DEVEMOS SER EXEMPLO PARA O MUNDO

15para que vos torneis puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, vivendo em um mundo corrompido e perverso, no qual resplandeceis como grandes astros no universo Fil 2.15

“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele.” 1 Pedro 2:12 NVI

Que tipo de evangelista você é? Você é um apologista intelectual? Você usa as Escrituras do Antigo Testamento, por exemplo, para persuadir as pessoas, como o apóstolo Paulo fez? Ou você é um compartilhador de testemunhos? Como a mulher samaritana depois do encontro com Jesus . Ou você é do tipo que ama servir aos outros? Como o bom samaritano?  Ou você é o oponente direto? Você bota o terror e diz para o perdido: “Você está a caminho do inferno, a menos que aceite a Jesus.” Ou você prefere falar do amor de Cristo? Não importa  o seu estilo. O que não podemos ser é da polícia secreta de Jesus, pois os olhos do mundo estão sobre nós. Somos a única Bíblia que o não crente lê. Poderíamos dizer, lamentavelmente, que até muitos que se  dizem cristãos são também assim, ou seja, têm suas vidas baseadas no comportamento de outras pessoas. Portanto, precisamos obedecer à Palavra de Deus e dar evidência de que somos verdadeiramente salvos. Esta é uma maneira poderosa de motivar os outros.

Jesus dava exemplo do que pregava. Lavou os pés dos discípulos para dar exemplo de humildade. Para dar exemplo de perdão, perdoou os seus crucificadores na cruz, e assim por diante. Devemos, portanto, viver o que pregamos e pregar o que vivemos.

Vou trazer o rei Davi para a nossa conversa. Ele quis construir um templo para o Senhor, mas o Senhor disse que não, e que quem iria construir o Templo seria o seu filho Salomão, quando o substituísse no trono. Então ele resolveu deixar todo o material necessário para a construção do Templo. Deixou, portanto, a madeira apropriada, muito ouro e tudo mais. Davi fez questão de dizer o quanto ele contribuíra para a construção do templo: Veja o que ele disse: “ 1. O rei Davi disse mais a toda a assembleia: “Deus escolheu meu filho Salomão, e ninguém mais, para essa missão. Contudo, ele é jovem e inexperiente para realizar uma obra tão majestosa, pois esse palácio não é para homens, mas para servir como Casa de Yahweh, nosso SENHOR Deus. 2 Com todas as forças eu preparei para o templo do meu Deus todo o ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e todo o suprimento da melhor madeira para as de madeira; assim como pedras de berilo, ônix, de engaste, de ornato, pedras de várias cores, turquesas, todo o tipo de pedras preciosas e muito mármore. 3Além disso, pelo amor que dedico à Casa do meu Deus, quero neste momento doar do meu tesouro pessoal, ouro e prata para a edificação do templo do meu Deus, afora tudo quanto já destinei como oferta para o templo do santuário. 4Eis, portanto, que ofereço: cento e cinco toneladas de ouro puro de Ofir e duzentos e quarenta e cinco toneladas de prata refinada, para o revestimento das paredes da Casa, 5para os trabalhos em ouro e em prata, e para todos os objetos de arte produzidos pelos artesãos. Agora, quem hoje está igualmente disposto a ofertar suas dádivas a Yahweh, o SENHOR? 1º Cron 29”

É importante notar que Davi não só ofertou, mas fez questão de divulgar que ofertou. Isso serviu de exemplo para as pessoas daquela época e tem servido de exemplo, através dos tempos, para todo o povo de Deus, inclusive para a igreja hoje, pois está registrado na Bíblia eternamente. Contudo, ele deixa claro suas motivações para doar e divulgar. No verso 3 ele diz porque ofertou: “pelo amor que dedico à casa do meu Deus”. Ou seja, ele doou pela motivação correta: o amor a Deus. Já no verso 5 fica evidente que ele registrou isso para motivar os líderes de Israel a contribuirem também, pois ele indaga quem vai fazer o mesmo: “Agora, quem hoje está igualmente disposto a ofertar suas dádivas a Yahweh, o SENHOR?” E deu resultado. Como pode ser visto no verso 6 da mesma passagem: “6Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados da obra do rei deram do que possuíam com generosidade e alegria.” 1º Cron 29.

Um outro exemplo de bom testemunho foi Daniel. Quando seus inimigos tentaram incriminá-lo, não encontraram más obras praticadas por ele: Daniel 6:5: “ Nunca encontraremos nenhuma base para acusações contra este homem Daniel, a menos que tenha algo a ver com a lei de seu Deus ”. Daniel viveu acima de qualquer reprovação diante dos homens. Será que se fizerem um levantamento da nossa vida, não vão encontrar pontos negativos?

O apóstolo Paulo, na defesa do seu ministério, relata algumas boas obras praticadas. Ele cita, dentre elas, o jejum e a bondade como prática dele. Creio que bondade pode ser considerado caridade. Vejamos o que ele diz: “Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito. Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;” 2 Coríntios 6:3-6 NVI. 

Ele toma essa atitude, que fica registrada na Bíblia, como ele mesmo diz, para “ não damos motivo de escândalo a ninguém … para que nosso ministério não caia em descrédito”. Portanto, precisamos, sim, exaltar as boas obras que acontecem no meio do povo de Deus para que o mundo veja o bom exemplo e possa vir a segui-lo. Quem deve ter vergonha dos seus atos são aqueles que estão a serviço de satanás.

A Bíblia registra passagens em que homens de Deus oraram e jejuaram (toda a nação) em situações de perigo, ou buscando proteção e orientação de Deus, onde quer que estivessem, e consequentemente foram atendidos por Deus. Portanto, sabemos que devemos praticar boas obras sempre e em diversas circunstâncias. Contudo, sabemos que devemos orar sempre, em quaisquer circunstâncias, pois a própria Bíblia diz que devemos “orar sem cessar" (1º Tess. 5.17).

Para concluir, em vista do que vimos, podemos destacar três aspectos:
Primeiro, qual deve ser o motivo porque praticamos boas obras? É por amor a nós mesmos, para parecermos santos, ou, verdadeiramente, o fazemos por amor a Deus? 
Segundo, Jesus disse no versículo inicial que “quando praticarem boas obras” e não se praticarem boas obras. Ou seja, o verdadeiro cristão está comprometido com a prática de boas obras. Será que verdadeiramente estamos praticando boas obras porque temos um coração convertido, ou o fazemos para receber aplausos. 
Terceiro, quando praticamos em público ou divulgamos qualquer boa obra feita por nós, estamos procurando, como já disse, exaltar o nosso reino  ou buscando a expansão do reino de Deus através do nosso exemplo, como fez Davi. 

Portanto, Jesus está tratando aqui é de qual é a nossa motivação para fazermos o bem. Se é porque queremos buscar santidade, ou exibir falsa santidade? Que o Senhor nosso Deus nos ajude para que busquemos sempre fazer o certo pelo motivo certo, e não fazer o certo pelo motivo errado.
Glória a Deus!