DEVEMOS CONSTRUIR MUROS, OU SÓ PONTES?
A igreja vive um dilema, pois precisa conquistar o mundo, cumprir o ide de Jesus, mas, ao mesmo tempo, necessita se afastar do mundo. Ela precisa ir ao mundo e, ao mesmo tempo, não se deixar contaminar pelo mundo. Deve construir pontes, mas também construir muros. Ela deve atrair aqueles que provavelmente estão querendo se aproximar de Jesus e se proteger e ao rebanho contra o ímpio convicto, inimigo de Deus, e também se resguardar dos “lobos com pele de cordeiro”. 

Portanto deve construir pontes e muros, sendo que estes, os muros, devem ter portas e colocar nelas atalaias, cheios do Espírito Santo, capazes de identificar a aproximação dos lobos. Essas pontes podemos chamar de amor pelos perdidos e os muros são o zelo pela palavra de Deus e o cuidado com a família da fé. 

Deus sempre procurou preservar o povo judeu da contaminação com o mundo. E um dos muros que Ele levantou foi exigir dos Israelitas, quando voltaram do exílio, que não casassem com habitantes da terra, pois eram idólatras, e Esdras, zeloso com as coisas de Deus, soube que havia muitos Israelitas que desobedeceram essa ordem de Deus; e tomou uma atitude de revolta: “Quando ouvi isso, rasguei a minha túnica e o meu manto, arranquei os cabelos da cabeça e da barba e me sentei estarrecido!” Esdras 9:3 NVI

Podemos nos lembrar também que, Neemias, quando soube que o muro de Jerusalém foi derrubado e o povo passava por grande sofrimento e humilhação, não mediu esforços para reconstruí-lo (Neem 1.3). Sem os muros, além dos perigos dos inimigos e de feras, o povo perdera sua identidade, pois entrava e saia quem quisesse. O mesmo pode se dizer sobre uma igreja que só tem pontes ligando-a ao mundo e cujos muros da ética Bíblica estão caídos, certamente estão passando por sofrimento e humilhação e chegam a perder sua identidade com Cristo, se conformando com o mundo: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Alguns inimigos, vindos do mundo, se levantaram com calúnias e ameaças para impedirem a reconstrução do muro que Neemias estava fazendo. Da mesma maneira, o mundo agora quer que a igreja se adapte a sua cultura e derrube os muros das verdades dos evangelhos. Eles fazem isso através do globalismo e do relativismo que diz que não existe verdade absoluta, e que cada um tem sua verdade particular. Jesus disse para irmos ao mundo, e não para trazermos o mundo para dentro da igreja, ou para nossas vidas. 

Os Israelitas, quando saíram do Egito, trouxeram com eles alguns estrangeiros que não eram do povo de Deus, e eles começaram a reclamar e levaram o povo de Deus a murmurar. Isso nos alerta para o cuidado ao se associar com o mundo, casamentos com não crentes, etc. 

Precisamos nos lembrar que atualmente o Estado de Israel, depois que construiu um muro na divisa com a Palestina, diminuiu muito as ações terroristas. Devemos lembrar, também, que a Nova Jerusalém terá muros cuja base será de pedras preciosas.

O amor aos perdidos é uma ponte que aproxima a igreja dos não salvos. Porém esse mesmo amor não pode ser um muro para impedir que as verdades sejam ditas àqueles que estão a caminho da perdição. Também, esse mesmo amor, não pode ser usado para permitir que as verdades sejam negociadas no sentido de adaptar a cultura do Reino de Deus à cultura do mundo. 

A igreja não pode se isolar do mundo, pois é lá que está o campo de missões. Foi o que Jesus fez. Ele se deixava aproximar dos pecadores, mas não compactuava dos seus pecados. Ele chegou a ser criticado por isso: 
“E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.” Mateus 9:10-12. Portanto, nesse sentido, a igreja, diga-se nós, precisamos nos envolver com o mundo, mas não podemos deixar o mundo nos envolver.

Portanto, que o Espírito de Jesus nos ajude para sabermos a hora de construir pontes, estender a mão, ou construir muros com portas, e a hora certa de abri-las.
Amém! Glória a Deus!