SÓ PODE SER DEUS —1 

…Percebendo a existência de Deus por meio das coisas que foram criadas …


Porque Os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.” Romanos 1:20-22


Nesses versículos, Paulo afirmou que Deus se revelou claramente às pessoas por meio de sua criação. A natureza nos mostra o poder de Deus, um Deus inteligente e detalhista, que gosta de ordem e de beleza. Basta, a qualquer um olhar para a natureza que verá fartas evidências da existência de um Criador. Isso implica que o universo e tudo o que nele existe são testemunhas visíveis da existência de um Criador inteligente. Portanto, o ser humano é indesculpável por não acreditar em Deus, e também por não darem graças ao Senhor.


Eterno poder de Deus, esse atributo enfatiza a capacidade de Deus de criar e sustentar todo o universo. A complexidade e a ordem observadas no cosmos, desde a estrutura das galáxias até a precisão das leis físicas que regem o mundo microscópico, são testemunhos desse poder eterno. A enormidade do universo, a precisão dos movimentos planetários e até mesmo a vida complexa na Terra ilustram a magnitude do poder criativo de Deus.


Muitas pessoas perguntam de onde veio Deus, mas a verdade é que há muitas coisas que existem neste mundo que não sabemos de onde veem. Por exemplo, as leis da natureza. As estações do ano que se sucedem sucessivamente e sistematicamente ano a ano. Época de frio, de calor, primavera, verão…Época de plantar, de colher, época de flores, etc. Isso ocorre, como disse, ano a ano, sempre aproximadamente na mesma época. Vemos também a influência da lua nas marés e que, se ela estivesse mais perto ou mais distante da terra, trariam consequências imprevisíveis para a existência na terra. A ciência pode explicar tecnicamente como acontecem essas influências, mas não consegue explicar quem criou esse sistema, ou seja quem criou e controla esses acontecimentos. 


A ciência diz que a terra gira, explica a força de atração da terra, que não nos permite sair voando para o espaço ou ficarmos plantados na terra sem podermos nos mover. Ou seja, falam da atração da terra, mas não explicam quem a criou na medida certa, sem exageros. 


Para dar apenas um exemplo, vamos refletir sobre a água na terra. A chuva vem da água das nuvens e a água das nuvens vem da evaporação da água da terra. Como explicar onde sugiu primeiro a água? Uma das explicações que já vi foi que a origem da água na Terra é que acredita-se que ela tenha sido trazida para a terra por cometas e asteroides durante a sua formação há bilhões de anos. É uma teoria fantástica essa, pois não explica de onde veio inicialmente a água para os referidos astros. Além do mais, devem ter sido muitos cometas e asteróides grandes para trazerem oceanos, lagos, lençóis freáticos subterrâneos e rios que teem  que  contar com a bênção do sol para evaporar e formar as nuvens. Olha, é preciso muita fé para acreditar numa fantasia dessas, a menos que haja um Deus, como eu creio, que esteja por trás de tudo isso governando.


Parece que as seguradoras não confiam muito nessa teoria acima, pois na maioria dos países, as seguradoras têm cláusulas de restrição a pagamento de eventos causados por Deus. Ou seja, admitem a possibilidade da existência de Deus.


Quando vemos, como vi há pouco tempo na televisão,  a nascente insignificante de enormes rios, como o São Francisco, sinto que é um atestado da existência do nosso Deus que transforma o insignificante barro em um ser humano semelhante a Ele.


Por falar em barro, resolvi pesquisar sobre se os mesmos elementos que compõem a terra, também estão presentes no corpo do ser humano? Eis a resposta: “Sim é verdade que os elementos químicos presentes na Terra são os mesmos que compõem o corpo humano. Os principais elementos que constituem o corpo humano incluem oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Esses elementos também são encontrados na crosta terrestre e em outras partes do planeta. A maioria da massa do corpo humano é composta por esses elementos, com o oxigênio, por exemplo, representando cerca de 65% da massa do corpo devido à sua presença na água (H₂O) e em várias moléculas orgânicas”. 


Além dos principais elementos mencionados, o corpo humano também contém pequenas quantidades de outros elementos, como potássio, enxofre, sódio, cloro e magnésio, todos eles presentes na Terra. A composição química do corpo humano reflete a disponibilidade e a abundância desses elementos na natureza. Portanto, é necessário observar que na época em que foi escrito o livro de Gênesis, que se estima ser por volta do primeiro milênio a.C., os seres humanos não tinham o conhecimento científico necessário para identificar e compreender os elementos químicos que compõem a Terra e o corpo humano. A compreensão da composição química da matéria, incluindo a descoberta dos elementos químicos, só começou a se desenvolver muitos séculos depois, particularmente a partir do século XVII com o avanço da química moderna.


Há uma citação atribuída ao professor da universidade de Oxford, John Lennox, e que não me canso de repetir:“ Prefiro acreditar que Deus criou tudo do nada, do que acreditar que o nada criou tudo”. Portanto, SÓ PODE SER DEUS.


Obrigado Senhor pelo cuidado preparando todo ambiente aqui na terra,  preparado para nossa subsistência em tudo. É verdade que, em alguns aspectos, esse ambiente foi afetado com a queda de Adão, mas o Senhor continua cuidando de nós, e Jesus veio para nos mostrar o caminho e nos levar de volta para a terra prometida.

Aleluia!

Amém!