QUAL É NOSSA IDENTIDADE? 

30Diante do que Jesus lhe responde assim: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó, quando veio a cair nas mãos de alguns assaltantes, os quais, depois de lhe roubarem tudo e o espancarem, fugiram, abandonando-o quase morto. 31Coincidentemente, descia um sacerdote pela mesma estrada. Assim que viu o homem, passou pelo outro lado. 32Do mesmo modo agiu um levita; quando chegou ao lugar, observando aquele homem, passou de largo. 33Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, assim que o viu, teve misericórdia dele. 34Então, aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Em seguida, colocou-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe recomendou: ‘Cuida deste homem, e, se alguma despesa tiverdes a mais, eu reembolsarei a ti quando voltar’. Lucas 10:30-35


Isso é uma atitude de negar-se a si mesmo: fazer o bem sem esperar receber nenhuma recompensa. Ao contrário de ser recompensado, o samaritano, até correu riscos, pois aquilo poderia ser uma cilada de bandidos. Provavelmente esse pode ter sido o pensamento dos dois “religiosos”. A verdade é que sempre encontraremos desculpas para não fazer o bem, pois, na maioria das vezes, ajudar o semelhante é correr riscos. Contudo, é melhor arriscar tendo Jesus do nosso lado, do que permanecer no conforto sem fazer a vontade de Jesus. Amar o próximo é a verdadeira pregação que aquele sacerdote poderia fazer, ou esse é o verdadeiro louvor que aquele levita poderia prestar a Deus. Arrisque-se a fazer o bem e grande será sua recompensa. Isso que é verdadeiramente …“negar-se a si mesmo e seguir a Jesus” (Mt 16:24) Esse versículo resume o que seja a vida cristã, que é negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Jesus.

Quando nascemos recebemos um nome e vamos durante a vida construindo nossa identidade na tentativa de deixarmos nossa marca neste mundo. Vamos desenvolvendo nosso físico, aprendendo a andar, etc. E, ao mesmo tempo, vamos desenvolvendo nossa identidade através das instruções dadas pelos nossos pais, com professores, no convívio com colegas de escola, colegas de trabalho e com a sociedade, ou seja, com o meio em que vivemos. Nesse desejo de nos destacarmos, vamos agregando títulos como Advogado, engenheiro, doutor, professor, general, pastor, empresário, etc., na busca de alcançar o sucesso pessoal, de ser imortal. Aí vem Jesus e diz, isso não é o sucesso, o sucesso é negar-se a si mesmo, é abandonar o eu, sair do antropocentrismo para o teocentrismo. É deixar de seguir o mundo e seguir a Jesus. Eu, Jesus, vou lhe ensinar o caminho do sucesso.

Paulo aconselha os Filipenses a que abandonem a ambição egoísta, a vaidade e sejam humildes: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,  Filipenses 2:3-5. É como diz o final desses versículos que acabamos de ler: “ se queremos nos identificar, ou seja ter uma identidade, que seja com Jesus e não com os valores do sistema falido mundano. Não que seja errado querer crescer e progredir, mas que não seja apenas para nosso sucesso pessoal, mas para a glória de Deus. Ou seja, que façamos tudo para o sucesso da obra de Deus enquanto estivermos aqui: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de deus”. 1 Coríntios 10:31

Negar-se a si mesmo, é colocar os interesses do reino de Deus em primeiro lugar. Ao aceitarmos Jesus como nosso salvador e mergulharmos nas águas do batismo, morre o velho homem e nasce o novo homem. Agora, não sou mais eu, somos nós, ou seja, eu, o Pai, o filho e o Espírito Santo.  Fazemos parte do corpo de Cristo, a Igreja. Negamos a nós mesmos, pois agora nossos pensamentos e atitudes passam a levar em conta a vontade do nós, ou seja, Deus em primeiro lugar e também o bem estar do nosso semelhante. “agora fazemos parte de uma nova família, somos membros da família de Deus e todos os nossos projetos devem ser voltados para essa família: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” Efésios 2:19 NVI

Portanto, seguir a Jesus não é seguir o caminho do dinheiro, do sucesso ou da fama, mas é seguir o caminho do gólgota, da cruz, da porta estreita. Porém lembremos que nesse caminho Jesus estará ao nosso lado, e no outro caminho, o da porta larga, a companhia é desagradabilíssima. Assim sendo, Senhor Jesus ajude-nos, através do Seu Santo Espírito a trilharmos sempre o caminho do bem que nos direcione para a vitória final com Jesus.
Glóri