O perigo das más Conversações

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1º Cor 15:33

Uma das decisões mais importantes que uma pessoa tomará na vida é quem são seus companheiros. A Palavra de Deus nos instrui a escolher nossos amigos com cuidado. Realmente é importante com quem você passa o tempo, pois, isso faz enorme diferença em sua vida aqui na terra e poderá ter reflexos no nosso futuro espiritual.

Portanto, o versículo acima nos alerta para não nos deixarmos enganar. É fácil subestimar o impacto que as conversas têm em nossas vidas. Acreditamos muitas vezes que somos imunes à influência do que ouvimos e com quem andamos, mas a Palavra de Deus nos adverte que podemos ser enganados, se não formos cautelosos. Não devemos menosprezar a importância de discernir o caráter e as intenções das pessoas com as quais nos relacionamos. A Bíblia diz que “é feliz” quem não participa da roda dos escarnecedores: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!- Salmo 1:1

Quando nos envolvemos em conversas mundanas relacionadas com  imoralidades, ganância, sensualidade ou em qualquer comportamento contrário à cultura do reino de Deus, provavelmente há um infiltrado ali, satanás, batendo palmas e rindo, não só do que falamos, mas rindo de nós e escarnecendo por ver um filho de Deus agindo daquela forma. E, provavelmente, esse participante, não convidado, procurará influenciar os participantes para, com o tempo, seduzirem uns aos outros para o pecado. O apóstolo Paulo adverte os Tessalonicenses para fugirem da aparência do mal: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.1 Tessalonicenses 5:22

A importância da palavra é tanta que Deus criou o mundo pela palavra e satanás sabe disso e tenta fazer tudo para destruir a obra de Deus, nós, pelo que falamos. Ele tentou Jesus pela palavra no deserto, mas Jesus respondeu a ele também com a palavra. Alguém já disse que devemos ter cuidado com o que falamos, porque nós estamos ouvindo. Ou seja, o que nós falamos pode estar influenciando a nossa alma. Se falamos de derrota, de sensualidade, de traição, enfim, de pecados, estamos plantando em nosso corpo e em nossa mente a semente do mal. Se por força de circunstâncias, tivermos que confraternizar com não crentes, que nossa presença, e, principalmente, nossas palavras possam influenciar, para o bem, o ambiente. Jesus não se isolava, mas aproveitava as oportunidades para “curar” os enfermos espirituais.

A Bíblia nos encoraja a escolher nossas amizades com sabedoria. Provérbios 13:20 diz: "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido." Nossas amizades têm um impacto significativo em nossa jornada espiritual e moral. Portanto, é vital que busquemos relacionamentos que nos edifiquem, que nos inspirem a crescer na fé e a viver vidas que agradem a Deus. Precisamos nos cuidar porque muitas pessoas podem ser “boas”, pertencerem à igreja, e mesmo serem “líderes” espirituais, mas podem distorcer a Palavra de Deus, por interesses ou por ignorância. Os jovens, principalmente, podem ser alvo desses ataques que podem vir de alguém que tem autoridade ou influência sobre elas, como professores doutrinadores ou mesmo amigos. Só para ilustrar como somos afetados pelo ambiente, lembremo-nos como nos sentimos bem quando estamos num shoping, numa festa e principalmente na igreja, e, como é diferente, quando estamos num hospital ou num velório.

A Bíblia nos orienta sobre questões da vida eterna, mas também nos alerta como viver com sabedoria para nos desviarmos das ciladas aparentemente inocentes com aspecto de mera confraternização e passa tempo. Só que, muitas vezes, são artimanhas do maligno que não brinca em serviço. Não perde oportunidade para nos enredar no seus propósitos malignos de “matar, roubar e destruir”. Saiamos da letargia e estejamos “sempre alerta” que, se não me engano, é o lema dos escoteiros. 

Além de nos advertir contra más conversações, a Bíblia também nos incentiva a usar nossa comunicação para o bem. As nossas palavras ecoam no mundo material e, cuidado, ecoam no mundo espiritual eternamente.  A Bíblia diz que nós somos testemunhas de Jesus e, portanto, temos, também, uma nuvem de testemunhas nos observando: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande Nuvem de testemunhas…Hebreus 12:1. Estas testemunhas podem ser os ímpios, nossos colegas de trabalho, os anjos, Deus e porque não também satanás que pode pegar nossas palavras para nos acusar. Cuidado para não  entristecermos o Espírito Santo que também é uma das testemunhas de nossos atos —isso é  muito sério—: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésio 4:29-30. 

Chego a dizer que quando estamos participando de gracejos mundanos, aparentemente inocentes, estamos, na verdade, brincando com o mundo espiritual. Acho que podemos chamar isso de bullyng com as testemunhas de Deus que nos observam, o que agrada muito satanás. Devemos usar nossas palavras para encorajar, edificar e inspirar os outros, espalhando amor, bondade e verdade. Portanto, por ter tanta repercussão espiritual, a Bíblia diz que seremos julgados por nossas palavras: “Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.”Mateus 12:36-37 NVI

Devemos ser cautelosos para não nos deixarmos enganar por influências negativas e garantir que nossas interações promovam valores e princípios divinos. Como seguidores de Cristo, somos chamados a ser luz no mundo, e isso começa com a maneira como escolhemos nossas amizades e nos comunicamos com os outros. Que possamos sempre buscar a sabedoria de Deus ao fazer essas escolhas e permitir que Sua Palavra nos guie em todos os aspectos de nossas vidas.

Que o Senhor Espírito Santo nos ajude nessa guerra e abra nossos olhos e ouvidos para as inúmeras ciladas de nossa alma. Que realmente possamos ser luz.

Em nome se Jesus.

Amém !