OS VÍCIOS E SEUS MALES 


Vícios, de um modo geral, trazem, na essencial alguma consequência maléfica para a vida pessoal podendo também atingir negativamente o nosso relacionamento familiar e profissional. Enfim, pode ser prejudicial ao nosso convívio social em geral até com os irmãos em Cristo. Os vícios têm também o poder de controlar a vida das pessoas, causar danos à saúde física e mental e afastar-nos de Deus. No entanto, a Bíblia oferece orientação e esperança para aqueles que estão lutando contra eles. Eis alguns destes vícios: 

 1.Vício em Álcool, 2. Fumar, 3. Toxicodependência, 4. Jogos de azar, 5. Dependência Alimentar, 6. Vício em Internet, 7. Vício em Sexo, 8. Compras, consumismo, 9. Vício no Trabalho, 10. Vício de reclamar -murmurar, 11. Vício de praguejar, falar palavrões, 12. Jogo de azar. 

Vejamos, portanto, alguns versículos que abrem nossos olhos para alguns desses vícios que devemos evitar, pois podem ter consequências desastrosas imprevisíveis para mossa vida material e espiritual: 

 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." (1 Coríntios 6:12) - Esse versículo enfatiza que temos o livre arbítrio que nos permite escolha, mas que devemos ter sabedoria em escolher o bem. Portanto, devemos nos cuidar para que algum vício venha a nos afastar do Senhor Espírito Santo que, por sua vez, pode dar sabedoria e força para nos livrar das garras de satanás por trás dos vícios.

 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5:18. Quem está cheio do álcool, não tem condição de encher-se do Espírito de Deus, porque não há convivência da luz com as trevas. Portanto, quem vive se enchendo de bebida ou droga acabará sendo guiado por satanás para a dissolução da família, das finanças e da saúde. Conta-se que Billy Grahan foi fazer uma série de conferências em uma igreja. Em determinado dia o pastor disse a ele que um dos diáconos chegara bêbado e foi, portanto, excluído. Billy Grahan perguntou ao pastor se os outros diáconos eram cheios do Espírito Santo, porque o mesmo versículo que diz para não embriagar com vinho, também diz para encher-se do Espírito Santo. Portanto, não é só esvaziar-se do mal, mas buscar encher-se do bem.

 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidades sexuais peca contra o seu próprio corpo." (1 Coríntios 6:18) - A imoralidade sexual é um vício que afeta muitas pessoas e é particularmente grave, porque viola a santidade do corpo que é o Templo do Espírito Santo. Quem se dedica à prostituição ou adultério, ou seja à libertinagem, está se levantando contra a família que é um dos pilares do projeto de Deus para o ser humano, e, portanto, comentaristas consideram que o adultério é um dos chamados pecados para a morte citados na Bíblia. Esse pecado é tão traiçoeiro que levou até o rei Davi a cair nele, e só não morreu porque se arrependeu: “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.   2 Samuel 12:13 

 "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41) - A tentação é uma realidade na vida de todos, e os vícios, na sua maioria, são verdadeiras tentações. Precisamos estar conscientes da nossa fraqueza e dependência de Deus. A chave aqui é orar e vigiar. Orar é buscar comunhão constante com o Senhor. Vigiar é ter disciplina. Quer dizer, não brincar com o pecado. Devemos fazer como fez José do Egito quando foi assediado pela mulher Potifar, ou seja, fugir correndo (Gen 39:12-13). 

 "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." (1 Timóteo 6:10) - A ganância e a busca desenfreada pelo dinheiro podem se tornar um vício e causar muitos problemas. Uma das maiores armas do vício é que muitas vezes ele pode passar despercebido ou travestido de um aspecto de bondade. Podemos citar, por exemplo, o vício no trabalho movido pela ganância. Isso pode minar nossa saúde, destruir relacionamentos, não só pessoais, até com Deus, por negligenciar, por falta de tempo, a ida à igreja, a oração, etc. É o que no inglês se diz Workaholic, que é a pessoa que sempre trabalha duro de um modo compulsivo por longas horas. Esse versículo nos leva a lembra que a nossa maior riqueza está guardada na eternidade.

 "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." - 1 João 2:15. É preciso notar que mundo nesse contexto que não se refere a criação física mas sim aos valores, as atitudes e ao sistema de valores que são em oposição a Deus. 

 A mensagem aqui é que quem ama o mundo não tem o amor de Deus dentro dele. João está enfatizando a importância de colocar Deus em primeiro lugar, e não ter o mundo como prioridade.

 Isso não é um chamado para o isolamento ou para se afastar completamente do mundo físico. Nós vivemos no mundo, mas não podemos ser dominados por ele, ou seja, está combatendo o apego excessivo aos prazeres viciantes do mundo. A questão aqui é não permitir que a cultura do mundo se torne um obstáculo para nossa relação com Deus.  

Nós estamos em meio a uma batalha espiritual, e o vício é uma das armas de satanás que devemos combater com determinação, fé e busca incessante de Deus: “oração sem cessar”. Eles têm o poder de destruir relacionamentos, arruinar vidas e afastar as pessoas de Deus. No entanto, a Bíblia oferece orientação e esperança para aqueles que lutam contra essas dependências. 

Os versículos que vimos nos lembram que não estamos sozinhos nessa luta e que o Senhor Espírito Santo guerreia conosco: ““Então, temerão o nome do Senhor desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.” Isaías 59:19 ARC. O vício pode ser como uma enxurrada, uma chamada tromba d’água sobre nossas vidas, mas, se buscarmos a ajuda de Deus, o maior poder nesta terra, o Espírito Santo nos socorrerá com vitória. Glória a Deus! Amém