CUIDADO!!! ESTÃO DE OLHO EM VOCÊ.
 
Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. 1 Coríntios 4:9

As redes sociais e a tecnologia têm aproximado muito pessoas que antes vivam isoladas, mas também têm facilitado a prática de um dos esportes preferidos do ser humano, a bisbilhotice.

As câmeras espalhadas pelas cidades, telefones celulares fotografando e filmando a torto e a direito e as redes sociais divulgando particularidades das pessoas têm tirando o sono de muita gente. Qualquer fato anormal que acontece numa rua, num carro, na vizinhança, em qualquer lugar costuma imediatamente cair na rede e ser exposto ao mundo. Há também as grandes espionagens industriais e de governo para governo que deixam os filmes de James Bond no chinelo.

A tecnologia que aproxima as pessoas é a mesma que espiona e divulga. Por isso é que nas entrevistas ou nas redes as pessoas sempre são éticas. Fico me perguntando: Então, quem é que faz coisas erradas? Quem é que fura fila, que negligencia os idosos, que joga coisas no chão, que rouba, adultera, mata, etc? Há uma frase que diz que “a mulher do rei não tem que ser apenas honesta, mas também precisa parecer honesta”. Já alguns não se incomodam de pecar, mas morrem de preocupação de parecerem pecadores, de serem descobertos.

Com o avanço da tecnologia, vivemos num mundo como se fôssemos prisioneiros com uma pulseira magnética, ou seja, temos liberdade de ação controlada. O filme o Show de Truman ilustra isso muito bem. O personagem principal nasce em uma cidade que fica em uma ilha e não sabe que sua vida é constantemente vigiada por câmeras, desde seu nascimento. Tudo na cidade foi construído em função dele: o comércio, bancos, igreja, escolas, tudo em fim é um cenário, só a vida dele é que é real. Tudo é transmitido em tempo real para o mundo todo que acompanha e torce por suas reações, como se fosse uma novela.

Se refletirmos bem, veremos que nunca vivemos isolados. Estamos conectados na grande engrenagem universal. Dependemos do ar, da água, da terra do sol e dos nossos semelhantes para vivermos, enfim, como já disse alguém “não somos uma ilha”. Nossas atitudes se propagam como uma onda, indo e voltando, por isso, tudo que fazemos, de uma forma ou de outra, acaba se voltando para nós, ou contra nós.

As pessoas ignoram que há alguém mais, além dos espias de plantão, que está de olho em nós e de quem não podemos nos esconder, é o mundo espiritual. Satanás e seus paparazzi do inferno vivem de olho gordo, especialmente nos cristãos -- porque estes são filhos do rei -- para pegá-los em algum flagrante indiscreto e tirarem proveito disso. Qualquer pecado, qualquer falha, logo são divulgados com exagero, distorção e estardalhaço no mundo material e espiritual para tentar ridicularizar a obra prima de Deus. Não é à toa que a Bíblia diz que Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”- Lc 8.17

O Senhor nosso Deus também nos observa, pois Ele é onisciente. Só que Ele o faz para nos proteger, nos orientar e, infelizmente, quantas e quantas vezes tem se decepcionado conosco! Precisamos tenazmente buscar a santidade e os dons para sermos testemunhas diante dos principados e potestades de que o plano de Deus está sendo cumprido fielmente na vida da Igreja. Deus nos deu esse privilégio de sermos exemplo da glória do Senhor e da decepção de satanás: “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,Efésios 3:10

Sabia que satanás tem ódio de você, o mundo o despreza, mas Deus o ama? Portanto, cuidado! O céu, o inferno e o mundo estão de olho em você. Como no filme citado, a cada reação nossa a determinadas situações, o céu ou o inferno regozijam como os telespectadores que acompanhavam a vida de Truman.

Portanto, como anda a novela da sua vida, está dando mais Ibope no céu ou no inferno?
Deus o abençoe!
Pr Lúcio Barreto (pai)