DEUS QUER NOSSA PARTICIPAÇÃO 


 Por que Deus espera que seus filhos sejam pessoas de ação, de atitude? Primeiro, porque o Senhor Deus, nosso pai, tem como um dos Seus atributos a característica de ser de ação e espera que seus filhos o imitem. Precisamos demonstrar que acreditamos e vivemos os sonhos, os projetos de Deus. Outro aspecto é que a fé que alegamos ter deve ser comprovada com atitudes de acordo com o que afirmamos crer. Nossas palavras podem expressar nossa fé, mas são nossas ações que a tornam viva e tangível. Ela é quem nos impele a ter atitudes. É como disse Tiago a fé é algo vivo: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”. Tiago 2:17-18 

Nossa fé deve ser de tal forma intensa que se torne real, a ponto de ser visível, transformadora e quase palpável. As obras da fé e, portanto o recebimento do poder do Senhor Espirito Santo, deve ser o principal instrumento para cumprirmos o ide de Jesus. Nossas ações, mais que nossas palavras, é que têm o potencial de fazer a diferença na vida das pessoas ao nosso redor e no mundo em geral. Nossas ações têm tem que ser coerente com nosso discurso. Caso contrário nossa fala será em vão, não convencerá os entes queridos e amigos perdidos. 

Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas, entretanto, quer que sejamos coparticipantes com Ele no projeto planeta terra. Para tanto, espera que sejamos obedientes atuemos de acordo com a Sua palavra escrita. 

 Vamos ver como reagiram alguns personagens bíblicos que foram chamados por Deus para a ação, sendo que uns foram íntegros e outros o fizeram pela metade e houve consequências. Portanto, devemos fazer a obra de Deus com amor e obediência: Quando Deus colocou Adão no Jardim do Eden deu-lhe duas tarefas: dominar sobre a terra, ou seja, governar o mundo ( Gen 1:26-28); bem como deveria dar nomes a todos os animais. Contudo, ele falhou na obediência a ordem de Deus para não comer de determinado fruto, e sabemos as graves consequências. 

Abraão foi chamado para abandonar seus familiares e sair para um lugar incerto que lhe foi revelado aos poucos. Ele foi chamado a provar que estava em sintonia com Deus, quando o Senhor pediu a ele que sacrificasse seu Isaque, seu único filho, e no último momento o sobrenatural de Deus livrou Isaque. Por suas ações de obediência tornou-se o patriarca de Israel e abençoou as famílias da terra, e mais, falava diretamente com Deus. 

 Moisés foi chamado por Deus para liderar a libertação do povo de Israel do Egito. Por sua obediência, após relutar um pouco, foi usado por Deus para realizar grandes milagres e conversava diretamente com o Senhor. 

 Deus chamou Davi para a ação, determinando a Samuel que o ungisse rei de Israel, contudo, Davi, teve que passar por muitas provações até se tornou o maior rei de Israel. 

 Poderíamos falar ainda de outros convocados e participantes da obra de Deus na terra. Alguns fracassaram e não cumpriram integralmente os propósitos de Deus e tiveram consequências desastrosas pela desobediência, como Saul e os Israelitas no deserto. Por outro lado muitos, foram fiéis aos propósitos do Senhor como Noé, Jonas, José do Egito, Daniel, Saul, Salomão, Jó e outros. Esses tiveram experiências e viveram situações incríveis de sentirem a presença e ajuda miraculosa de Deus na obra para que foram chamados. 

Já no Novo Testamento temos os apóstolos que, com a ajuda do Senhor Espírito Santo, viveram momentos incríveis do sobrenatural de Deus, cumprindo o ide, mesmo após a morte ressureição de Jesus, com exceção de Judas. Temos também o apóstolo Paulo que abraçou com coragem eficiência e eficácia o ministério dado a ele pelo próprio Senhor Jesus. Isso aconteceu com ele porque, mesmo que equivocado antes de Jesus chamá-lo, tentava fazer a obra de Deus. 

Contudo, aquele que realmente representa o exemplo de ação foi o próprio Deus, Jesus, vir à terra e, enquanto aqui esteve, foi incansável agindo sem cessar para a redenção da humanidade.

 Portanto, agora é a vez da igreja, de cada um de nós, continuarmos colaborando com o Senhor na salvação de almas e consequente implantação do Reino de Deus. Muitos queremos ver o sobrenatural de Deus como alguns dos personagens citados, mas para isso precisamos colocar mãos à obra e Deus virá com a ajuda, com o socorro e milagres, se necessário. Logo, que possamos refletir sobre o que Deus espera de nós e que busquemos ouvir a voz e a orientação do Senhor Espírito Santo e façamos diferença nesse mundo, deixando um legado de bênçãos e cumprindo assim o propósito para o qual fomos criados. Em nome de Jesus! Amém