SOU CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?!

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas Enchei-vos do Espírito,” Efésios 5:18


Que pergunta! Qual é sua resposta? Suponha que alguém perguntasse: “Você está cheio do Espírito?” O que você diria? Não é fácil responder,  e nos deixa desconfortáveis quando pensamos sobre isso.


Sabemos que o Espírito Santo é um poder imensurável e que está disponível para aquele que quer seguir a Cristo,  e quer viver de maneira piedosa, para servir ao Senhor vitoriosamente e para proclamar fielmente Cristo neste mundo. Portanto, é vital que consideremos o assunto de sermos cheios do Espírito Santo. 


Se a pessoa beber bastante vinho, seus processos mentais serão afetados e sua capacidade de tomar decisões será radicalmente alterada – quase sempre com resultado negativo. Já a pessoa cheia do Espírito,  também tem alterações de comportamento, só que para o bem. Voltemos ao contraste entre o vinho e o Espírito. Pessoas bêbadas e cheias do Espírito Santo têm algo em comum, e não é o álcool. Ambos são pessoas controladas. Suas vidas e seus comportamentos são radicalmente modificados por aquilo que os preenche. Portanto, uma pessoa cheia do Espírito é aquela que abriu mão do controle de sua vida porque professa Jesus como seu Senhor. A vida no Espírito, como o apóstolo Paulo a chama, é uma vida cheia de aventura, uma vida que não é chata nem rotineira.


Ser cheio Espírito Santo não é uma opção ou um pedido de Jesus, é uma ordem para o cristão. O verbo está no imperativo. Portanto  não podemos dizer que ser cheio do Espírito Santo é destinado apenas a alguns cristãos, mas a todos os cristãos. Nosso texto de hoje revela que ser cheio do Espírito Santo é uma ordem para todos os crentes. Esta ordem está no plural, como se Paulo estivesse dizendo: “Que cada um de vocês seja cheio do Espírito”. Portanto,  como já disse, isso significa que a ordem é para todo cristão. Deus pretende – e deseja – que todos os seus filhos sejam cheios do Espírito Santo. O Espírito de Deus concede poder vivificante que transforma a igreja de um clube social ou reunião religiosa num corpo vivo de Cristo. 

Talvez isso, o enchimento com o Espírito Santo, explique a diferença entre uma igreja que está “viva” e uma igreja que está “morta”. Ambas as igrejas têm a mesma Bíblia, os mesmos rituais, podem cantar os mesmos cânticos, podem até ter os mesmos programas e o mesmo horário de cultos.

Externamente, elas podem ser muito parecidos. Mas uma está viva e a outro está morto. O que faz a diferença? O espírito Santo! Precisamos do enchimento do Espírito não apenas para nós mesmos, mas para a reforma e reavivamento das igrejas locais em todo o mundo.

 Ser cheio do Espírito Santo é mais do que uma experiência momentânea; é uma caminhada contínua de transformação e crescimento espiritual. O enchimento é constante, deve ser uma busca diária. Estar cheio do Espírito Santo não significa que tenho mais do Espírito, significa que o Espírito tem mais de mim. Isso não acontece de uma só vez, assim como você não fica bêbado de uma só vez. Ser cheio do Espírito acontece quando você escolhe viver continuamente sob a influência dele. Portanto, a definição de enchimento com o Espírito é o que acontece quando o Espírito Santo tem o controle da sua vida . 

Precisamos tomar como exemplo Jesus que, aqui na terra, agiu em constante comunhão com o Espírito Santo:

  • Jesus foi gerado em Maria pelo Espírito Santo: Mateus 1:18-29
  • Jesus foi ressuscitado pelo Espírito Santo: Romanos 8:11
  • Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo: Mateus4:1
  • O Espírito Santo Pousou sobre Jesus, em forma de pomba, quando Ele foi batizado: Matheus 3:16-17
  • Jesus promete o Espírito Santo aos discípulos: Lucas 24:49
  • Jesus promete o Espírito Santo também àqueles que o amam e obedecem: João 14: 16-17
  • Jesus também promete enviar a eles o Espírito Santo: João 15:26
  • Jesus Promete que os Espírito Santo os guiará em toda a verdade: João: 16: 13-14
  • Jesus sopra o Espírito Santo sobre os discípulos: João 20:22 
  • Jesus comissiona discípulos, e dá-lhes poder, através do Espírito Santo, para serem suas testemunhas: Atos: 1:8


Vejamos alguns dos aspectos que identificam uma pessoa cheia do Espírito: 


1. Transformação Interior:

Ser cheio do Espírito Santo não apenas afeta o comportamento externo, mas também produz uma transformação interior. A mente, as emoções e a vontade da pessoa são renovadas, levando a uma mudança radical na forma como pensam, sentem e agem.


