BÍBLIA, QUE LIVRO É ESSE? 


Parte 2 Vamos dar continuidade à reflexão que iniciamos no artigo anterior sobre aspectos da Bíblia Sagrada. Para nós, os cristãos, ela é a Palavra de Deus revelada através dos escritores divinamente inspirados, sendo que Jesus Cristo é a figura central. Existem várias passagens que citam a autenticidade da Bíblia como a palavra de Deus. Vamos ver uma delas: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17 

 Quando eu fazia pós-graduação em teoria da literatura, li alguns trabalhos de outros alunos na faculdade, e quando se referiam a Bíblia, chamavam de mito bíblico. Mas, a verdade é que, se a intenção dos escritores da Bíblia fosse criar um mito, eles não escreveriam coisas negativas, que desmerecessem os principais personagens bíblicos. A Bíblia cita os constantes pecados e atos de rebeldia da nação de Israel. Inclusive os próprios autores não escondem seus erros, tribulações e situações embaraçosas porque passaram. Narra, por exemplo, quando os apóstolos não conseguiram expulsar um demônio, fala de quando Pedro negou a Jesus, ressalta que os apóstolos, com exceção de um, abandonaram Jesus na cruz e, finalmente vemos que um deles, o traiu, Judas. Portanto isso atesta, juntamente com outros aspectos, que estamos vendo que a Bíblia é um livro autêntico. É preciso lembrar que a maioria dos relatos bíblicos foram feitos por pessoas que os testemunharam, que viveram o que narram. Não narram só o que ouviram dizer. 

 Citam também atitudes de Jesus nada convencionais para quem quer criar um mito, ou seja que quer ser simpático e atrair adeptos. Ele disse a uma mulher, que estava clamando para que expulsasse o demônio de sua filha, “ Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos Cachorrinhos.”Mateus 15:26. Isso referindo ao fato dela gentia e não ser filha de Israel. Também, certa vez, falou para Pedro “para trás de mim Satanás “ e quando muitos ouvintes começaram a sair e ir embora por causa suas duas palavras, ele se virou para o seus discípulos e disse: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos”? 

 Outro aspecto que mostra a autenticidade da Bíblia é o fato de que a maioria dos escritores da Bíblia foram perseguidos e mortos ( quase sempre mortes terríveis) por causa daquilo em que acreditaram, mas não negaram sua fé na existência de Deus e na crença de que Jesus era o Cristo. Bastava eles, e o próprio Senhor Jesus, negarem a verdade que seriam perdoados e não seriam condenados a morte. 

 Podemos também ver que a Bíblia é verdadeira pelo número de manuscritos existentes. Só do Novo Testamento existem aproximadamente 5.700 escritos à mão. Já na literatura do mundo secular a obra que mais se aproxima é a Ilíada de Homero, com aproximadamente 643 manuscritos. Contudo, quase nenhum historiador questiona a historicidade dos eventos destas obras seculares, e, muito menos, questionam autoria de Homero. É preciso lembrar o modo quase milagroso como foram encontrados e conservados manuscritos da Bíblia nas cavernas de Qumran, próximas do Mar morto. Em 1946, um jovem pastor, procurando cabras extraviadas, se aproximou de uma caverna de difícil acesso e atirou uma pedra para ver se havia algum animal ali dentro, e ouviu um barulho diferente. Resolveu, com dificuldade, entrar na caverna e encontrou lá vasos com os chamados, hoje em dia, de manuscritos do mar morto. Esses manuscritos, com quase tidos os livros do Antigo Testamento, podem ser vistos num museu em Israel. 

 Outro aspecto que atesta que a Bíblia é a Palavra de Deus é o fato dela ao mesmo tempo ser amada por multidões e odiada por poucos e, mesmo assim, permanecer sendo um dos livros mais vendidos. Sempre tentaram distorcer, destruir, queimar, considerá-la ilegal, ridicularizar ou desacreditar a Bíblia, mas nunca prosperaram. O famoso filósofo francês, ateu, que morreu em 1778, talvez o maior escritor francês, Voltaire, crítico do Cristianismo, escreveu que num espaço de cem anos (com o desenvolvimento das ciências) não haveria nenhuma Bíblia na terra senão nas prateleiras, vitrinas e amostras de museus, para ser investigada (procurada) por algum curioso em antiguidades, passando à história. No entanto, pouco tempo depois de sua morte a Sociedade Bíblica de Genebra transformou sua antiga residência em um local de distribuição e impressão de Bíblias. Mais tarde aquela mesma casa tornou-se a sede da filial de Paris, da Sociedade Bíblica Britânica e Internacional, a qual distribui Bíblias em toda a Europa! Que ironia da história! https://iqc.pt/evangelizacao/irreligiao/ateismo/4465-a-biblia-e-voltaire-e-a-biblia https://www.universalidadedabiblia.com.br/indestrutivel/ 

