DEVEMOS PRATICAR BOAS OBRAS “SÓ” AS ESCONDIDAS, A NOITE? 


1. Tenham o cuidado de não praticar suas “obras de justiça”  (boas obras) diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. 
2. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. 
3. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, 
4. de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.  Mateus 6:1-4

Jesus começa com uma advertência, “tenham cuidado” para não praticarmos boas obras diante dos outros para sermos vistos. Ele não está dizendo que não podemos praticar boas obras diante dos outros. É claro que podemos praticar as boas obras em público, desde que o objetivo seja o amor ao próximo e a Deus.

Ele não adverte que as pessoas não podem saber das nossas boas obras, ou seja, boas obras da igreja. Ele está advertindo que essa não deve ser a nossa motivação, ou seja, o exibicionismo. Ainda no caso da esmola, o segredo pode ser para não humilhar a pessoa ajudada. É importante fazer a coisa certa pela motivação certa, e não por promoção pessoal.

Essa passagem que estamos estudando, se mal interpretada, pode trazer prejuízos para a expansão do Reino de Deus, pois muitos podem pensar que é errado exaltar  as boas obras da igreja, ou dos seus membros em particular. Acham que devemos mantê-las em segredo, enquanto que, infelizmente, quando acontece algum escândalo na igreja, praticamente todo mundo fica sabendo. Ao praticarmos, ou falarmos de boas obras, tudo depende do propósito para que você está fazendo isso. 

O próprio Senhor Jesus diz que devemos ser luz para o mundo, ou seja, que o mundo deve ver nossas boas obras: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”  Mateus 5:16.  A luz é para ser vista. É para brilhar. O brilho da igreja é que atrai os pecadores, portanto, a igreja não deve viver em trevas, se ocultando com uma falsa modéstia. Tanto assim, que Jesus não diz se você der esmolas, mas quando você der esmolas. Praticar boas obras não é uma opção, mas uma característica do verdadeiro cristão. Portanto, o que é tratado aqui é qual o propósito de deixarmos o mundo saber de nossas boas obras, se para aparecermos, ou para que Jesus brilhe.

Logo, as transformações, bênçãos ou qualquer boa obra em nossa vida devem ser consequências de buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus, e não buscarmos em primeiro lugar estabelecer nosso reino diante dos homens. Por isso Jesus começa sua fala com uma advertência: “tenham o cuidado ao fazer o bem”. 

Quando você posta alguma coisa santa na internet e depois corre para ver quantas curtidas foram dadas, você está preocupado em se sentir orgulhoso, vaidoso, ou é porque você quer saber quantas pessoas foram abençoadas, e, quem sabe, transformadas por aquela postagem?

Se continuarmos a leitura desse capítulo um pouquinho mais adiante vemos que Jesus citou três boas obras que são, dar esmolas, orar e jejuar. Para que a igreja e o mundo sejam impactados e queiram seguir o nosso exemplo, é preciso que tenham conhecimento do que Deus está fazendo no meio do seu povo. Isso só é possível se for falado, como já disse, com a motivação certa, é claro. 

Um pai ou uma mãe podem ensinar seus filhos, ou outros familiares,  a respeito da transformação que Cristo fez em suas vidas através do exemplo. O mesmo ocorre dentro da igreja, ou seja, como que os líderes podem convocar a congregação para participar das obras sociais, sem mostrar o que está sendo feito. Fica uma advertência para os desertores, ou seja, os desigrejados, precisam entender que a igreja é o lugar em que aprendemos como devemos ser e como não devemos ser. Isso através da convivência com os irmãos.

E, também, o mundo precisa ver em nós a diferença. Se não souberem do que a igreja está fazendo de bem no meio da sociedade, ficam achando que os “crentes estão dando dinheiro para o pastor enriquecer”. Satanás usa isso para cegar muitas pessoas quanto a obra santa da igreja. Precisamos abrir-lhes os olhos, deixar a luz de Cristo brilhar. Sabemos  que o exemplo não é a melhor maneira de ensinar, é a única.
Que o Senhor nos ajude, através do seu Santo Espírito, a sermos sal e luz para o mundo.
Amém! Glória a Deus!