Pensamentos e atitudes negativas são substituídos pela verdade e amor de Deus. As pessoad se tornam mais sensíveis à voz do Espírito, discernindo entre o certo e o errado de acordo com os princípios da Palavra de Deus.


2. Empoderamento para o Serviço:

Uma pessoa cheia do Espírito Santo é capacitada para o serviço no Reino de Deus. Ela descobre e desenvolve os dons espirituais que receber, utilizando-os para edificar a igreja e impactar o mundo ao seu redor. Seu serviço é motivado pelo amor e pela compaixão, refletindo o caráter de Cristo. Ela é capacitada para ser uma testemunha eficaz de Cristo e para compartilhar o Evangelho com ousadia e poder. Ela tem uma convicção profunda da verdade do evangelho e é capaz de comunicá-la de forma clara e persuasiva.


3. Vitória sobre o Pecado:

Poder e Autoridade Espiritual:

A pessoa cheia do Espírito Santo tem acesso ao poder e à autoridade espiritual para enfrentar desafios e resistir às tentações. Ela é capacitada pelo Espírito Santo para viver uma vida de retidão e para realizar a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida.


O Espírito Santo capacita a pessoa a viver uma vida de vitória sobre o pecado. Embora enfrente lutas e tentações, ela  tem o poder para resistir e superar, confiando na graça e no poder de Deus. O Espírito Santo a fortalece para viver em santidade e pureza diante de Deus.


4. Comunhão Profunda com Deus - Vida de Oração e Intimidade com Deus:


A pessoa cheia do Espírito Santo desfruta de uma comunhão profunda e íntima com Deus. Ela é conduzida pelo Espírito Santo em sua vida diária, buscando constantemente a presença de Deus através da oração, adoração e leitura da Palavra. Essa comunhão traz paz, alegria e contentamento mesmo em meio às adversidades.


  5. Impacto no Mundo:

A vida de uma pessoa cheia do Espírito Santo é um testemunho vivo do poder transformador de Deus. Seu exemplo de fé, amor e integridade influencia positivamente aqueles ao seu redor, levando outros a se aproximarem de Deus e a experimentarem a vida abundante que Ele oferece.


6. Amor e Compaixão Profundos:

A pessoa cheia do Espírito Santo é caracterizada por um profundo amor e compaixão pelos outros, refletindo o amor incondicional de Deus. Essa pessoa se preocupa genuinamente com o bem-estar dos outros e está disposta a ajudar e servir sem esperar nada em troca.


7. Fruto do Espírito :

De acordo com Gálatas 5:22-23, as características da pessoa cheia do Espírito Santo incluem amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses traços se manifestam em seu caráter e em suas interações com os outros, tornando-os uma fonte de positividade e inspiração.



Portanto, em um mundo marcado pelo egoísmo, ódio e desespero, uma pessoa cheia do Espírito Santo se destaca como uma luz brilhante de esperança e amor. Sua vida reflete o caráter de Cristo, inspirando outros a buscarem uma relação mais profunda com Deus e a viverem uma vida que glorifica o Seu nome: ““Da mesma forma, deixe a sua luz brilhar diante dos outros, para que vejam as suas boas obras e dêem glória ao seu pai que está nos céus.” – Mateus 5:16? 


Alguém já disse que não dá para encher uma jarra que já está cheia de outra coisa. Você não pode preencher o que já está cheio. Ou imagine um frasco vazio com a tampa bem fechada. Você também não pode encher esse frasco. Alguns cristãos são tão cheios de si que não têm espaço para o Espírito Santo. Portanto, somente o Espírito de Deus pode nos encher. Precisamos de duas coisas: vazio e abertura. Você não pode encher uma jarra que já está cheia e não pode encher uma jarra que não esteja aberta. O pastor Beny Hin disse em um de seus livros que o Espírito Santo é gentil, Ele é um cavalheiro. Ele não arromba nosso coração. Quem é atrevido e invasor é satanás. É como disse Jesus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”Apocalipse 3:20. Que todos nós possamos abrir nossos corações para o Espírito Santo e permitir que Ele nos transforme à Sua imagem e semelhança.

Em nome de Jesus! 

Amém!