VIDA CRISTÃ

As pessoas, de um modo geral, vivem inseguras quanto ao futuro, como se fossem filhos órfãos desamparados e, por isso, esforçam-se incansavelmente para conquistar vitórias em vários aspectos da vida. Contudo, tendo sucesso ou não, continuam infelizes. E, o pior é que, nesse afã do sucesso, esforçam tanto que acabam negligenciando, a família, o descanso, a saúde…Esquecem-se principalmente de que têm um Deus poderoso que cuida delas. Esquecem-se de que Jesus é o seu “bom pastor”: ““Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,” João 10:11, 14 NVI

Não quer dizer que não devemos cuidar da nossa vida secular, mas precisamos tomar cuidado para não colocar em primeiro lugar o aspecto material. Sabemos que a nossa principal luta é espiritual “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os Principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6:12

Paulo, depois que teve um encontro com Jesus compreendeu isso, ou seja, nossa guerra espiritual, e  as nossas armas são fé, oração, leitura da palavra e muito amor pelos perdidos. Veja o que ele disse sobre essa guerra “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”  2º Timóteo 4.7-8. Portanto, para temos vitória material espiritual, devemos entender que a principal luta é espiritual.

Ele inicia falando de combate, e isso é uma realidade da vida cristã. Ou seja, é uma vida de luta constante em defesa do evangelho contra as trevas. Ele destaca que é uma corrida, que há urgência para salvar almas. Devemos agir como Davi, quando foi lutar com Golias. Davi, assim que viu Golias, correu em direção ao inimigo e isso pode tê-lo surpreendido. 

Paulo fala que guardou a fé. A fé é o combustível que deve nos mover para a ação, pois se somos confiantes no amor e proteção do nosso poderoso pai e sabemos da situação terrível que aguarda o perdido, nos movemos com pressa para procurar salvar nossos entes queridos, nossos amigos e todos que tivermos oportunidade. Esse é um dos principais objetivos da vida cristã, ou seja, levar o amor de Deus ao próximo, visando sua salvação.

Nós precisamos persistir em fazer o bem sem desanimar. Quando olhamos a vida de alguns heróis bíblicos, vemos que começaram e foram bem durante, praticamente, a vida toda, mas não terminaram tão bem. Salomão, durante a maior parte de sua vida andou nos caminhos do Senhor, mas no final envolveu-se com mulheres pagãs e acabou afastando-se de Deus. Moisés também lutou muito para levar os israelitas para a terra prometida, mas acabou ele mesmo não entrando, como desejava, por ter desobedecido a Deus. 

Assim como temos que persistir na nossa fé até o último dia de nossa vida, precisamos combater diariamente por Jesus. Enquanto estamos aqui, dependendo da situação pela qual estamos passando e do momento, somos chamados de pai ou mãe, de filho, de freguês, de vendedor, de passageiro, de motorista, etc., ou seja, a sociedade nos vê com olhares diferentes nesses aspectos citados. Mas ela deve nos ver, ou precisamos mostrar para as pessoas que somos cristãos nas vinte e quatro horas do dia, independente do momento. 

Precisamos, portanto, vigiar constantemente para não darmos mau testemunho, pois nossas atitudes são verdadeiras pregações. Não me lembro de quem é a frase: “Pregue todo o tempo. Se preciso use palavras”. É claro que há um pouco de exagero, porque devemos sempre estar aptos a falar a Palavra de Deus. 

Como já disse alguém, nós, os Cristãos somos a única Bíblia que o não crente lê. A declaração de Mahatma Gandhi, 'Eu amo seu Cristo, mas odeio seus cristãos; eles são tão diferentes dEle', mostra a distância entre o que os cristãos acreditam e o que a maioria deles faz. Ser Cristão é sempre perguntar: Em meu lugar, o que faria Jesus? Ou então, perguntarmos: Jesus faria como eu fiz?

Que o Senhor nos ajude, através do teu Santo Espírito, para que possamos sempre ser bom exemplo, e assim quando chegar a luz no céu possamos encontrar muitas pessoas que se espelharão em nós.
Em nome de Jesus!
Amém!