Bullying, fake news, relativismo, meias verdades, mentiras

Há alguns anos, fazia parte mais constante do vocabulário popular a palavra bulir, que pode significar mexer, tocar, zombar… Um aluno dizia, por exemplo, professora, o fulano está bulindo comigo, ou então dizer, alguém buliu nas minhas coisas.

Hoje em dia, essa palavra ganhou status e conotações muito perversas. Passou a ser mais usada a palavra bullying, que  é um comportamento agressivo e repetitivo de um indivíduo ou grupo hostilizando com zombaria e perseguição contra alguém. Podem ser provocaçōes verbais ou mesmo ataques  físicos, tendo a intenção de atingir negativamente outra pessoa, tentando diminuí-la em seus aspectos morais, emocionais ou físicos. 

Infelizmente, esse mal é tão disseminado por satanás, que encontramos até dentro da igreja pessoas com essa atitude, contrariando os princípios cristãos que pregam o amor, o perdão e que devemos até mesmo considerar o próximo superior a nós e não tentar menosprezá-lo. Lembremo-nos de que o nosso semelhante é alguém criado à imagem e semelhança de Deus, e zombar dela é ofender o seu criador. Essa só pode ser atitude de quem ainda é descendente de Adão, que ainda não nasceu de novo, ou como disse Paulo, “são crianças em Cristo”, e Paulo diz também: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:3-4.” 

Devemos ter extremo cuidado com nossas palavras. Ao abrir nossa boca que seja sempre para abençoar. A Bíblia diz que nós seremos julgados por nossas palavras: “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados. Mateus 12:36-37

Assim como Deus usou da palavra para criar o mundo, também Jesus usou da palavra para abençoar; Satanás, imitador, usada palavra, da mentira, para tentar desmerecer a obra do Senhor. E usa muito o recurso, da zombaria contra a obra prima de Deus através de fake news, relativismo e mesmo com mentiras dissimuladas como verdade, disfarçadas, às vezes, de brincadeira. O bullying, de um modo geral, não é inocente e sim perverso, até maligno.Veja o que Provérbio diz: "Como o louco que solta faíscas, flechas e morte, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: 'Eu estava brincando!” Pv 26:18-19


A zombaria,  o escárnio, principalmente contra o povo de Deus, é levada muito a sério pelo Senhor. Satanás, o pai da mentira, foi o  primeiro a usar usar fake news no céu, acusando Jó de ser interesseiro que praticava o bem só para ser abençoado. Como consequência sabemos que Jó sofreu muito por causa desse bullying, mas Deus deu-lhe a vitória final. O pai da mentira é tão atrevido que tentou difamar até  Deus. Ele disse para Eva que Deus estava mentindo quanto ao resultado de comerem do fruto proibido. Estava sugerindo que Deus fora falso, ao dizer que morreriam e que o Senhor não queria que fossem igual a Ele. E as consequências maléficas dessa mentira, todos nós sabemos e sofremos. 

Devemos nos lembrar que essas atitudes não são privilégio só dos jovens, mas também de adultos irresponsáveis e egoístas. O bullying, a ofensa tramada, está arraigada profundamente nas diversas camadas sociais, como nas faculdades, nas redes sociais, no trabalho, na família e de um modo acentuado, em parte da mídia e nos meios políticos. Usa-se de falsidades, inventam-se mentiras, tramam meias verdades e manipula-se palavras para prejudicar alguém. Dizem que numa guerra a primeira morte é a da verdade. Basta lembrar que os nazistas, usando de mentiras, faziam acusações negativas e infundadas aos judeus, que eram, na verdade, baseadas no preconceito.

