CRÍTICA — A Influência da crítica na vida de quem quer cumprir o “ide” de Jesus

A Influência da Crítica na Vida de quem quer cumprir o “ide” ordenado por Jesus. A crítica é uma realidade inevitável na jornada de qualquer pregador cristão. Ela tanto pode ser  positiva quanto negativa, conforme descrito na Bíblia. Embora possa ser uma faca de dois gumes, trazendo tanto desafios quanto oportunidades para crescimento, a maneira como é recebida e respondida pode moldar profundamente o ministério ou a vida de quem fala de Jesus.

A crítica negativa, quando é movida pela inveja, incredulidade, carnalidade… pode ser um instrumento poderoso de satanás para prejudicar o projeto de Deus para a vida do líder espiritual, ou mesmo para qualquer que se propõe a levar a Palavra de Deus às pessoas.

O objetivo de satanás, ao levantar críticos a algum Cristão, é para tentar calar o mensageiro de Deus, foi o que aconteceu com Elias após a ameaça de Jezabel, o que o levou a uma paralisação pelo estado de desalento (1 Reis 19:1-18).

Ela pode trazer desencorajamento e dúvida. Pode abalar a confiança do mensageiro, levando-o a questionar seu chamado e suas habilidades. Quando não é tratada com sabedoria e discernimento, a crítica pode desencadear sentimentos de desânimo e até desesperança. 

A preocupação com a crítica incessante pode desviar o pregador do foco em seu chamado e na palavra de Deus. Aquele que procura  agradar os homens, acaba desagradando a Deus, pois concentra-se excessivamente nas opiniões dos outros em vez da orientação divina. Veja o que disse Paulo aos gálatas: “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10

Críticas duras e sem amor podem causar feridas emocionais e espirituais profundas no coração e na alma, afetando sua capacidade de ministrar com integridade e graça.

Não podemos nos deixar influenciar pelos críticos, pois em casos extremos, críticas persistentes podem nos levar à tentação de cultivar ressentimento e amargura contra aqueles que as proferem, o que vai contra o ensinamento de perdoar como Cristo perdoou e Paulo destacou: “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” Efésios 4:31-32. Se serve de consolo, lembremo-nos do que já disse alguém:“ quem não é capaz de fazer, torna-se crítico“.

Por outro lado, não podemos nos colocar na posição de intocáveis, de senhores absolutos da verdade, irrepreensíveis e infalíveis. Precisamos receber com humildade advertências feitas com amor, e que podem nos levar a um crescimento espiritual e ministerial. Devemos estar atentos com nossos ouvidos abertos, clamando sempre ao Senhor por discernimento, para que possamos distinguir claramente qual a voz que está nos falando. se é uma advertência de Deus, ou setas de satanás para nos calar. Veja o que diz provérbios: “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios”.   Provérbios 15:31

Gosto muito de uns versos de Mario Quintana, que já citei em outros artigos, quando ele fala sobre a calúnia, que é uma crítica maldosa ao extremo:

Dizem que Reinhold Niebuhr, afirmou:


Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.


Plagiando, podemos dizer:

Concedei-me, Senhor,  serenidade necessária para

aceitar aquilo que preciso mudar, coragem para não mudar o que não deve ser mudado e sabedoria para distinguirmos umas das outras. (Sobre Reinhold Niebuhr (1892 - 1971) foi um teólogo norte-americano. Publicou diversos livros sobre teologia e também a respeito da moral e fé humana).


Mesmo sendo muito criticados não devemos nos curvar diante das críticas e zombarias dos enviados de satanás. Vi uma fala de um empresário de sucesso dizendo que venceu porque não tinha vergonha de parecer rídiculo, isso quando sabia que estava mo caminho certo.  Esse também foi o exemplo de Jesus de quem criticavam e zombavam ao extremo, mas não mudou de rota, pois sabia que estava cumprindo um projeto. Projeto de amor. Portanto, tendo em vista o que Jesus passou, Ele sabe o que estamos passando, e está sempre pronto a nos incentivar e ajudar. 

Obrigado, Jesus!

Amém!