ESTAMOS EM GUERRA 

CONSCIÊNCIA DA BATALHA

O primeiro passo para perder uma guerra é ignorar que estamos em guerra, ou seja, ignorar inimigo. A Bíblia alerta para essa verdade de que nós temos um inimigo, com suas hostes, batalhando diariamente para nos derrotar: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.”1 Pedro 5:8-9 NVI

Portanto os versículos acima nos advertem que devemos estar alertas e vigilantes, porque temos um inimigo poderoso como um leão querendo nos devorar. Ele diz que devemos resistir a ele, e permanecermos firmes na fé. Precisamos, então, assumir posição de batalha.

Contudo, não devemos temer o rugido do nosso adversário porque é só barulho,  pois “maior é o que está em vós, do que aquele que está no mundo” (1º João 4.3). 

ARMADURA DE DEUS

Paulo, ciente disso, recomenda que nos revistamos da armadura espiritual, ou seja, armadura de Deus. Provavelmente Paulo estava preso em Roma, guardado por soldados romanos usando armadura, e isso é que pode tê-lo levado a escrever para nós, soldados do exército de Deus,  sobre a necessidade de usarmos a armadura de Deus: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”Efésios 6:10-13. Portanto, a armadura recomendada por Paulo é espiritual porque nossa guerra é espiritual. 
Lembremos de que satanás tentou ludibriar até Jesus, quanto mais nós. 

Na carta ao Efésios (6. 11-18) Paulo faz um paralelo entre a armadura espiritual que Deus nos deu para essa batalha, comparando com a armadura de um soldado. 

No verso quatorze, ele diz que devemos, em primeiro lugar, sermos firmes, ou seja, convictos de que temos a palavra da verdade e fomos justificados. Ele diz, também, que devemos vestir a couraça da justiça. A justiça de Deus é uma verdadeira couraça, e Jesus é quem nos justifica e protege.

Nos exorta, no verso quinze, a que diligentemente avancemos sobre as hostes do inimigo, ou seja, dos perdidos, e proclamemos o evangelho da paz, da reconciliação com Deus, quebrada no Éden. Através do sangue de Jesus, foi aberto o caminho da reconciliação, da salvação: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” Colossenses 1:20

Paulo nos convoca, verso dezesseis, a permanecermos firmes na fé de que nosso general, Jesus, é invencível. Paulo sabe que o maligno não nos toca, mas pode atirar setas,  tentações, levantando pessoas e situações contra nós para nos armar ciladas. A fé em Jesus é o escudo que nos protege. 

No verso dezessete nos adverte a usarmos o capacete da salvação. Ele sabe que nossa mente é o principal campo de batalha espiritual. Precisamos estar sempre conscientes de que, mesmo que a batalha esteja acirrada, a nossa salvação, em Jesus, é certa. Nesse verso, ele também nos incentiva a usarmos, a única arma de ataque, a espada do espírito, ou seja, a palavra de Deus. Precisamos, portanto, conhecer e manusear com eficiência essa poderosa arma espiritual.

No verso dezoito, Paulo nos lembra da importância de constante oração e súplica.   É através da nossa constante conversa com o Senhor que vamos conseguir força e saber de estratégias para a vitória. 

 DIA MAU

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Efésios 5:15-16 NV

Paulo nos adverte que Satanás aproveita quando estamos passando por momentos difíceis e estamos enfraquecidos, para tirar proveito e nos atacar. Ele tentou isso com Jesus no deserto. Sabendo que Jesus estava terminando um jejum de quarenta dias, disse a Ele que transformasse pedras em pão e Jesus respondeu a ele com a Bíblia: “…nem só de pão viverá o homem”. Qual é a nossa fome que Satanás quer satisfazer? Dinheiro? Sucesso? Poder? Ou o que mais? Estejamos sempre prontos a responder a ele com a Palavra de Deus.

Quando minha esposa faleceu, minha filha mais nova tinha nove anos e ficou muito abalada. Satanás se aproveitou disso e ela começou a ter visões de uma menina dentro de casa. Orei com ela, e Deus, na sua misericórdia e poder, expulsou aquele demônio e ela nunca mais teve visões. Ela também começou a ter problemas de saúde constantemente. Certa noite, ela estava com muita febre, orei por ela em silêncio e pedi a Deus que a cobrisse com o sangue de Jesus e logo, em seguida, ela, delirando falou “está tudo vermelho”. Dai a pouco ela melhorou. Devemos, pois, orar sem cessar para que estejamos preparados para enfrentar a batalha nos dias maus.

Portanto, comportemos com coragem e confiança em Deus, cientes de que já somos vitoriosos, como disse o valoroso guerreiro rei Davi: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”  Salmos 23:4

Amém