O ser humano, um milagre ambulante


Quando nos encontramos com outro ser humano, qualquer pessoa, constatamos que estamos diante de um ser maravilhoso, porque não dizer, que estamos diante de um fantástico milagre. 


Eu não sou da área médica, mas medito muito sobre a constituição física do ser humano. Fico pensando, como pode tantos órgãos diferentes interagirem harmoniosamente e, cada um com uma função distinta do outro, constituirem um todo que funciona magnificamente. Será que o ser humano, como um todo, e também os animais, são uma obra do acaso, como defendem alguns seres humanos pensantes? Portanto, procurei fazer uma pesquisa sobre a funcionalidade do ser humano e vi que é uma coisa realmente  fantástica, diria assombrosa. Um verdadeiro milagre. Vamos fazer um passeio pela estrutura maravilhosa do ser humano. Vou procurar fazer aqui um resumo da funcionalidade do corpo humano, e você vai descobrir que ser fantástico é você. É por isso que a Bíblia diz que somos a imagem e semelhança de Deus. 


O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas, que podem ser definidos, cada um deles, como conjuntos de órgãos, apesar de estarem ligados, que realizam atividades específicas.

Podemos dizer que o corpo humano apresenta doze sistemas principais. São eles:

Sistema Esquelético: Constituído basicamente por 206 ossos e cartilagens. A principal função desse sistema é garantir a movimentação e sustentação do nosso organismo; proteger órgãos de impactos; produzir células sanguíneas e atuar como depósito de cálcio. 

Sistema Articular: Formado pelas articulações, esse sistema proporciona a união das peças do esqueleto humano.

Sistema Muscular: Composto pelos músculos, esse sistema garante a movimentação do nosso corpo e a contração de órgãos.

Sistema Cardiovascular: É composto pelo tecido sanguíneo, vasos sanguíneos e o coração. O objetivo desse sistema é garantir que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e os produtos indesejáveis sejam removidos. As veias e artérias rendem volta ao mundo (duas vezes)? O conjunto de veias, artérias e vasos capilares do corpo humano somam aproximadamente 97 mil quilômetros. Dá para ir e voltar de São Paulo ao Rio de Janeiro pelo menos 108 vezes. Em linha reta, seria o suficiente para dar duas voltas e meia na Terra.


Sistema Respiratório: Formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, esse sistema garante a hematose e, consequentemente, que oxigênio seja levado às células.

Pulmões valem por mil cilindros de oxigênio. Somando a capacidade dos dois pulmões que cada um de nós tem, por eles passam aproximadamente 17 mil litros de oxigênio a cada 24 horas. Ou seja, isso é mais de mil exemplares do maior cilindro de oxigênio disponível para venda.

Sistema Digestório: Composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas, tais como as salivares, o fígado e o pâncreas, esse sistema quebra os alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo.

Qualquer alimento que você come percorre um caminho de quase dez metros entre a entrada e a saída do seu corpo. 



Sistema Urinário: Formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, esse sistema elimina as substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

Sistema Genital: O sistema genital masculino é formado por testículos e vias espermáticas, enquanto o feminino é formado por ovários, tubas uterinas, útero e vagina. A principal função desse sistema é garantir a reprodução e produção de hormônios.

Sistema Nervoso: Formado pelo Sistema Nervoso Central, constituído por encéfalo e medula espinhal, e pelo Sistema Nervoso Periférico, constituído pelos nervos e gânglios, esse sistema capta estímulos do meio externo e interno, bem como formula respostas para esses estímulos.

Sistema Endócrino: Ele é formado por todas as glândulas endócrinas do corpo, tais como a hipófise, tireoide, pâncreas, testículos e ovários. Sua função principal é garantir a produção de hormônios e, portanto, o controle das funções biológicas e a homeostase.

Sistema Linfático: Constituído pela linfa, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides, esse sistema recolhe o líquido intersticial e devolve para o sangue, além de ajudar na defesa do organismo

Sistema Tegumentar: Formado pela pele e seus anexos, tais como pelos, unhas e glândulas. Atua, entre outras funções, isolando o corpo, evitando a perda excessiva de água e regulando a temperatura.

Portanto, se fôssemos escrever sobre as particularidades e funções de cada componente do corpo humano, gastaríamos muito tempo. Todos os detalhes do corpo foram projetados para facilitar a sua funcionalidade.

Por exemplo, um simples dedão do pé (polegar) serve para dar equilíbrio no andar. Antigamente, nas guerras,  costumava-se cortar esse órgão  dos adversários vencidos ( Juízes 1:6),. O mesmo ocorre com um simples dedo polegar. O fato dele ser chamado de opositor, ou seja, fazer oposição aos demais dedos da mão, permite que seguremos e manipule objetos com firmeza, destreza e precisão. Aliás, imagine tomar algum líquido ou levar algum alimento à boca sem a existência dos cotovelos. É muita engenharia, muita imaginação.

Por outro lado imagine se não tivéssemos joelhos. Eles permitem a flexão e a extensão da perna.  Como seria fazer  movimentos como caminhar, correr, pular, agachar e subir escadas, sentar, levantar, ajoelhar-se e agachar. 

Para finalizar vamos pensar num órgão um pouco mais nobre, o cérebro humano. Estudos sugerem que uma pessoa pode ter entre 12.000 a 60.000 pensamentos por dia, dependendo de vários fatores como atividades mentais, nível de estresse e estado emocional. O número exato pode variar bastante entre indivíduos. É um órgão fantástico. Ele comanda todas as nossas ações e pode nos levar a exercermos várias funções diferentes ao mesmo tempo. Basta observar uma pessoa pregando ou dando uma palestra, ela fala, ouve, vê, gesticula, anda, emociona, raciocina, etc; tudo comandado ao mesmo tempo pelo fantástico e desconhecido, porque não dizer, misterioso cérebro. Querendo, portanto, ver um milagre de Deus hoje e que acontece aos montes, veja um ser humano, ou olhe-se no espelho.



Para finalizar é preciso lembrar que esses sistemas citados acima e que são constituídos de vários órgãos cada um deles —206 ossos, 97.000 km de veias, — são, esses sistemas, interligados e nenhum deles e também nenhum de seus órgãos funcionam independente do todo do corpo humano.

Portanto, esse ser fantástico, só pode ser fruto de uma mente inteligentíssima, que o criou a sua imagem e semelhança. Só pode ser Deus quem projetou e criou.


Portanto, respondendo à pergunta que alguns céticos fazem: de onde veio Deus? Vou responder como Jesus às vezes fazia, ou seja, fazendo outra pergunta áqueles que são a imagem e semelhança de Deus, aos céticos? De onde eles acham que vieram? Do acaso? Da evolução? De uma explosão? Ou foram criados e “montados” nos mínimos detalhes formando um todo  INTELIGENTE e altamente  funcional?


Dê glória a Deus, pois você é um milagre escolhido dentre aproximadamente 250 milhões de espermatozóides para ser, repito, a imagem e semelhança de Deus.

Haleluia! Glória a Deus! Amém!