FOMOS SARADOS, PERDOADOS E INOCENTADOS


3Pelo contrário, foi desprezado e rejeitado pelos homens, viveu como homem de dores, experienciou todo o sofrimento. Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma.


4E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus. Pela mão de Deus ferido e torturado.


5Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados.


6Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Isaías 53



Essa é uma das mais profundas e significativas passagens do Antigo Testamento, especialmente conhecida por sua referência pelo entendimento cristão de seu cumprimento em Jesus Cristo. Esta  passagem, embora curta em palavras, é imensamente rica em significado teológico e espiritual, porque não apenas descreve o sofrimento do Messias, mas também revela o propósito redentor desse sofrimento para toda a humanidade.


No versículo 5, Isaías apresenta uma série de imagens poderosas que capturam a extensão e a profundidade do sofrimento e da redenção proporcionados pelo Senhor Jesus:


1. “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões”: Esta frase evoca a imagem de alguém que é ferido ou perfurado por causa dos pecados do povo. A palavra “traspassado” sugere não apenas dor física, mas também o peso espiritual dos pecados que o Senhor carrega.


Como poderia alguém, mais ou menos 700 anos antes da vinda de Cristo, imaginar, isto é, ter a ideia de que alguém poderia morrer pelos nossos pecados? Essa e outras inúmeras profecias do AT sobre o Messias que viria redimir a humanidade, são mais uma, não a única, prova da veracidade das Escrituras. Isso mostra o fato de que nosso Deus, o Deus da Bíblia, é um ser eterno que conhece o fim desde o começo, o começo desde o fim.


2. “Moído pelas nossas iniquidades”: Aqui, Isaías utiliza a metáfora de ser moído ou esmagado como uma ilustração da intensidade e da extensão do sofrimento do Servo. Esse sofrimento não é meramente superficial, mas profundo e abrangente, afetando todos os aspectos da vida e da alma.

3. “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele”: Esta parte do versículo revela o propósito redentor do sofrimento do Senhor. Ele suporta o castigo que merecíamos, trazendo paz e reconciliação com Deus para aqueles que creem. A paz mencionada aqui não é apenas a ausência de conflito, mas a restauração completa da relação quebrada entre Deus e a humanidade. Passamos a ter comunhão com Deus, aquela comunhão que Adão tinha de poder conversar com o Senhor todas as tardes. Agora, com Cristo, Deus nos ouve, pois o pecado que nos separava doDeus Santo, foi vencido.


4. “E pelas suas pisaduras fomos sarados”: Finalmente, Isaías fala da cura que é proporcionada através das feridas do Senhor. Essas “pisaduras” não são apenas físicas, mas espirituais e emocionais, representando a libertação do poder do pecado e da restauração espiritual para todos que se voltam para Deus em fé. A palavra “sarados” implica não apenas a restauração da saúde física, mas também a libertação do pecado e da culpa.


A interpretação cristã desses versículo é unânime ao identificar Jesus Cristo como o cumprimento definitivo da profecia de Isaías. No Novo Testamento, especialmente em passagens como Mateus 8:17 e 1 Pedro 2:24, encontramos explícitas referências a Isaías 53:5 sendo cumprido na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele voluntariamente se entregou como o sacrifício perfeito pelos pecados da humanidade, cumprindo o propósito redentor delineado por Isaías séculos antes.


É importante notar que Isaías fala como se já tivesse acontecido. Basta observar que os verbos, desses versículos, estão no passado. Portanto,  não seremos curados e perdoados. Isso iá aconteceu, quando oramos ou aceitamos Jesus.  Ele já nos curou, cabe a nós ter fé e tomar posse do que Jesus já fez desde o princípio dos tempos.


Alguns comentaristas dizem que quanto ao uso dos verbos no passado, isso ocorre porque o profeta Isaías estava profetizando como se já tivesse acontecido, utilizando o que é chamado de “profecia do pretérito”. É uma maneira poética e profética de descrever eventos futuros com tanta certeza que são descritos como se já tivessem acontecido. Prefiro acreditar que Deus é atemporal. Ou seja, para o senhor, não existe passado e futuro, mas só o presente. Deus tinha tudo planejado desde o princípio. Deus sabedor e planejador de todas as coisas orientou o profeta Isaías para que escrevesse a biografia de Jesus antes de Jesus  ascer na terra. É o único caso que conheço de alguém que primeiro teve sua biografia registrada, não só pelo profeta, mas em inúmeras passagens no Antigo Testamento, e depois veio e cumpriu o que antes estava escrito. Aliás, o próprio Senhor Jesus também falava do que haveria de acontecer com Ele e aconteceu. É o primeiro e único autor da autobiografia em que descrevia inclusive sua morte antes dela acontecer e, mais, previu que ressuscitaria e ressuscitou: “Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.    Mateus 16:21


Muitas pessoas vivem angustiadas por causa de pecados passados. No tribunal humano, quando alguém é acusado de algum crime e mesmo sendo inocentado, nem sempre é inocentado pela sociedade. Sempre fica aquela mancha no seu currículo, as pessoas sempre ficam na dúvida se a pessoa realmente é inocente daquilo que foi acusada. Então com o advento da internet e seu “tribunal”, muitas pessoas são injustiçadas para sempre, mesmo que tenham sido absolvidas pela justiça. Contudo, a obra de Jesus na cruz foi tão completa e maravilhosa que, ao perdoar o pecador, livra desse fardo, a todos aqueles que O aceitam como Salvador. Poderíamos até dizer que fomos além de perdoados, fomos inocentados. Para Jesus, aqueles pecados passados não existiram. Não adianta Satanás e seus asseclas, anjos ou humanos,  apontarem o dedo acusador contra o agora filho de Deus, porque Jesus intercede por nós. Ele é nosso advogado. Veja alguns dos versículos que mostram que, quando nos arrependemos e mudamos de atitude, Deus nos  perdoa, e aqueles pecados não são mais lembrados pelo Senhor, são apagados:

Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para que assim sejam apagados os vossos pecados. Atos 3:19

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.    Isaías 43:25


Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19

Louvado seja o Senhor Jesus que nos perdoou e apagou nossos pecados, não deixando nenhuma mancha no nosso passado, no nosso currículo.

Glória a Deus! 

Amém!