INGRATIDÃO 

Devemos dar graças a Deus todo dia e o dia todo, pois tudo que temos, a vida, a saúde, a família, o sustento, a salvação, enfim tudo que temos e somos vem de Deus. Por isso a Bíblia nos exorta a sermos gratos e repete isso em muitas passagens, mas vamos ver só algumas:

  • dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.    Efésios 5:20
  • “Abundando em ação de graça” Col 2:7. 
  • “Em tudo dai graças“ 1Tess 5:18

Esquecemos com muita facilidade os favores, as bênçãos recebidas, mas nos lembramos facilmente dos nãos que recebemos. Portanto , precisamos nos lembrar de nunca esquecer quem nos fez o bem, quer seja o semelhante ou especialmente bênçãos vindasdo Senhor: “Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não te esqueças de todos os seus benefícios” (Sl 103:2).

A gratidão atrai mais gratidão. Quando somos agradecidos à mão que se estendeu para nos ajudar, geralmente, ela torna a se estender para nos ajudar. Jesus Curou dez leprosos, e só um voltou para agradecer, e, por isso, recebeu além da cura a salvação (Lucas 17:11-19)

A Bíblia relata exemplos de gratidão e ingratidão, e de suas consequências para o bem ou para o mal na vida das pessoas. Os israelitas Foram resgatados da escravidão no Egito, pela mão poderosa de Deus com inúmeros milagres, mas em vez de permanecerem continuamente gratos pela sua libertação, logo começaram a murmurar e a reclamar. Chegaram ao absurdo de Dizer que Deus os odiava e que os trouxe para o deserto para ali os matar: “Queixaram-se em suas tendas, dizendo: ‘O SENHOR nos Odeia; por isso nos trouxe do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos.”    Deuteronômio 1:27. Reclamaram do que não tinham e do que tinham. Ou seja, lamentaram a falta que fazia a vida boa que levavam no Egito, o que é uma mentira. Ao mesmo tempo reclamaram como vimos de Deus e reclamavam do maná que recebiam sem que tivessem necessidade de praticamente esforço algum. Ou seja, assim somos nós também, reclamamos do que não temos e do que temos. Portanto, Eles receberam o que a ingratidão deles profetizara, ou seja, acabaram todos morrendo no deserto, sem entrarem na terra prometida. com exceção de Josué e  Calebe, que foram gratos a Deus, e alcançaram a bênção de entrarem em Canaã. 


Reclamamos do que nos falta e das bênçãos recebidas. Reclamamos da nossa casa, da família, do emprego, do patrão, do carro, da comida, dos irmãos na fé, do pastor, da igreja e até de Deus. Enfim, reclamos quando chove e quando não chove, reclamamos do calor e do frio. Ou seja, reclamamos, reclamos, reclamamos. Somos eternos insatisfeitos. Reclamar do governo então, dizem que é um esporte universal praticado no mundo inteiro. Precisamos aprender com o apóstolo Paulo: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” Filipenses 4:11-12


Muitas vezes recebemos bênçãos da parte de alguém e julgamos que não foi mais do que obrigação. Isso pode acontecer, por exemplo, com os filhos. Ignoram os sacrifícios que os pais fizeram para dar-lhes o melhor e um futuro melhor do que esses pais, provavelmente, tiveram. Fazem isso pelo amor que têm pelos filhos. Esse fato é semelhante ao que Cristo fez por nós. Ele se sacrificou ao extremo para que tivéssemos um futuro brilhante. Será que temos correspondido a esse amor, ou estamos sendo ingratos? A palavra de Deus nos adverte para honrar nossos pais; “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá.    Êxodo 20:12. Assim como devemos honrar nossos pais aqui na terra, devemos mais honra ainda a nosso pai espiritual, Jesus. Eu tive um amigo que gostava de dizer o seguinte:“ duas vezes é perdido, ao que ao ingrato é concedido“. 

Às vezes a ingratidão se manifesta no casamento. A pessoa não reconhece o esforço do cônjuge, quer seja nos trabalhos do lar, nos cuidados com os filhos, no esforço para o o sustento da família, nas noites de sono perdidas, nas aflições quando os filhos estão enfermos ou com dificuldades nos estudos. Essa indiferença vai minando o relacionamento, chegando a separação. O que causa transtornos, emocional e sofrimento para pais e filhos. Isso contraria também até o Senhor Nosso Deus porque a Bíblia diz que: “ Deus odeia o divórcio“.

Muitas vezes a ingratidão, a indiferença, se manifesta no ambiente de trabalho. Os empregados são insatisfeitos com o patrão e o patrão é insatisfeito com os empregados. A pessoa estava desempregada, consegue um emprego, mas não valoriza aquela bênção. Igualmente, o patrão tem um empregado que é pontual, honesto, e esforçado, mas não o valoriza o suficiente. O mesmo acontece quando Deus nos abençoa com  algum bem material. Pode ser que andávamos a pé, ou de ônibus. Agora temos um carro, e, passado algum tempo, começamos a reclamar do carro, queremos um carro mais novo ou melhor, e às vezes até amaldiçoamos aquele presente dado por Deus. Sejamos sempre gratos ao Senhor:“Bendiga o SENHOR a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!”      Salmos 103:2 

Mas a ingratidão é um pecado maior que a vingança. A vingança é o pagamento do mal com o mal. Mas a ingratidão é a retribuição do bem com o mal. É um pecado maior. Ou seja, você não está demonstrando nenhum apreço pelo favor que lhe foi demonstrado, acha, como já disse, que não passa de obrigação. 

A ingratidão é evidência de idolatria. Quando não somos gratos, estamos basicamente dizendo: “Eu mereço tudo o que tenho”. Tornamo-nos nosso próprio deus quando a ingratidão marca nossas vidas. Ingratidão é exaltação do ego. Pessoas gratas reconhecem que têm muitas coisas que  não  merecem. Ao contrário de outros, eles entendem que Deus tem sido gracioso com eles. A ingratidão rouba a glória de Deus. Isto acontece quando recebemos as bênçãos de Deus, mas deixamos de louvá-Lo com gratidão. . . como os nove leprosos, já citados, que foram curados, mas não  retornaram a Jesus com louvor e ação de graças (Lucas 17:11-19).

Senhor nosso Deus, somos-te imensamente gratos pela salvação, é o maior presente que uma pessoa pode receber nessa terra. Obrigado Jesus.

Louvado seja o Senhor! 

Amém!