FÉ É A VITÓRIA QUE VENCE O MEDO 

O medo na medida certa é até saudável. É através do medo que a maioria dos pais ensinam os filhos a não agirem e irresponsavelmente. É com medo das consequências que aprendemos a agir com cuidado e bom senso no decorrer da nossa existência. O que devemos evitar e de cultivar um medo exagerado, irracional, a ponto de tornar-se uma fobia. Que, segundo o site https://www.significados.com.br/fobia/, “é um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém. A palavra fobia pode ser considerada um sinônimo de medo extremo”. 

São muitos os motivos para vivermos inseguros neste mundo caído. Em sua maioria, esses motivos são reais e acabam levando-nos, com o passar do tempo, a começarmos a viver inseguros, preocupados ou chegando ao extremo de ataques de pânico sem motivo aparente. 

O medo do fracasso tem levado muitos a uma paralisia e consequente insucesso na vida material. Muitas vezes leva também a uma apatia com uma vida espiritual totalmente infrutífera. Deus sempre espera de seus filhos que sejam ousados, especialmente na caminhada espiritual. Quando Josué assumiu a liderança do povo de Israel depois da morte de Moisés, Deus o encorajou e disse para ele quatro vezes “não tenha medo”. Portanto, não podemos nos esquecer de que se estamos no centro da vontade de Deus, nunca estaremos sós. O senhor estará sempre nos apoiando. Satanás, por outro lado, faz tudo para impedir o nosso progresso em qualquer área da nossa vida, e promove circunstâncias e envia pessoas para nos desanimar e intimidar. Portanto devemos ficar atentos para não sermos influenciados negativamente por ele. 

Muitas vezes familiares ou amigos, que podem estar até bem intencionados, mas equivocados ou fracos na fé, buscam abalar a nossa fé, fazendo inconscientemente a vontade de satanás. Foi o que aconteceu com os amigos de Jó, que procuravam culpá-lo pelo que estava acontecendo a ele. Sua esposa chegou a dizer a ele que “amaldiçoasse a Deus e morresse,” mas Jó manteve a sua fé em Deus inabalável: "Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios. Jó 2:9-10. Outro que não se rendeu a palavras negativas, foi Davi. Ele havia ido ao campo de batalha contra os Filisteus, onde estavam seus irmãos, e quando Davi começou a perguntar o que seria dado como recompensa a quem vence Golias, foi severamente repreendido por Eliabe, seu irmão que disse:”…Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha”. 1º Sam 17:28. Ele, e todo o exército de Israel, estavam morrendo de medo de Golias, e achou que era presunção de David pensar em vencer Golias. Davi não deu atenção a suas palavras e finalmente, como sabemos, acabou vencendo Golias. 

A verdade é que neste mundo caído nós viveremos sempre temerosos de que alguma coisa ruim pode acontecer conosco ou com nossos entes queridos. É medo de assalto, medo de elevador, medo de avião, medo de doenças, medo por causa da insatisfação do cônjuge, medo com relação ao futuro dos filhos, enfim são muitos os motivos de termos medo. 

Assim sendo, há um medo  que afeta diretamente a nossa vida espiritual. É o medo não só de falar de Cristo, mas mesmo querer esconder da sociedade, parentes, amigos, na faculdade, dos colegas de trabalho; a nossa fé. Dessa forma, origina um medo quase que universal, que é o medo de falar em público. Isso só não prejudica nossa carreira profissional, como impede que sejamos ousados para pregar a palavra de Deus. Apocalipse 21:8 condena os covardes, e o Senhor Jesus adverte quanto àqueles que venham a se envergonhar dele: “Se alguém se Envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se Envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” Marcos 8:38


Tenhamos confiança de que o Senhor nos capacitou para o sucesso,  e, se estivermos a serviço do Senhor, sejamos ousados e estejamos certos de que Ele não nos desamparará. Aliás Ele já nos capacitou para a obra, depende de nós colocarmos em prática: “Pois Deus não nos deu espírito[1] de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”    2 Timóteo 1:7

Neste mundo caído, como disse o próprio Senhor Jesus que nós teríamos aflições. Realmente há momentos em que as coisas parecem piorar, ou mesmo não ter saída. Mas que continuemos firmes na fé, seguindo os exemplos de Jó, Davi e muitos outros heróis da fé, lembrando-nos o que disse o Senhor Jesus: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. A vitória é nossa com Jesus.
Amém