Esse mal é tão disseminado que vem desde os tempos bíblicos. Mesmo que o termo bullying não esteja explícito na Bíblia, há várias passagens que mostram  situações de assédio moral, discriminação e violência que podem ser consideradas formas de bullying. Aqui estão algumas delas:
Jovens zombam, desprezam e chegam a cuspir em Jó por sua idade e falta de status. (Jó 30:1-14)
 Davi é criticado e ridicularizado por seu irmão mais velho, Eliabe, por querer enfrentar Golias. (1 Samuel 17:28-30)
Golias ridiculariza Davi e o chama de "menino" e "cão". Ele zomba da aparência de Davi e tenta intimidá-lo antes da batalha. (1 Samuel 17:42-44)
Caim ataca e mata Abel por inveja e ressentimento. Esta é uma forma extrema de bullying, que mostra como a inveja e a raiva podem levar à violência. (Gênesis 4:8)
 Os irmãos de José o invejam e o vendem como escravo para se livrar dele. Eles zombam e o desprezam, o que mostra como a discriminação e a exclusão podem ser formas de bullying. (Gênesis 37:18-28)

Poderíamos citar outros casos, mas vamos nos ater a mais dois. O primeiro é  quando um grupo de jovens zomba do profeta Eliseu dizendo sobe ou suma careca. Em resposta, Deus envia duas ursas que atacam os jovens e matam 42 deles. (2 Reis 2:23-24). Esses jovens, segundo comentaristas, não zombaram de Elizeu de graça. Eles eram de Betel, o centro religioso idólatra e provavelmente sabiam que o profeta não aprovava o modo de vida deles.  Ao chamá-lo de calvo demonstravam desrespeito ao profeta e a sua mensagem. Aqueles jovens provavelmente repetiam o que haviam aprendido. É muito suspeito haver tantos jovens reunidos agindo agressivamente. Veja que alguns deles, não todos, morreram, portanto eram muitos, pois ficaram outros. Quando agimos com cinismo para com líderes religiosos, estamos dizendo que Deus errou ao enviá-los. Podemos, sim, questionar atitudes de quem quer que seja, mas com amor e não com humilhação. A zombaria desses jovens era uma afronta direta a sua autoridade divina.

Por saber dos males que o bulling pode causar, é que o Senhor toma atitudes radicais contra quem o pratica. Como o que aconteceu com jovens que zombaram de Eliseu. Temos também que Deus castigou povos que zombaram de Israel quando esse estava em dificuldades. Deus destruiu os Amonitas porque zombaram quando a terra de Israel foi arrasada e Judá foi para o exílio (Ez 25:3). O mesmo aconteceu com Moabe e Seir que também zombaram (Ez 25:8) e também destruiu Tiro pela mesma razão ( Ez 26:2,6). (Para maiores detalhes veja Ezequiel 25, 26 e 27).

Poderíamos falar de outros casos que podem ser considerados bullying na Bíblia, como as inúmeras perseguições ao apóstolo Paulo, mas lembremo-nos de Jesus que sofreu humilhação verbal e física até a morte, mesmo tendo feito só o bem. Portanto, se passarmos por perseguições, não carreguemos o fardo de acharmos que somos realmente inferiores,  de que merecemos, que somos culpados ou desajustados. 
Tendo em vista o que vimos, concluímos que quem pratica o bulling pode estar fazendo tanto mal que seja culpado de infelicidades, separações,  doenças e até mortes. Portanto, se você foi uma das vítimas desse terrível mal, saiba que quem praticou isso foi usado por satanás. Ore para que o Senhor tenha misericórdia dessa pessoa, ou dessas pessoas, e saiba, que, como Jó e Jesus, o Senhor lhe dará a recompensa.
Portanto, cuidemos para que não sejamos também agente desse ato injusto. Logo, que Deus nos ajude para que sempre usemos nossas palavras para criar, para dar vida, abençoar e nunca para amaldiçoar. E, se alguma vez, fizemos o contrário, que o Senhor tenha misericórdia e nos perdoe.
Em nome de Jesus! e alguma vez, fizemos o contrário, que o Senhor tenha misericórdia e nos perdoe. Em nome de Jesus!