MEDO DO FUTURO?!

Estamos buscando por vacinas que além de prevenir, tirem o medo de acharmos que não voltaremos ao normal. Dependendo da lutas por que passarmos hoje, quer seja enfermidade, problemas familiares, desemprego, etc, poderemos sofrer ainda mais no futuro. Muitos cristãos, por verem tanta tribulação nesta vida, chegam a duvidar da própria salvação, e é isso que satanás quer fazer, lançar em nós a dúvida, a incerteza quanto ao futuro.

Para minar nossas forças e tentar nos fazer calar, satanás lança mão, principalmente das mídias suas aliadas, para nos bombardear noite dia com ameaças de que o futuro ainda será pior. Com isso, quer que fiquemos oprimidos não só pelas tribulações presentes, mas também pelas possíveis adversidades futuras. Deus nos adverte, através do profeta Jeremias, que não devemos nos preocupar com os maus rumores: “Não desfaleça o coração de vocês, nem tenham medo do rumor que se há de ouvir na terra. Pois virá num ano um rumor, noutro ano, outro rumor. Haverá violência na terra, dominador contra dominador.””Jeremias 51:46 NAA. Afinal de contas, confiamos ou não no pai que temos?

Jesus nos mostra uma cura que lança fora todo o medo: o Amor.  O apóstolo João expressou isso muito bem: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”  1 João 4:18

Sabemos que Deus é amor e que Ele nos ama, por isso confiamos no Senhor. A versão Bíblica NBV-P diz o seguinte: “… Se estamos com medo, é porque tememos o seu castigo, e isso mostra que não estamos completamente convencidos de que ele realmente nos ama.”1 João 4:18 NBV-P

Devemos nos lembrar de que  Deus provou esse amor ao seu povo constantemente na Bíblia. Contudo, a demonstração mais contundente desse amor foi ter dado seu Filho Jesus em sacrifício por nossos pecados, e consequentemente para nos salvar. Quem aceita plenamente essa verdade está vacinado contra o medo durante a batalha e no futuro. 

Timóteo está passando por alguma resistência ao seu ministério, como acontece, mesmo hoje, com a maioria dos cristãos, e Paulo na sua segunda carta a ele diz o seguinte: “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”2Timóteo 1:7 NAA

Portanto, vamos refletir sobre esse conselho de Paulo:

“Porque Deus não nos deu espírito de covardia (temor): O medo, incerteza ou insegurança é uma arma que satanás utiliza para nos calar e paralisar. Deus não nos deu Espírito de temor, ou seja, de submissão, de escravidão a Satanás e seus auxiliares espirituais ou humanos.  Ele tenta nos oprimir para que não falemos do Reino de Deus. Basta ver essa ideologia do politicamente correto que quer calar os que falam a verdade de Deus. O medo impede a expansão de nossos dons e consequente testemunho para cura e salvação das almas. Isso se reflete não só na nossa vida espiritual, como material. Quantas vezes deixamos de empreender de desenvolver progredindo por causa do temor do fracasso. Precisamos diariamente lembrar e confiar na promessa de Deus. O temor, o medo, é o oposto da fé.

Mas de poder – esse poder é o Espírito Santo. Jesus era cheio do Espírito Santo: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”;   Atos 10:38

Paulo também declara que era revestido desse poder: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, “1 Coríntios 2:4

Somente através do poder do Espírito Santo é que conseguiremos fazer a obra de Deus com eficácia e eficiência. Esse poder é representado em parte pelos dons espirituais, os quais nos capacitam a fazer o bem e resistir às tentações e aos ataques  constantes de satanás e suas hostes.

E de amor – vivemos no mundo caído, numa terra amaldiçoada. Quando nos convertemos a Jesus, buscamos adotar a cultura do Reino de Deus, muito diferente da cultura do mundo. Por isso, passamos a ser vistos como estrangeiros, diferentes, esquisitos, como verdadeiros Aliens. Então, poderemos ser vítimas desde zombarias, agressões verbais e até físicas. Mas se quisermos fazer a obra de Deus a contento, sendo sal e luz, a resposta que devemos dar é o amor. Devemos responder às pedradas com amor, ou seja com flores, pois, afinal de contas, somos mesmo diferentes e Como disse Jesus: “ …eles não sabem o que fazem”.

O amor lança fora todo medo, e o principal deles é o medo da morte. Deus é amor.

E de moderação (equilíbrio, domínio próprio, autocontrole, prudência) – Uma mente sã, ou melhor dizendo, sarada pelo sangue de Jesus, é uma pessoa equilibrada e tem, portanto, não só condição de resistir às tribulações, bem como de ajudar aqueles que ainda estão em busca do caminho.

Que o mesmo Espírto, o Espírito Santo, que esteve com o Senhor Jesus esteja cada vez mais nos enchendo de coragem, poder, amor e moderação para alcançarmos constantes vitórias espirituais em nossas vidas e para que possamos cumprir o “ide” de Jesus.
Amém! Glória a Deus!