DEUS E OS PARADOXOS 


 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 

 Quando nos convertemos vimos para o reino de Deus com muitas indagações e, quando começamos a ler as Escrituras Sagradas, somos impactados por afirmações que temos alguma dificuldade para compreender. Aí começa uma caminhada para um maior conhecimento do mundo Espiritual. Nossa estranheza é, principalmente, porque estamos arraigados na cultura do mundo onde nos é ensinado a lutarmos para sermos o centro, para buscarmos o sucesso aqui, mas na cultura do reino de Deus começamos a aprender a colocar Deus e o nosso próximo no centro, em primeiro lugar.

 E Deus, na sua infinita sabedoria, usa da linguagem para nos despertar para a realidade espiritual que desconhecíamos. Como Deus é um Deus de palavra e um Deus da Palavra, usa de inúmeras figuras de linguagem para nos ajudar na caminhada. E uma dessas figuras bastante usada é o paradoxo que segundo o Dicionário Oxford é “Uma afirmação ou proposição aparentemente absurda ou contraditória que, quando investigada, pode revelar-se bem fundamentada ou verdadeira. –Dicionário Oxford. Olhando da perspectiva Bíblica é uma afirmação que, se retirada do contexto e analisada isoladamente, parece sem sentido, contraditória. Isso porque, ainda temos uma visão humana, terrena, que contrasta com o que passamos a viver quando andamos por fé no mundo espiritual, e não mais por vista no mundo material. São mundos antagônicos, com princípios contrários que são incompatíveis e opostos entre si. A palavra, no mundo físico é cada vez mais desvalorizada, haja vista, a inundação de fake news. Isso por que o mundo jaz no maligno que é o pai da mentira. Já no mundo espiritual a palavra é vida. Deu vida a tudo que existe e foi e é usada por Jesus para curar e transformar vidas para o bem. 

 Por isso, a princípio, o paradoxo é inquietante. Quando nos deparamos com passagens, na Bíblia, tais como: Quer liderar? Seja servo. Quer receber amor? Dê amor; Quer ter mais? Dê o dizimo. Quer vida eterna? Morra para o mundo...; nos sentimos incomodados, mas é porque a lógica de Deus não é a nossa lógica. Por isso, não desanime. Ele está agindo...do modo Dele. O pensamento de Deus não é o mesmo que o nosso: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”  Isaías 55:9 

 Os inúmeros paradoxos na Bíblia, que consistem não só de palavras mas também de fatos, nos levam a fazer perguntas a nós mesmos, o que essas passagens têm a ver comigo? Com isso, vamos aos poucos, refletindo e compreendendo mais de Deus e Seus propósitos para nós. Assim, através do Senhor Espírito Santo, vamos aos poucos desvendando os aparentes mistérios espirituais. A verdade é que quanto mais buscamos conhecer a Deus, mais Ele se revela. Assim sendo, Jesus explicava aos discípulos a compreensão das parábolas, quando eles pediam, mas veja que revelava também a quem mais estivesse realmente interessado. Há uma passagem que fica evidente o Senhor esclarecendo uma parábola para algumas pessoas que estavam com eles, ou seja, revela, como já disse, a quem busca a verdade: ““Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze começaram a lhe fazer perguntas a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu”Marcos 4:10-11 

 Os religiosos da época de Jesus, por exemplo, cometeram o erro de não aceitarem o paradoxo de que Jesus poderia ser humano e ser Deus ao mesmo tempo. Isso, mesmo eles tendo conhecimento das inúmeras profecias do Antigo Testamento que detalhavam a vinda de Jesus. 

 Vejamos mais alguns aparentes paradoxos encontrados na Bíblia: Quando estou fraco, então sou forte ( 2 Coríntios 12:10 ) Quando estamos fracos, por qualquer tribulação, e que Deus atuar mais poderosamente em nosso socorro, então somos forte 

Quem encontrar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á. ( Mt. 10:39 ) 

No contexto desta passagem Jesus mostra que quem ama mais esse mundo, ou sena, que se apega demais a esta vida aqui, está menosprezando a vida eterna. Veja essa passagem: “… vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4 …

Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; Marcos 10:43. O próprio Senhor Jesus deu o exemplo pois veio para servir. 

 Portanto, por termos nascido de novo, precisamos fazer nossa parte buscando e nos esforçando para compreender essa nova linguagem que retrata a cultura do reino de Deus. E se nos dedicarmos ao livro Sagrado, como uma criança na escola, o magnífico e paciente professor Senhor Espírito Santo irá aos poucos abrindo nosso entendimento Espiritual.

 Para Deus o paradoxo não é impossível como é aos olhos humanos, pois para Ele não há impossível. Portanto passar por tribulação e se alegrar, como diz o versículo inicial, parece incompatível, mas é na tribulação que podemos ver a mão milagrosa de Deus agindo a nosso favor. É na enfermidade, na dificuldade financeira, na perseguição, no impossível para nós, que podemos ver os milagres. Quando estamos no deserto precisamos de milagre. Com Ele pode-se atravessar o mar andando; bem como pode-se andar sobre as águas como se fosse na terra; o pão, o alimento, cai do céu e não vem da terra; ainda pão e peixe se multiplicam; o cego enxerga; o surdo ouve; o mudo fala; o paralítico anda; o morto ressuscita…  

Eis um paradoxo de Jesus: ““Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” Mateus 16:24 NVT. Isso é um paradoxo, porque, na visão do mundo, quem quer seguidores promete o sucesso, promete o pódio e não cruz. Há uma passagem em que os ouvintes não suportaram as palavras duras de Jesus, o abandonaram. E ele perguntou aos seus discípulos se eles também não queriam ir. (João 6:66-67). Também, Jesus para nos dar a vida eterna, se prontificou a morrer, e, esse fato, aos olhos humanos, parece um paradoxo. Poderíamos ficar aqui falando dos inúmeros aparentes paradoxos Bíblicos, mas o principal deles é a vida de Jesus que sendo Deus, se fez como o mais humilde dos mortais. 

 Portanto, a Palavra de Deus é apta a nos ensinar. Que tenhamos empenho e dediquemos tempo em estudá-la, como uma criança na escola. E que possamos a cada dia, com dedicação, darmos mais passos no conhecimento da verdade que liberta e, consequentemente, na nos sa santificação e que o Senhor Espírito Santo nos traga sempre revelações da vontade de Deus para nós. Em nome de Jesus! 

 Obrigado Senhor pela Tua Palavra, carta escrita para nos orientar e confortar. 
Amém! Glória a Deus