BATALHA ESPIRITUAL

Quando pensamos em batalha espiritual, temos, no meio evangélico, duas visões. Ou seja, aqueles irmãos, ou mesmo igrejas, que vêm atuação do satanás e seus asseclas em tudo de ruim que acontece. Por outro lado, temos aqueles céticos que acreditam que, com a morte e ressurreição de Jesus, satanás foi vencido e estamos livres dele.

No livro de atos, temos o relato da atuação de satanás quando o apóstolo Pedro disse para Ananias que satanás havia enchido o coração dele, Ananias, para que mentisse ao Espírito Santo. E imediatamente Ananias caiu morto. Na sequência, quando a esposa dele chegou, não sabendo  da morte dele, veio e confirmou a mentira do marido para Pedro, também acabou morrendo (At 5.3-10). 

Paulo acreditava firmemente na atuação de satanás e no mundo dos espíritos: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Efésios 6:12. Nossos inimigos constituem um exército poderoso de Principados, potestade e dominadores deste mundo tenebroso que quer derrotar a igreja de Cristo. Desde o momento que aceitamos Jesus, eles se tornam nossos inimigos. Por isso que Paulo, no livro de Efésios (6.10-20), nos ensina sobre como nos revestirmos de toda armadura de Deus, para vencermos o inimigo. 

Alguém já disse que Satanás vai à igreja. Disfarça de crente: “Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.” 2 Coríntios 11:14

Ele e sua turma são atrevidos, pois ousou tentar até Jesus. Ele e seus subalternos humanos ou espirituais, procuram se infiltrar no corpo de Cristo para matar ministérios. A igreja não pode ser destruída, mas ministérios sim. Procura dividir, infiltra principalmente nos pequenos grupos, como célula, reunião de oração, grupos de louvor, etc. Promovem a ambição financeira, incentivam a disputa por cargos, explorando a soberba, vaidade, e a inveja. Paulo adverte em Filipenses para essas situações: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” Fil 2.3-4 e também “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho”.  

Uma de suas estratégias preferida é causar divisão lançando boatos tentando desmoralizar pastores e líderes. Isso sob o manto de espiritualidade. Alguém diz que Deus me revelou agora que o pastor é satanista, o pastor está em adultério, estão desviando dinheiro, etc. Mas não contem para ninguém, vamos orar: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, “Romanos 16:17
Precisamos estar cientes que nosso aniversário é poderoso, mas não tem todo poder. Ele é líder de um principado, portanto é chamado por Jesus de “…príncipe do mundo” (João 14.30). Portanto, ele e Príncipe, mas Rei é o Senhor Jesus. Para exemplificar, lembremos de que para tocar na vida de Jó, ele teve que ter a permissão de Deus, mesmo assim não podia tirar-lhe a vida. É como um cão raivoso, mas preso numa coleira, colocada por Jesus. Ele só vai até onde lhe é permitido.
Para confirmar que não estamos desamparados, vamos lembrar da passagem em que Nabucodonosor enviou um exército para prender um só homem de Deus, Eliseu. O jovem auxiliar dele, quando levantou de manhã e viu aquele imenso exército com carros, cavalos e cavaleiros ficou apavorado. Eliseu, então, fez uma pequena oração a Deus para que abrisse os olhos dele para que enxergasse a realidade espiritual. Logo ele viu que o exército de anjos que estavam guardando os dois era muito maior e mais poderoso: Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles: “Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” 2 Reis 6:16-17

Poderíamos ainda refletir sobre inúmeras passagens da Bíblia em que houve a intervenção de Deus pai, Jesus e o Espírito Santo guardando o seu povo, e mesmo gentios, dos ataques de Satanás. E isso tem se repetido através dos séculos no meio da igreja.
Portanto, rogamos ao Senhor nosso Deus que abra nossos olhos espirituais para que possamos enxergar os lobos que buscam devorar o seu povo, e estejamos conscientes de que, nosso inimigo, apesar de ser invisível,  poderoso e experiente por ter muitos anos de existência, e também por ter muitos auxiliares; estejamos tranquilos caminhando por fé. Veja o que disse o apóstolo João: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.1 João 4:4”.
Amém! Glória a Deus!