VOCÊ VIVE TEMEROSO OU CONFIA REALMENTE NO PAI QUE TEM?


“Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”

Oseias 6:3, 6 ARC


Muitas pessoas vivem amedrontadas e temerosas nesse mundo de incertezas e tribulações que a cada dia aumentam mais neste. Esse temor se deve, na maioria dos casos, por desconhecer, ou conhecer pouco quem realmente é Deus, ou seja, desconhecer o caráter do nosso pai. Assim também, quanto mais conhecermos o Senhor nosso Deus, mais confiaremos e mais O amaremos como a Bíblia nos recomenda. 


Nós confiamos e amamos nossos pais terrenos porque andamos com eles, convivemos com eles, conhecemos o seu amor por nós e também o seu caráter. Sabemos portanto que, assim como o Senhor nosso Deus, em momentos de dificuldades podemos contar sempre com eles. 


Deus, na sua palavra, na Bíblia, não chega e começa apresentar seu currículo, listando tudo que Ele é. Ele se deixa ir revelando aos poucos através dos seus servos os profetas, os salmistas, também se mostra por meio de seus feitos no relacionamento com seus filhos na Bíblia. Isso acontece para que o encontrem aqueles que realmente  o buscam com desejo de conhecê-lo: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o Senhor...”Jeremias 29:13-14 NVI


Agora, quem caminha pouco com o Senhor, não lê e não medita na sua palavra, vive temeroso e inseguro na vida. Teme por si e pelos seus entes queridos, ainda mais se der mais atenção ao que a mídia diz, ou seja, ouvir mais o que mundo diz  do que o que o Senhor diz.


Vi, não sei onde, um pensamento muito interessante sobre a medida da nossa fé em Deus.  Diz que havia dois homens muito endividados e o compromisso de ambos venceria no dia seguinte. O primeiro procurou um amigo e esse lhe prometeu que lhe daria o dinheiro no dia seguinte e ele foi dormir sossegado. O outro também procurou um amigo que prometeu que lhe daria o dinheiro no dia seguinte, mas ele, o endividado, não dormiu sossegado por que não confiava naquele amigo, pois ele já falhara com ele outras vezes. Era considerado um tratante. Quando oramos a Deus sobre algum problema nosso dormimos sossegados ou passamos a noite em claro? Quem é Deus para nós?


Portanto, como já disse, Deus vai nos revelando os seus atributos e cuidado conosco, à medida que caminhamos com Ele e meditamos na sua palavra. 


“Mas  o que significa a palavra atributo?

A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. Como estamos falando de “atributos” podemos também dizer “qualidades de Deus”. Então, os atributos do Senhor são qualidades pertencentes à natureza de Deus por aquilo que nos foi revelado na Bíblia e que, certamente nos ajudam a entender um pouco de quem é Deus.”


Para que possamos conhecer um pouco mais  o nosso Deus, nosso querido pai, e nos tranquilizarmos, eis alguns atributos e promessas do Senhor. Deus é:


  1. Abençoador: Sl 5.12 e 37.22
  2. Alegre: Jo 15.11 ;  Dt 14.26; Je 32.41; Ne 8.10
  3. Amor: Deus é amor - 1º Jo 4.8,16; transbordante de amor -Sl.145.8-9; tem amor leal eterno - Sl 100.5; cheio de amor - Sl 103.8; 
  4. Bondoso em tudo que faz: SL 145.17; bom para todos - Sl 145.8-9; assaz (muito) benigno -Sl 103.8
  5. Compassivo com todas as criaturas- - Sl.145.8-9 COMPAIXÃO É EMPATIA - COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO
  6. CONFIÁVEL: Não decepciona quem nele confia - Sl 25.3
  7. É puro de olhos - Hab 1.13
  8. É bom - Sl 100.5
  9. É nossa luz - Sl 27.1
  10. Fidelidade: Deus é fiel- 2º Co 1.18; Sua fidelidade permanece por todas as geraçōes: Salmos 100:5 NVI
  11. Grandeza ilimitada - Sl 145.3
  12. Humilde - Mt 11.29
  13. Inimigo dos nossos inimigos - adversário dos nossos adversários - Ex 23.22
  14. Justo (aparece 361 vezes): Sl 116.5;  Sl 119.137; Dt 32.4
  15. Longânimo - Sl 103.8
  16. Maravilhoso Conselheiro - Is 9.6
  17. Misericordioso (aparece 235 vezes) -: Sl 145.8-9; sua misericórdia dura para sempre - 1º Cron 16.34; Rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou - Ef 2.4; …O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.     Miquéias 7:18
  18. Manso - Mt 11.29
  19. Onipotente -Sl 91.7 - Fez o mundo -Je 10.12
  20. 20.Onipresente - Sl 139.7-8
  21. Onisciente - Sl 33.13-15
  22. Paciente -Sl 145.8-9; Sl 86.15, 2 Pe 3.9
  23. Paz: é de paz -Je 29.11: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de Paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.  Jeremias 29:11; Príncipe da paz- Is 9.6; 
  24. 24.Protetor - protege seus filhos - Ex 23.20
  25. Rico em graça (benevolência) -  Sl 86.5
  26. 26.Santo- Lev 19.2; Sl 199.3
  27. Soberano e Não faz acepção de pessoa: Dt 10.17; Col 3.25; 2º Cro 19.7; At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9; 1º Pe 1.17
  28. 28.Tem uma mente - Rm 11.34; 1ºCo 2.16
  29. 29.Todo-poderoso - Gen 17.1


Veja o que disse Carl Gustav Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica cujo trabalho tem sido influente além da psiquiatria, na psicologia, na ciência da religião, na  literatura e em áreas afins: Tudo o que eu aprendi me levou passo a passo para uma convicção inabalável da existência de Deus. Eu só acredito no que eu sei, o que elimina acreditar. Portanto, eu não tomo a sua existência na crença – Eu sei que ele existe (. Sands 1955, p 6).


Portanto, pelo que vimos, dessa amostra parcial de quem é nosso Deus, sabemos que podemos descansar em paz e segurança na tribulação, podemos também deitar a noite e saber que Ele nos guarda, e a maior prova de que Deus não nos ama só de palavras e quer nos salvar foi ter enviado Seu filho Jesus para sofrer, ser humilhado e morrer em nosso lugar para salvar todo aquele que nele crê.


Esse é o nosso Deus, ou melhor, é apenas uma fagulha da grandiosidade que é o nosso Deus. E nós, quem somos nós? Nós somos filhos desse Deus e devemos incansavelmente buscar sermos cada vez mais imitadores dele, como disse Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.1 Coríntios 11:1 e Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados Efésios 5:1


Que privilégio ter um pai tão grandioso, por isso precisamos nos esforçar para corresponder esse imenso amor e cuidado, mesmo com nossas limitações.

Glória a Deus!

Amém!