A VERDADEIRA COMPAIXÃO 

“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.  Mateus 6:1-4


Muitas vezes, quando você está aprendendo a fazer algo, é útil aprender como não fazer essa tarefa. A caridade, a compaixão, é uma das características fundamentais do verdadeiro convertido por Cristo. Contudo, para que a caridade seja reconhecida, aceita por Deus, deve estar baseada no jenuíno amor ao próximo e não no ineresse de se vangloriar, ou seja, que não seja para se parcer piedoso. É o caso, por exemplo, de alguém que publica constantemente nas redes sociais suas contribuições para instituições de caridade, não por genuína compaixão, mas para obter aplausos e curtidas. Vou fazer um comentário, nesse sentido, que pode parecer polêmico, ou seja, vejo pessoas que publicam versículos bíblicos nas redes sociais e, em seguida, dizem que se você acredita, digite amém. Será que esta pessoa realmente está querendo uma curtida para ela, para aumentar engajamento, ou é para Deus. Se for para Deus, basta dizer amém, Deus sabe ler, mas também ouve muito bem. Afinal Foi ele quem fez o ouvido. Deus me perdoe se eu estou julgando mal.


Jesus adverte contra o comportamento ostensivo ao fazer caridade. Em vez disso, ele ensina que a verdadeira recompensa vem de Deus, não da aprovação humana. No dia a dia, isso pode ser observado em situações onde alguém faz questão de fazer um alarde ao fazer doações, como organizar um evento caridoso apenas para ser fotografado pela mídia, sem se importar verdadeiramente com o impacto positivo da ação. Veja o que disse Jeremias sobre se fazer a obra de Deus de qualquer maneira: “ Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente…”!      Jeremias 48:10

Nesse aspecto da liberalidade do crente, Deus olha muito mais a intenção do coração do que o tamanho da caridade aparentemente demonstrada: “Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre [88]. E disse: “Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.Lucas 21:1-4

A hipocrisia, mencionada ao longo dos versículos iniciais, está presente quando as pessoas agem de maneira contrária aos princípios que professam. Ela, por exemplo, no particular, é mesquinha, é desonesta, exploradora… enfim, aparentam uma coisa e são outra muito diferente. O hipócrita não ama verdadeiramente o próximo, mas ama intensamente a si mesmo. Veja o que Jesus disse sobre atitudes dos fariseus:”Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. ““Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios [119] bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;  Mateus 23:4-5. 

Portanto, o pastor, ou qualquer cristão, deve ser conhecedor da palavra de Deus, mas também ser uma pessoa de palavra, ou seja, ser praticante da palavra, vivendo o que prega. Da mesma forma, um político que promove políticas de ajuda aos pobres, mas não pratica esses princípios em sua própria vida, também está sendo hipócrita. A hipocrisia pode, também, se manifestar no fato de fazer o bem não visando o bem estar do próximo, mas o próprio bem estar, ou seja, tentar com essa atitude purgar algum pecado, tranquilizar a consciência, dizendo para ela, e para as pessoas que prejudicou e até para Deus que apesar de seus erros, ela é boa. Isso ocorre em muitas comunidades muito pobres, onde os líderes, políticos ou não, oprimem a população e fazem pequenos favores para compensar. Ou seja, dão um pouco com uma mão e tiram muito mais com a outra. As migalhas que dão são como se diz, um cala boca.

Devemos ficar atentos para não querermos elogios de terceiros e também para que não nos sintamos superiores a ninguém pelo nosso gesto altruísta. Nosso sentimento deve ser de real compaixão, ou seja, nos colocar no lugar do sofredor e tentar ajudá-lo, amando-o.


A recompensa pela compaixão exercida com amor poderá acontecer nesta vida e na eternidade:


Teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." - Mt 6:4

1 Bem-aventurado aquele que dá atenção ao desvalido! No dia do seu infortúnio, o SENHOR o livrará. 2O SENHOR o protegerá e preservará sua vida; Ele o fará feliz na terra, e não o entregará à sanha dos seus inimigos. 3Na enfermidade, o SENHOR lhe dará pleno amparo, e da doença o restaurará. Salmo 41

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.             Apocalipse 22:12

 Mateus 16:27. Mas o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com suas obras


Veja que na passagem de Apocalipse que acabei de citar,  Jesus está falando do fim dos tempos, ou seja, da volta da Sua volta, portanto essa retribuição que Jesus traz, provavelmente, será para a vida eterna.


Que Deus encha nosso coração de bondade e misericórdia. Reconhecendo que, assim como fomos abençoados por Jesus dando-nos mais do que tinha, mas dando a si mesmo por nós, mesmo que não fôssemos merecedores, hajamos também com atitude de amor ao próximo. Que o Senhor tenha misericórdia de nós para que com um coração quebrantado tenhamos ânsia de abençoar nossos semelhantes com amor e compaixão pelos seus sofrimentos terrenos e, mais do que isso, ajudando-os a encontrar o caminho da felicidade eterna.

Em nome de Jesus.

Amém!