HUMILDADE Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes TIAGO 4:6 


 Vamos refletir sobre a qualidade que foi, muitas vezes, subestimada pela humanidade, mas que tem um valor eterno aos olhos de nosso Senhor. A Bíblia nos ensina que a humildade é uma característica essencial e não é apenas uma virtude, mas um modo de vida através do qual demonstramos ter um coração que ama a Deus e ao próximo. 

 Ao olharmos para o mundo que nos cerca lembramos que tudo é criação de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos frágeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3 e 4, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente: “Quando contemplo o universo, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?". Quando meditamos nessa grandiosidade do Senhor, fica exposta nossa dependência de Deus, nossa fraqueza e também pecaminosidade, estamos, então, começando a trilhar o caminho da humildade. 

 Se somos humildes, se reconhecemos nossa condição de dependentes de Deus, estamos mais dispostos a ouvir e aprender dos irmãos em Cristo e principalmente do Senhor Espírito Santo e da Bíblia Sagrada. Estamos dispostos a admitir nossos erros e pedir perdão quando erramos. A humildade nos torna compassivos e misericordiosos em relação aos outros, pois reconhecemos que todos têm suas lutas e fraquezas. 

 Quando somos humildes, colocamos Deus no centro de nossas vidas e buscamos Sua vontade em vez da nossa. Passamos a ver o mundo na perspectiva de que não somos o centro do universo, mas que pertencemos à grande família de Deus. Nessa família somos abençoados e devemos ser bênçãos. Passamos a interagir com os irmãos, passamos a zelar por e ser zelados e, também, com quem devemos aprender e a quem devemos ensinar. Entendemos que somos companheiros de jornada, e que temos o mesmo destino, que é a vida eterna com Deus. Enfim, passamos a pensar em nós e não no eu. É o “negar-se a si mesmo”.

 A humildade nos desperta para relações de amor fraternal sincera e profunda, que serve para edificação do corpo de Cristo, edificação da igreja. Ao invés de buscar nossa própria glória, devemos estar dispostos a ouvir e aprender com os outros. A humildade nos ajuda a superar conflitos, a perdoar e a buscar a reconciliação. Ao reconhecer que todos somos imperfeitos, abrimos espaço para construir pontes entre nós e, como já disse, edificando nossas vidas e a Igreja. Como Paulo escreveu em Filipenses 2:3-4: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros." 

 Em contraste com a humildade, o orgulho é um pecado que frequentemente nos afasta de Deus. O orgulho nos faz pensar que somos melhores do que os outros, que não precisamos da ajuda de Deus ou dos outros. O orgulho nos impede de reconhecer nossos pecados e nos distancia da graça salvadora de Deus. A Escritura nos adverte claramente: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6).  

Considere como o orgulho é absolutamente oposto às qualidades e comportamentos que Deus quer que demonstremos: Sem humildade não serviremos aos outros como deveríamos, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir. Sem humildade, não seremos seguidores. Na verdade, queremos, sim, ser seguidos. Basta ver a ânsia das pessoas por terem multidão de seguidores na internet. Os orgulhosos querem ser chefes e cobiçam a posição e a influência de outros. E, lamentavelmente, ocorre até dentro das igrejas em que alguns líderes não aceitam que os membros sequer visitem outra igreja. O outro lado desse problema é que a pessoa arrogante também não perdoa o erro dos outros. O orgulho é inerentemente egoísta, e nos torna facilmente ofendidos e lentos para perdoar. Veja o que disse o próprio Senhor Jesus sobre o papel do líder no Reino de Deus: “O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:11-12 

 A ausência de humildade, ou seja, a soberba geralmente traz consequências terríveis para a própria pessoa e mesmo para quem com ela convive. A bíblia mostra muitos exemplos disso. Foi a soberba de satanás, querendo estar acima de Deus, que causou a queda dele e trouxe consequências dramáticas para a humanidade. Adão e Eva seguiram no mesmo caminho, achando que, iludidos por satanás, se comessem do fruto, se igualariam a Deus, e o resultado, nós já sabemos. O rei Uzias, que foi um grande rei em Israel, também caiu na ciladabdab soberba que subiu à cabeça e ele fez o que Era permitido somente aos sacerdotes: “Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, o seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso” 2 Crônicas 26:16. Como consequência, ficou leproso quando ainda estava dentro do templo. Teve que passar o resto de sua vida em uma casa isolado, e entregar o governo do Reino para o seu filho. Outro exemplo, foi Miriam e Arão, irmãos de Moisés, também se exaltaram insatisfeitos por que Deus só falava com Moisés. O resultado é que é Myriam, como o Rei Uzias, também ficou leprosa, e só foi curada depois que Moisés orou por ela. Poderíamos citar alguns outros personagens bíblicos que sofreram consequências da soberba, mas vamos ficar só nesses. Por outro lafo, a humildade traz recompensas da parte donSenhor: "A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida". Provérbios 22:4 

 Por outro lado, temos o maior exemplo de humildade e obediência, que é Jesus. Ele não só pregou a humildade, mas exerceu a humildade ao extremo. Lavou os pés dos discípulos e deu sua vida em sacrifício por uma humanidade pecadora. E nós somos chamados a buscar constantemente imitar a humildade e o amor de Jesus como podemos ver na passagem das escrituras, a seguir: “5Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, 7mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. 8Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome;” Filipenses 2 Que o Senhor nos ajude a crescer constantemente em humildade e amor a Deus e ao próximo. Em nome de Jesus! Amém!