ENTENDENDO  GALARDÃO E RECOMPENSA
Uma chave para alcançá-los 
“O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.”
1 Coríntios 3:8 NVI

Vamos fazer aqui uma reflexão sobre o livro “ENTENDENDO GALARDÃO E RECOMPENSA”, escrito por mim e pelo pr Lucinho. O que pretendemos neste livro é mostrar o que Deus espera de nós para nos abençoar e nos honrar, conforme o prometido acima. Sabemos que Ele tem prazer em nos recompensar e galardoar, porque qual é o pai que não quer ver os filhos prósperos e honrados? Vamos procurar demonstrar que as promessas de recompensa vão além do plano material, mas podem alcançar a vida eterna. Ou seja, as recompensas extras na eternidade vêm das nossa obras: “Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.” 1 Coríntios 3:14-15 NVIi
Veremos, portanto, que Deus, como pai, espera de nós algum retorno, alguma atitude na Sua obra, enquanto estamos aqui na terra. A salvação é de graça, Jesus já pagou o preço, mesmo assim tem condição: crer, aceitar e batizar. As bênçãos também têm o seu preço.

Deus quer ver qual é a nossa efetiva participação na Sua obra, para nos recompensar. Se os homens honram seus heróis, imagine Deus. Isaías diz que Deus vem com GALARDÃO E RECOMPENSA: “O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.” Isaías 40:10 NVI

Alguém disse que Jesus foi o maior comunista da história, porque Ele queria nivelar tudo. Respondi que era mentira e usei o galardão prometido para provar isso. Jesus não quis nivelar tudo porque o reino de Deus não é comunismo, pois existem recompensas, e recompensas diferentes. Eu não posso chegar no céu e também o apóstolo Paulo e recebermos a mesma recompensa. Claro que ele vai receber muito mais que eu. O reino de Deus não é como um país comunista em que você entra numa fila e cada um recebe a mesma ração igualmente. Basta lembrar que a Bíblia fala em anjos, arcanjos, serafins e querubins. Provavelmente é uma hierarquia. Além disso, o anjo que veio trazer uma resposta às orações de Daniel, disse que teve de lutar com o príncipe do Reino da Pérsia e recebeu, nessa batalha, a ajuda de Miguel, um dos príncipes mais importantes (Dan 19.13). Veja que o anjo disse que Miguel é um dos mais importantes, portanto, devem existir outros como ele.

Jesus faz uma afirmação categórica, ou seja, para não acumularmos tesouro na terra, mas para “acumularmos tesouro no céu”. Ele não está dizendo para não trabalhar, nem deixar de pagar nossas contas. Jesus diz para não projetarmos nossos sonhos apenas para a realidade em que estamos, porque a realidade que virá é muito mais verdadeira que a presente. Em outras palavras, o mundo em que vivemos é, na verdade, virtual, porque um dia passará e o futuro é eterno. 
Em 2º Coríntios vemos claramente que vamos receber do tribunal de Cristo de acordo com o que fizemos por meio do corpo. Acredito que se refere ao que praticamos por meio de nosso corpo físico e o que fizemos de bem ou mal como membros do corpo de Cristo, a Igreja: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” 2 Coríntios 5:10 NVI. Portanto, como esse versículo está falando do julgamento final, podemos deduzir que se tivermos que receber algum galardão ou recompensa, será para a eternidade.

Poderíamos até mudar, ao invés de convidar as pessoas a aceitarem Jesus, deveríamos perguntar quem quer seguir Jesus. Pensando nisso, reflita, qual é a sua função no exército de Deus? Qual é a sua função no corpo de Cristo?Em primeiro a Coríntios encontramos algumas descrições desses encargos:
“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.” 1 Coríntios 12:27-31 NVI

Podemos observar que alguns dons são muito abrangentes e abrem oportunidade para participações várias. Portanto, há muita coisa que podemos fazer no corpo de Cristo e podemos citar o ide que é missão de todo Cristão. 
Às vezes o simples fato de virmos ao culto já significa um exemplo para os vizinhos, parentes e amigos; ou quando convidamos alguém e trouxermos para a igreja, já fica registrado no cartório do céu a nosso favor. Saiba disso, o mínimo que fizermos para o Reino de Deus, será recompensado. A Bíblia diz que quem der um copo d'água que seja para um de meus servos, não ficará sem recompensa (Mat 10.41-42). Deus nunca se esquecerá do nosso esforço, por mínimo que seja. Confie em Deus e vá em frente, com Jesus!

Logo, muitas são as oportunidades que Deus nos dá de participação e, com isso, crescermos espiritualmente e acumularmos tesouro no céu,  na vida eterna: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:19-21 NVI 
Obrigado, Senhor, pelo privilégio de participarmos em tão importante e maravilhosa obra que é eterna. Ajude-nos para que não deixemos passar oportunidade tão maravilhosa. 
Em nome de Jesus!
Amém!