DEUS USA PESSOAS SIMPLES E SITUAÇÕES INUSITADAS PARA CUMPRIR SEUS PROPÓSITOS 
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. 1 Coríntios 1:25-29

Os líderes religiosos judaicos prenderam Pedro e João depois que Deus curou um paralítico através deles e por estarem pregando que Jesus ressuscitara. No dia seguinte foram levados ao Sinédrio para serem interrogados, quando as autoridades viram a confiança e a ousadia de Pedro e João, apesar de serem homens [comuns] incultos e inexperientes, ficaram surpresos e começaram a reconhecer que haviam estado com Jesus. E vendo o homem que havia sido curado ali com eles, nada disseram em resposta e acabaram soltando-os. Atos 4:13-14 AMP

Pode ser que Deus use pessoas comuns em situações que parecem insignificantes para cumprirem Seus propósitos. Provavelmente, Deus,  faça isso por uma questão didática. Ou seja, para mostrar aos homens o Seu poder, que a aparente fraqueza ou loucura de Deus são muito mais fortes e sábias do que qualquer sabedoria humana. isso serve também como advertência para nós afim de que não venhamos a acreditar nos “sábio” desta era, quando querem contestar a Deus, e até mesmo a existência do Senhor. Isso fica bem claro nos versículos iniciais deste texto. 

Continuando com a sua didática, Deus,  leva os homens a entenderem que, mesmo que sejam pobres, idosos, sem instrução, doentes, enfim, aqueles que, às vezes, podem ser considerados párias para a sociedade, mas para Deus eles têm um valor imensurável e podem ser usados de um modo tremendamente poderoso. Portanto, a aparente loucura ou fraqueza de Deus, servem, na verdade, para provar o grande poder do Senhor.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas e situações aparentemente insignificantes e até estranhas que Deus usou para concretizar seus propósitos:
 Abrão e Sara: já velhos e Sara sendo estéril  deram origem a uma grande nação;
Noé: foi usado para construir a arca para salvar o mundo, apesar da bebida;
Moisés: já velho, gago, foragido da justiça e Deus o usou para libertar os Israelitas do Egito;
José: chamado José do Egito, rejeitado pela maioria dos seus familiares, tornou-se poderoso no Egito e pode livrar Israel e o Egito da fome;
Maria: uma adolescente, vivendo numa cultura extremamente machista, não hesitou em dizer sim e veio a ser mãe de Jesus.

Poderíamos falar ainda de muitas outras pessoas 
aparentemente improváveis e que foram usadas por Deus: Raabe, uma prostituta; Jonas, desobediente; Ester, órfã adotada; Paulo, perseguidor dos Cristãos; Pedro e a maioria dos apóstolos, pessoas sem instrução. Inúmeras outras pessoas e situações inusitadas poderiam ser citadas. Mas vale lembrar que Deus usou a mula de Balaão que falou e impediu o profeta de fazer o que não devia. Pode-se perceber nessa passagem referente à mula de Balão a ironia de um animal impedir um ‘sábio” profeta de errar. 

Quando observamos a criação do ser humano, vemos que Deus o fez da maneira mais simples. O homem, a obra prima de Deus, foi criado do pó da terra e não de algum mineral nobre como pedra preciosa ou ouro. Por outro lado, quando Deus resolveu abençoar a humanidade de uma forma incomparável, Ele mesmo se fez  semelhante ao homem anteriormente criado do pó da terra. Jesus nasceu numa manjedoura, veio de uma família simples, tanto assim que seus conterrâneos se escandalizavam dele. Ele confundiu os sábios deste mundo porque, aparentemente sendo um qualquer, realizava feitos e dizia coisas que só eram possíveis a um Deus. 

Veja bem, Deus não é contra a sabedoria ou o conhecimento, tanto assim que temos na Bíblia muitos homens assim que serviram a Deus:  Paulo, Salomão, Davi, os profetas, etc. Deus é sim contra aqueles que usam da sua “aparente sabedoria” para humilhar, dominar e manipular as pessoas.
 
Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos dê humildade, conhecimento e sabedoria divinos.
Em nome de Jesus! Amém