LIDANDO COM O DESÂNIMO 


 Há momentos em que o desânimo pode roubar nossa coragem e esperança, e uma das causas do desânimo pode ser as muitas tribulações porque passamos na vida. Existem situações que parece que não conseguiremos superar. Pode ser qualquer evento negativo que nos cerca, como um problema de saúde, um relacionamento em crise, situação financeira difícil… pode ser também o fato de algumas pessoas estarem progredindo, e nós não; ou quando estamos doentes e vemos alguém com saúde; quando insistimos em oração sobre algo que parece que é justo, mas Deus fica em silêncio e, ainda pior, vemos alguém recebendo uma bênção semelhante ao que estamos pedindo e ainda não alcançamos. Não podemos mos esquecer de que nosso Deus é onisciente e sabe o que realmente é melhor para nós.

 É fato que todas as pessoas vão passar por fases de desânimo, pois todos nós estamos sujeitos a situações adversas. Há pessoas de destaque e de fé, nas escrituras, que viveram situações realmente difíceis, chegando a desanimar. Jonas foi um desses. Ele não se conformava por Deus ter perdoado os Ninivitas, um povo rebelde, e ele chegou a pedir para Deus tirar-lhe a vida: “3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas” 4.3. O Senhor, então, fez crescer uma planta que dava sombra para Jonas, mas depois secou essa planta, e Jonas mais uma vez desanimado pediu a morte. O Senhor, então, disse a ele: você tem compaixão de uma planta, e eu não posso ter compaixão das pessoas? Que essa lição recebida por Jonas sirva para nós também quando não estivermos sendo atendidos por Deus, pois os planos do Senhor são muito mais altos do que os nossos. 

 Jeremias foi outro que passou por tantas tribulações, foi mais radical ainda do que Jonas, ele amaldiçoou dia em que nasceu: “14 Maldito seja o dia em que eu nasci! Jamais seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz! 17 pois ele não me matou no ventre materno nem fez da minha mãe o meu túmulo, e tampouco a deixou permanentemente grávida. 18 Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção? Je 20. Apesar do desânimo, continuou fazendo a obra de Deus, exercendo sua função de profeta. Assim devemos ser nós também. Podemos desanimar por não compreendermos o agir de Deus, mas nunca devemos desistir de caminhar, pois Deus está do nosso lado. 

 Outro que entrou em desespero e chegou a lamentar ter nascido foi Jó. Ele passou, é verdade, por enormes tribulações. Perdeu todos os seus bens, morreram todos os seus filhos e estava doente de enfermidade que lhe trazia muita dor e angústia. Alguns acham que era lepra em todo o seu corpo. Ele, então, amaldiçoa, como Jeremias, o dia em que nasceu. No desespero diz o seguinte: Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? Jó 3:11. No capítulo três é Jó, nos vinte e seis versículos, reclamando acidamente da situação em que se encontrava. 

 Entretanto, depois que Deus argumenta com ele sobre sua soberania, ou seja, mostrar para Jó que Ele, o Senhor é quem criou todas as coisas e, portanto, tem uma cosmovisão de tudo e sabe o que está fazendo, Jó se humilha e reconhece a soberania e sabedoria de Deus e diz: “Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Jó 40:4 e, mais adiante acrescenta: “… Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás Jó 42:3-4. Então Jó cita aquela conhecida frase “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Jó 42:5 

 É importante notar que os três personagens, Jonas, Jeremias e Jó, apesar de terem enfrentado grandes tribulações, têm seus nomes eternizados em três livros registrados na Bíblia e nós, centenas de anos depois, estamos estudando e aprendendo com eles. Por outro lado, aprendemos que é na tribulação, como disse Jó, que nós percebemos mais perto de nós, a presença do Senhor, que fez um milagre e restaurou a sorte de Jó em dobro. Inclusive deu-lhe sete filhos. 

Portanto, vemos que é na tributação que acontecem os milagres, pois, se tudo estiver correndo bem, não há necessidade de milagres. Foi isso que mostraram os milagres de Jesus curando enfermos, atribulados espiritualmente e até ressuscitando mortos. Portanto, Senhor, pedimos, em nome de Jesus, que o Senhor abra nossos olhos nos momentos difíceis para enxergarmos que não estamos sós, e que o Senhor cuida com cuidado e carinho de seus filhos. Obrigado Senhor! Amém!