POR QUE PASSAMOS POR TRIBULAÇÕES?

Será que coisas boas acontecem com pessoas boas e coisas más acontecem com pessoas más? 

Algumas pessoas, ao se converterem a Cristo, acreditam que daí em diante estarão livres de problemas, até mesmo de doenças. Mas essa não é a realidade. Passamos por tribulações, mas o Senhor nos livra. A própria Bíblia afirma isso: “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;”. Salmos 34:19 NVI.

Deus, pai amoroso, quer sempre o nosso bem. Deseja que sejamos prósperos e felizes, mas existem circunstâncias, como está registrado em Deuteronômio vinte e oito sobre bênçãos e maldições, que podem determinar os acontecimentos em nossas vidas. Vamos então refletir sobre as tribulações à luz da Bíblia. 

Com a queda de Adão e Eva, rejeitando a orientação de Deus e se aliando à enganosa serpente, o mal entrou no mundo, porque satanás veio para matar, roubar e destruir. 

Com essa rejeição o ser humano rompeu com Deus e se aliou a satanás, e mesmo assim, o Senhor por seu amor e infinita misericórdia, nos estendeu a mão e nos reconciliou consigo mesmo, através de seu filho Jesus: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,” 2 Coríntios 5:18 NVI e  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,”Romanos 5:1 NVI

Contudo, as consequências do pecado, que permitiu a atuação do maligno no mundo, ainda continuam reais, como uma cicatriz por algum acidente, até o dia em que Jesus, finalmente, porá um fim a isso. 

Portanto, por causa da imperfeição que entrou no mundo, Deus permite circunstâncias negativas para correção de rota nas nossas vidas, ou para cumprir projetos de Deus. Vejamos, então, alguns aspectos que podem servir de gatilho para desencadear tropeços para nós:

PARA NÃO ATRAPALHARMOS A OBRA DE DEUS: A Bíblia diz que o rei Josias  “…fez o que era reto aos olhos do Senhor…” (2ºReis 22.1-2); mas ele cometeu o erro de atrapalhar a obra de Deus. Quando o rei do Egito, Neco, partiu para guerrear contra Carquemis, o rei Josias se preparou para interceptá-lo, e Neco mandou dizer a ele que estava a serviço de Deus e que não se opusesse a Deus, senão teria consequências “… guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que não te destrua…” 2ºCron 35.20-24. Josias não deu ouvido e saiu a guerrear contra Neco e acabou morto.

Disciplina (punição e correção): A tribulação pode ser uma forma de Deus para nos disciplinar quando cometemos algum erro. Em números doze temos o relato das críticas que Arão e Miriã estavam fazendo a seu irmão Moisés por ele ter se casado com uma mulher Etíope e consideravam também que Deus não falava somente através de Moisés , mas através deles também. Deus não se agradou disso e Miriã acabou leprosa até que Moisés intercedeu por ela. 

FALTA DE FÉ: Jesus, quando esteve em sua terra natal, Nazaré, encontrou muita incredulidade pelo fato dele ter nascido e vivido ali desde criança. A falta de fé deles impediu que fossem realizados muitos milagres ali: “E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.” Mateus 13:57-58 NVI

 PROJETOS DE DEUS: o Senhor nosso Deus tem projetos aqui na terra, e, muitas vezes, ao nos usar para realizá-los podemos passar por tribulações. Podemos nos lembrar de Jó que passou por muitas aflições para Deus provar que ele (Jó) não era um interesseiro. Outro que passou por tribulações foi José. Ele foi vendido como escravo para o Egito, onde, finalmente, alcançou grande sucesso e pode ajudar sua família em época de fome. José mesmo reconhece que Deus permitiu que ele fosse para o Egito para ajudar sua família na crise de alimentos que estava por vir. 

Podemos citar ainda que a tribulação pode ser para a glória de Deus (Jo 9.1-7); para a nossa correção (He 12.5-8); para nos aperfeiçoar (Juízes 3.1-2); por causa de pecado e desobediência (Jo 5.14 e Dt 28.20-22) e para que não nos ensoberbeçamos. Foi o que aconteceu com o espinho na carne de Paulo (2ºCo 12.7-10).
No Salmo 107:17-20, vemos claramente a DESCRIÇÃO dos pecados cometidos pelo povo: “…rebeldia e maldades…”. Mostra também as CONSEQUÊNCIAS desses atos: “tornaram-se tolos… Sentiram repugnância por toda comida e chegaram perto das portas da morte”.  Finalmente, destaca o tratamento, ou seja, a cura para o pecador: “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.

O que vimos foram apenas algumas lutas que podem nos envolver nessa nossa jornada para a terra prometida,. Contudo, sabemos que não estamos desamparados, pois somos orientados pela palavra de Deus e especialmente guardados e dirigidos pelo Senhor Espírito Santo. Veja o que Jesus disse: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33 ARC
Amém! Glória a Deus!