BÍBLIA, QUE LIVRO É ESSE?


 Parte 3 Vamos continuar na reflexão sobre a Bíblia Sagrada. Como já dissemos, trata-se de uma fonte inesgotável de sabedoria. A própria Bíblia é um livro tão real que temos a sensação de que ela fala conosco e nos aconselha ao lê-la: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. João 5:39. João disse, e é verdade, que quem examina a Bíblia com cuidado e põe em prática o seus ensinamentos poderá alcançar a vida eterna, e mais, como ele mesmo disse, ela dá testemunho de quem é Deus. Ou seja, quanto mais conhecemos as escrituras, mais conhecemos de Deus. 

 Uma prova de que a Bíblia é um livro sagrado é que ela conecta o mundo espiritual com o mundo material. Ou seja, muitas profecias, oriundas é claro, do mundo espiritual, relatam fatos que pertencem ao mundo material. São acontecimentos que podem ser percebidos presentes no nosso dia a dia, bem como alguns comprovados pela ciência: Há mais ou menos 2700 anos, a Bíblia já falava que a terra é redonda: Isaías 40:22 

Constatamos constantemente espantosos avanços da ciência ao lado da inquietação humana em busca da felicidade e do sentido da vida, vagando desorientadas sobre o planeta, tendo em vista que se esquecem de que ela existe só em Deus. A Bíblia desde o antigo testamento já previa que essas coisas aconteceriam: “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Dn 12:4 

 A Bíblia já antevia que nos últimos tempos o ser humano, de um modo geral, colocaria seus interesses pessoais acima de qualquer coisa. É o antropocentrismo, "Sistema filosófico ou crença religiosa que considera o homem como o fato central ou mais significativo do Universo ou, ainda, como objetivo último de toda a realidade”. Ou seja, é o eu -considerada a palavra mais falada no mundo- em primeiro lugar, afastando a ideia do teocentrismo. Com isso, os atritos e injustiças sociais a cada dia se acentuam mais ainda. Vemos constantemente uma tentativa de desagregação da família e um egoísmo e falta de amor tão generalizados que chega a ser assustador: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes”. 2 Timóteo 3:1-5 

A Bíblia também prevê muitos acontecimentos no final dos tempos, tais como Epidemias, fome, coisas espantosas: “haverá grandes terremotos, em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.” Lucas 21:11 

Ainda podemos citar outros acontecimentos, dos quais muitos já estão acontecendo e podem ser constatados, como: Falsos messias. Como já vimos, alguns querem até reescrever a Bíblia; (Mt 24:4 e 5); Guerras e rumores de guerras (Mt 24:6 e 7); Pessoas chegando a desmaiar de terror (Lc 21:26); aumento do ceticismo, incredulidade e escarnecedores (2º Pe3:3-4); ainda adverte quanto a não adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão (Ap 14:9-10; 13:16 e 20:4). 

 Voltando ao assunto tratado no artigo anterior sobre a tentativa de desacreditar a Bíblia, a história registra alguns personagens que tentaram fazer isso. Um deles foi Lew Wallace, ou Lewis. Era um advogado, diplomata, General de guerra, senador e escritor que viveu no século XIX nos Estados Unidos. Diz-se que ele não acreditava na Bíblia e no Cristianismo e resolveu pesquisar e escrever um livro combatendo ambos. Depois de muitas páginas e estudo, na verdade, acabou se convertendo e escreveu a clássica novela cristã Ben Hur. 

 Diante de tantas evidências e muitas outras não citadas aqui, podemos concluir que a Bíblia realmente é um livro sobrenatural e que nós precisamos nos apegar a ele com amor, pois aí estão instruções que nos orientam para viver corretamente aqui na terra e nos mostra o caminho da vida eterna. Que o Senhor Espírito Santo nos ajude e nos oriente para uma correta compreensão e aplicação em nossas vidas diárias. Em nome de Jesus! Amém!