UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA

1 Então vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra haviam passado, e o mar já não existia. 2 E vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz vinda do trono, que dizia: “Eis que a morada de Deus está com o homem. Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as coisas antigas já passaram.” 5 E aquele que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas”. Ele também disse: “Escreva isto, pois estas palavras são confiáveis e verdadeiras”. 6 E ele me disse: “Está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o começo e o fim. Aos sedentos darei gratuitamente da fonte da água da vida. 7 Aquele que vencer terá esta herança, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos covardes, aos infiéis, aos detestáveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua porção será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.


Uma passagem como essa é um refrigério para nossa alma para nós que vivemos no mundo caído e cercados de todo mal. Vemos guerras, doenças traiçoeiras e incontáveis, disturbios na família, cônjuges não se entedem, separam-se e filhos sofrem, pais contra filhos, filhos contra pais, traições, enfim o mundo tem tragédias de toda ordem, vivemos numa verdadeira guerra. O apóstolo Paulo estava ciente dessa guerra e sabia que ela é espiritual: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.  Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes” Efésios 6:11-13

 Nos versos inicias de apocalipse, nesse texto, Deus nos promete a redenção dessa dor que vivemos para um lugar onde reina a justiça e o amor. Também temos a promessa de que um dia viveremos numa terra onde reina o Senhor, sem nenhuma interferência do malígno, é na nova Jerusalém.  Nela habitarão aqueles que foram renovados pelo sacrifício de Cristo. Assim, nasceram de novo, sendo transformados em novas pessoas, e ali viveremos livres das mazelas do pecado. 

Muitas pessoas ficam curiosas para saber como será a vida onde vamos viver. E apocalipse 21, traz também aspectos de como será a Nova Jerusalém.   O apóstolo João descreve uma visão celestial de uma nova Jerusalém descendo do céu. Esta cidade é descrita como tendo fundamentos de pedras preciosas, portões de pérolas e ruas de ouro puro. É um lugar de beleza incomparável, simbolizando a presença gloriosa de Deus entre seu povo.


Para os cristãos salvos, a vida no novo céu e nova terra promete ser além de qualquer coisa que possamos imaginar. Aqui estão algumas características dessa vida:


1. Presença de Deus: A presença de Deus será o aspecto central da vida no novo céu e nova terra. Teremos comunhão direta e íntima com o Senhor, experimentando a plenitude da sua glória e amor.

2. Perfeição e Santidade: Não haverá mais pecado, dor, tristeza ou morte. A criação será restaurada à sua perfeição original, e nós desfutaremos de corpos ressuscitados e imortais, livres da corrupção do pecado.

3. Comunhão e Amor Fraternal: Os relacionamentos entre nós serão caracterizados por amor, unidade e comunhão perfeita. Não haverá mais traições, invejad, divisões, conflitos ou rivalidades; em vez disso, haverá uma profunda união de todos os que pertencem a Cristo.

4. Serviço e Adoração: Os salvos terão o privilégio de servir a Deus em plena liberdade e adorá-Lo em espírito e em verdade. Isso  será motivado pelo amor e gratidão por tudo o que Deus fez por nós .

5. Cultura e Criatividade: A nova habitação será um lugar de beleza, cultura e criatividade. Os talentos e dons dados por Deus serão plenamente desenvolvidos e utilizados para Sua glória e o bem dos outros. A injustiça, em todos os seus aspectos, que ainda reina no nosso atual mundo, não terá vez. Justiça e Equidade: Não haverá mais injustiça ou opressão. Deus estabelecerá Seu reino de justiça e paz, onde todos serão tratados com igualdade e dignidade.

7. Exploração e Descoberta: A nova criação será vasta e cheia de maravilhas a serem exploradas e descobertas. Os salvos terão toda a eternidade para desfrutar da beleza e da diversidade da criação de Deus.


A Nova Jerusalém é santa, celestial e feliz. Ela é santa porque está livre de toda contaminação moral. A Babilônia estava cheia de abominações. A Nova Jerusalém está totalmente separada para o Senhor. Ela é pura e imaculada. Ela também é celestial porque a vemos “descendo do céu, da parte de Deus”. Gálatas 4:26 diz que os cristãos pertencem à Jerusalém que está no alto – agora essa é a nossa cidade. Mas aqui a vemos descendo. O fim não é voarmos para alguma existência mística flutuando nas nuvens. Deus traz o céu à terra; e parte disso inclui a descida do seu povo para herdar a terra em corpos novos e glorificados. Até o retorno de Jesus, os habitantes da terra comandavam o espetáculo. Lembra deles? Eles pensam que vão conquistar o mundo matando a igreja.[iii] Mas aqui vemos os verdadeiros conquistadores. Aqueles que deram a vida por Jesus descer do céu para possuir a terra.


Izaias mostra que Deus criou para nós um lugar para nos alegrar: “Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo” (Izaias 65:18).  Essas são apenas algumas das muitas maravilhas que nos aguardam no novo céu e nova terra. A verdadeira profundidade e beleza dessa realidade estão além da nossa compreensão, mas podemos ter certeza de que será além de qualquer coisa que já tenhamos sequer sonhado. Como escreveu o apóstolo Paulo: “Porque eu considero que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18). Ali não há sequer potencial para o mal surgir novamente.

Amém! Glória a Deus!