 A Bíblia, na verdade, é um manual que contém os princípios éticos do reino de Deus que não combinam com os costumes do mundo. Por isso é o livro que é o mais perseguido, principalmente pelos ditadores de plantão através dos séculos. Isso por causa da sua influência transformadora da sociedade, pois a maioria das pessoas que o leem todo, quase sempre, mudam de vida. Um exemplo dessa perseguição aconteceu na Romênia. O ditador Ceasesque e sua esposa, depois de 40 anos no poder, foram depostos e fuzilados. No Palácio onde moravam foi encontrado um diário da esposa, datado de dois anos antes, dizendo: “a nossa alfândega apreendeu 3000 bíblias, vou mandar transformá-las todas em papel higiênico”. Pouco tempo depois, foram depostos e mortos. Também, quanto a existência de Deus que a Bíblia relata constantemente, dizem que alguém escreveu em um muro: “Deus está morto. Assinado Nietzsche”. Então, logo abaixo, alguém escreveu: “Nietzsche está morto. Assinado Deus”. Afinal, Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Marcos 13:31). 

 Um aspecto marcante que caracteriza a Bíblia como um livro inspirado por Deus são as profecias que ela apresenta que são extremamente detalhadas e sempre se cumpriram. Estudiosos alegam existir, no Antigo Testamento, mais de 300 profecias sobre a vinda do messias. Em uma busca na internet existem sites que listam as passagens em que se encontram no antigo testamento as profecias sobre Jesus e mostram também os capítulos e versículos do cumprimentos delas no Novo Testamento. Vamos citar somente algumas: 
 

 PROFECIA          CUMPRIMENTO 
 Isaías 7:14: o Messias nasceria de uma virgem. > Mateus 1:23 Miqueias 5:2: local de nascimento do Messias>. Mateus 2:6 Oseias 11:1 : fuga para o Egito Mateus 2:15 Salmo 78:2 : falará por parábolas. Mateus 13:34-35 Zacarias 9:9 : entrada em Jerusalém em um jumentinho. Mateus 21:5 6. Salmo 69:21> na crucificação deram-lhe vinho com fel e vinagre- Mateus 27:34 7. Salmo 22:18> na crucificação dividiriam suas vestes. Mateus 27:35 8. Salmo 22:7-8> na crucificação zombariam de Jesus. Mateus 27:39-43 9: Salmo 22:1> Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste. Mateus 27:46 10: Isaías 53:9> sepultado com o rico Mateus 27:57-60 

 Sobre profecias, quero testemunhar acerca da chamada “Operação Salomão,” ocorrida na década de 1990 e que tratava do resgate de 14000 Judeus de origem Etíope e que ainda habitavam naquele país que estava em guerra, e eles corriam risco de morte. Diante disso, Israel com apoio do governo Etíope decidiu buscá-los numa operação aérea de emergência que durou apenas 48 horas. Pude assistir pela televisão, naquela época, os judeus, homens, mulheres com crianças de colo nos braços, desembarcando em Israel. Os aviões conduziam quase o dobro de pessoas para sua capacidade até trazer todos. Essa operação se chamou “Operação Salomão”, como disse. O destaque desse acontecimento é o fato deles terem vindo todos de avião, pois está cumprindo fielmente a profecia de Isaias, muitos anos antes, quando ele fala da volta dos Judeus para Israel, depois de estarem dispersos. Ele diz que eles voltariam voando. Profecia essa numa época em que nem existia avião: “Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas, ao seu pombal?”Isaías 60: 4,8 (grifo meu). 

 Portanto, a Bíblia não é um livro comum, mas a revelação de Deus através da qual podemos conhecer Sua vontade. Além disso ela firma sua autenticidade narrando fatos passados, presentes e mesmo futuros através das profecias, e que têm se cumprido através do tempo. Obrigado Senhor, por essa demonstração de amor e misericórdia, nos enviando mensagens diretamente do trono da graça. Louvado seja o Senhor. Amém