HABACUQUE… 


Ainda que a figueira não floresça… Ainda que a figueira não floresça 
  e não haja uvas nas vinhas, 
ainda que a colheita de oliveiras fracasse 
  e os campos não produzam mantimento, 
ainda que não haja ovelhas no curral 
  e nem gado nos currais, 
ainda assim me alegrarei no Senhor , 
ficarei alegre em Deus meu Salvador. 
O Soberano Senhor é a minha força; 
ele faz meus pés como os de um cervo, 
ele me permite pisar nas alturas. ( Habacuque 3:17-19 NVI ) 

É fácil agradecer e se alegrar quando tudo vai bem, quando estamos bem no trabalho ou na empresa. Quando a família vai bem. Quando não há problemas de saúde. Estamos em paz com as pessoas com quem convivemos. Quando o estamos contentes com o governo. Enfim, é fácil ser feliz quando estamos em paz. Nessas circunstâncias, a maioria das pessoas provavelmente ficaria feliz. 

Mas e quando você está vivendo um problema atrás do outro. O profeta Habacuque descreve uma situação de escassez, em que há falta até de alimentos. É um cenário que pode levar qualquer um ao desespero. De vez em quando, parece que tudo dá errado. Houve uma época em que passei por grandes dificuldades financeiras, e o Senhor me revelou, através das escrituras, que o meu problema não era só financeiro, mas, de fato, eu estava no meio de uma guerra. Contudo, é preciso lembrar que o Senhor está ao nosso lado no meio dessa guerra. O próprio Senhor Jesus disse que no mundo teremos aflições, mas que nossa paz está nEle, pois Ele venceu o mundo: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33 

A mensagem de Habacuque é que devemos nos alegrar no Senhor, mesmo que o caos esteja em volta de nós, parecendo que realmente estamos perdidos. Ele afirma isso no verso 18: “ todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.“Isso pode parecer insano, mas ele continua crendo que: “ o Soberano senhor é a minha força…Ele me permite pisar nas alturas.” Ou seja, o foco dele, e nosso foco, deve estar sempre em Deus e não no mundo caído. 

Precisamos nos lembrar sempre de que quem criou este mundo é Deus, NOSSO PAI. Portanto para Ele não há barreiras, não há limites. Como criador Ele entende e tem poder sobre tudo no universo. Ele faz abrir o mar, multiplica pães e peixes, faz chover alimento do céu, anda sobre as águas, repreende a natureza, nem mesmo a idade, velhice, é limite para Ele, pois leva um homem, Abraão, a ter seis filho já com mais de cem anos. Nem mesmo a morte pode com Ele, criador da vida, pois seu filho Jesus ressuscitava mortos e também ressuscitou e, portanto venceu a morte, que tanto temor nos causava. Qual é sua dor? Qual é sua causa que parece invencível? Apresente-a ao Senhor. Ele tem solução. Sua especialidade é o impossível. 

Era isso que Habacuque fazia, levar a Deus seus pleitos, suas dúvidas, e nesse livro, grande parte dele é dialogando com Deus. Nós, muitas vezes, como Habacuque, não compreendemos o agir, ou mesmo o aparente não agir de Deus. Deus, como sempre digo, tem uma visão cósmica, visão de criador de tudo que existe e nós temos a visão limitada de um usuário deste mundo. Nós temos uma visão embaçada do que acontece em torno de nós e, por isso, sempre levantamos muitas questões quando as coisas não acontecem como queremos. O apóstolo Paulo entendeu bem essa questão da nossa limitação, mas sabia que um dia seremos curados da miopia espiritual e veremos tudo às claras e acabarão os tantos porquês: “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido”. 1º Co 13:12 e o profeta Isaías também sabia que nossa visão dos acontecimentos realmente é limitada: “Pois os meus Pensamentos não são os Pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Isaías 55:8 

Muitos personagens bíblicos passaram por situações difíceis, e muitos questionamentos foram ou podem ter sido levantados, indagando por que Deus permitiu que isso acontecesse. Contudo, como já vimos, existem questões que fogem ao nosso conhecimento. Veja o que disse William Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”. Vejamos alguns desses exemplos de personagens bíblicas que tiveram em suas vidas grandes lutas, e por que isso aconteceu: Certa vez, Jesus ia passando e viu um cego de nascença a quem curou. Seus discípulos quiseram saber quem pecou. Se foi o cego os pais dele. Jesus respondeu que nem ele nem seus pais pecaram, Mas que isso aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele (João 9:1-3). Nem o cego, nem seus pais sabiam que estavam participando, mesmo que atribulados, de um projeto de Deus; Jó também passou por grandes tribulações, como sabemos, e isso aconteceu por causa de fake news que satanás levantara contra ele. Contudo, Jó Não sabia que, dependendo da reação positiva dele diante das lutas, iria desmascarar satanás e glorificar a Deus. José, Chamado José do Egito, passou também por grandes tribulações por causa da inveja dos seus irmãos, que o venderam como escravo para o Egito. Contudo, no resumo desse episódio, José se tornara a segunda autoridade no Egito, abaixo só de Faraó. Ele, finalmente, revela para seus irmãos para não ficarem se recriminando por o terem vendido como escravo, pois Deus enviara-o para o Egito para preservar a vida deles, por causa de grande seca que estava que por vir (Gen 45:5-7). Temos também o apóstolo Paulo que, como sabemos, passou por muitas tribulações, por sofrimentos mesmo, nunca vivia se lamentando: “Digo isto, não por causa da Pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”Filipenses 4:11, porque ele sabia que Deus estava sempre com ele. 

Em todos esses momentos de dificuldade desses personagens, o cego de nascença, Jó, José do Egito, apóstolo Paulo, Habacuque e outros que poderíamos citar aqui, percebemos que Deus está sempre presente nesses acontecimentos. Portanto, seja qual for a luta por que estejamos passando fiquemos cientes de que Deus está atento e agindo e, sendo assim, repitamos como Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça… todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. Em nome de Jesus. Amém!