VOCÊ DORME EM PAZ?!

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?       Salmos 27:1


Portanto, como já disse em outro artigo, Deus vai nos revelando os seus atributos e cuidado conosco, à medida que caminhamos com Ele e meditamos na sua palavra. 

“Mas  o que significa a palavra atributo?
A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. Como estamos falando de “atributos” podemos também dizer “qualidades de Deus”. 

Durante o processo de recrutamento de um trabalhador, por exemplo, além dos conhecimentos e experiências profissionais dos indivíduos, também são observados os chamados “atributos pessoais” dos candidatos a determinado cargo. Portanto, Deus, que ocupa o “cargo” de nosso amado pai, tem atributos, ou seja qualidades incontáveis e inigualáveis de um pai extremamente amoroso, pertencentes à natureza de Deus. 

Por tudo que Ele tem feito por nós e pelo que já fez pelos nossos antepassados, e que nos foi revelado na Bíblia, certamente podemos viver tranquilos e confiantes. 

Para que possamos conhecer um pouco mais  o nosso Deus, nosso querido pai, e nos tranquilizarmos, vejamos alguns atributos e promessas do Senhor. 
Deus é:

Abençoador: Sl 5.12 e 37.22
Alegre: Jo 15.11 ;  Dt 14.26; Je 32.41; Ne 8.10
Amor: Deus é amor - 1º Jo 4.8,16; transbordante de amor -Sl.145.8-9; tem amor leal eterno - Sl 100.5; cheio de amor - Sl 103.8; 
 Bondoso em tudo que faz: SL 145.17; bom para todos - Sl 145.8-9; assaz (muito) benigno -Sl 103.8
Compassivo com todas as criaturas- - Sl.145.8-9
 CONFIÁVEL: Não decepciona quem nele confia - Sl 25.3
Defende os oprimidos - 103.6
É puro de olhos - Hab 1.13
É bom - Sl 100.5
É nossa luz - Sl 27.1
Fidelidade: Deus é fiel- 2º Co 1.18; Sua fidelidade permanece por todas as geraçōes: Salmos 100:5 NVI
Grandeza ilimitada (onisciente, onipresente, onipotente) - Sl 145.3
 Humilde - Mt 11.29
Inimigo dos nossos inimigos - adversário dos nossos adversários - Ex 23.22
 Justo (aparece 361 vezes): Sl 116.5;  Sl 119.137; Dt 32.4
Leal: Sl 100.5
Longânimo - Sl 103.8
Maravilhoso Conselheiro - Is 9.6
Misericordioso (aparece 235 vezes) -: Sl 145.8-9; sua misericórdia dura para sempre - 1º Cron 16.34; Rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou - Ef 2.4; …O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.     Miquéias 7:18
 Manso - Mt 11.29
Onipotente -Sl 91.7 - Fez o mundo -Je 10.12
Onipresente - Sl 139.7-8
Onisciente - Sl 33.13-15
 Paciente -Sl 145.8-9; Sl 86.15, 2 Pe 3.9
 Paz: é de paz -Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de Paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.  Jeremias 29:11; Príncipe da paz- Is 9.6; 
Perdoa nossos pecados e nos cura - Sl 103.3
Protetor - protege seus filhos - Ex 23.20
Rancor - Não guarda rancor - Sl 103.9
 Rico em graça (benevolência) -  Sl 86.5
Santo- Lev 19.2; Sl 199.3
Soberano e Não faz acepção de pessoa: Dt 10.17; Col 3.25; 2º Cro 19.7; At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9; 1º Pe 1.17
Tem uma mente - Rm 11.34; 1ºCo 2.16
Todo-poderoso - Gen 17.1

Recomendo ler o salmo cento e três que fala sobre muitos atributos de Deus, especialmente o verso dez, que diz o seguinte: “não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.” Em outras palavras, nesse versículo, o Senhor diz o seguinte: na sua misericórdia não nos dá o que merecemos e na sua graça nos dá o que não merecemos

Veja o que disse Carl Gustav Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica cujo trabalho tem sido influente além da psiquiatria, na psicologia, na ciência da religião, na  literatura e em áreas afins: Tudo o que eu aprendi me levou passo a passo para uma convicção inabalável da existência de Deus. Eu só acredito no que eu sei, o que elimina acreditar. Portanto, eu não tomo a sua existência na crença – Eu sei que ele existe (. Sands 1955, p 6).

Portanto, pelo que vimos, dessa amostra parcial de quem é nosso Deus, sabemos que podemos descansar em paz e segurança na tribulação, podemos também deitar a noite e saber que Ele nos guarda: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.    Salmos 4:8”

A prova incontestável de que Deus não nos ama só de palavras e quer nos salvar foi ter enviado Seu filho Jesus para sofrer, ser humilhado e morrer em nosso lugar para salvar todo aquele que nele crê.

Nós vimos acima que um dos atributos de Deus é ser compassivo, é compaixão é empatia, ou seja, é colocar-se no lugar do outro. Foi o que o Senhor fez através de Jesus. Desceu e veio à terra para se colocar em nosso lugar. 

Esse é o nosso Deus, ou melhor, é apenas uma fagulha da grandiosidade que é o nosso Deus. E nós, quem somos nós? Nós somos filhos desse Deus e devemos incansavelmente buscar sermos cada vez mais imitadores dele, como disse Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.1 Coríntios 11:1 e Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados Efésios 5:1”

Que privilégio ter um pai tão grandioso, por isso precisamos nos esforçar para corresponder esse imenso amor e cuidado, mesmo com nossas limitações.
Glória a Deus!
Amém!