecer a Deus não é um fardo, mas uma expressão de confiança e respeito. Quando reconhecemos que Ele sabe o que é melhor para nós, submetemos nossa vontade à sua direção.


Portanto, assim como confiamos na pessoa que amamos, Deus espera que confiemoas nele, pois  “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6. A fé é a base de nossa relação com Deus. Quando confiamos nEle, mesmo diante das dificuldades e incertezas da vida, estamos expressando que acreditamos em seu amor, cuidado e promessas. No livro de Salmos a expressão “amor leal” aparece aproximadamente trinta vezes referindo-se ao amor de Deus! Ou seja, Deus é fiel.


A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que demonstraram seu amor a Deus por meio da fé. Abraão, por exemplo, é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23) por causa de sua confiança inabalável nas promessas divinas, mesmo quando tudo parecia contrário. Sua fé foi recompensada, não apenas com bênçãos materiais, mas com a promessa de que, através de sua descendência, todas as nações da Terra seriam abençoadas.


Vamos listar aqui algumas promessas do Senhor para quem o ama:


  • Rm 8.28Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.KJA Rom 8:28
  • O Senhor guarda (protege, preserva) a todos os que o amam; porém os ímpios serão exterminados.  Salmos 145:20
  • mas trato com bondade até mil gerações[35] aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos. Êxodo 20:6
  • “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”Salmos 91:14-16


Inúmeras são as passagens nas escrituras que registram bênçãos prometidas por Deus a quem o ama, contudo, o maior presente para alguém que ama a Deus é a presença do próprio Senhor habitando naqueles que o amam: “Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos Morada nele.” João 14:23


Glória a Deus.

Amém!