DEUS ESCOLHE E CAPACITA. A ESCOLA DO SENHOR


“Além disso, designei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para auxiliá-lo. “Também capacitei todos os artesãos para que executem tudo o que lhe ordenei:” Êxodo 31:6 NVI


Deus tem um propósito para cada pessoa e Ele procura capacitá-las para isso com instruções e, na maioria das vezes, com treinamento. Para tanto, antigamente enviava os profetas com orientações e conselhos para o seu povo. Hoje temos a Bíblia, o Senhor Espírito Santo e a Igreja onde Deus levanta irmãos com dons para capacitar através do ensino e mesmo ajudar-nos para cumprir o que o Senhor espera de nós


TREINAMENTO DE CAMPO


Além dessas ajudas, e da interferência direta do Senhor quando necessário, somos na maioria das vezes preparados no que pode se chamar “ treinamento de campo”. 


Se observarmos atentamente na Bíblia, veremos que  os grandes homens de Deus passaram por treinamento ou prova. Veja o que dizem os versículos a seguir: “O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. Salmos 11:5  


pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. (Grifos nossos)   1 Tessalonicenses 2:4


Nesse "treinamento de campo" do Senhor, a brincadeira se torna séria. Não é como se estivéssemos numa sala com ar-condicionado e apostilas e um preletor falando e fazendo gracinhas para nós e depois tivéssemos um intervalo para comer salgadinhos e bater papo. Nesse treinamento ou prova de campo somos testados pelo próprio satanás, por nossos inimigos, por nossos parentes e até por irmãos da igreja. Veja que o Senhor deixou algumas nações inimigas que não foram conquistadas por  Josué até a sua morte, para provar a fidelidade dos israelitas e para treinar aqueles que não tinham passado pela guerra ainda:  “São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guer­ras em Canaã.  (fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate): Juízes 3:1-2


Provados e reprovados 


Os primeiros alunos desse treinamento foram Adão e Eva. Eles tinham uma tarefa simples que consistia em não comer do fruto de determinada árvore e, no entanto, fracassaram. Foram desobedientes, ou seja rebeldes. Acreditaram que Deus era mentiroso e na soberba, foram enganados pela serpente, acharam que poderiam ser iguais a Deus.


Outros que também fracassaram na prova de campo foram os  israelitas no deserto depois que foram libertos do Egito. Recusaram-se a tomar posse da terra prometida com medo dos habitantes, demonstrando, assim, falta de fé em Deus. Por isso foram reprovados na matéria fé e rebeldia e sofreram as consequências.


O povo  de Israel, no geral, durante a sua trajetória, viviam sendo reprovados na obediência e com idolatria principalmente.


PROVADOS E APROVADOS


Jó foi acusado por satanás de servir a Deus por interesse, ou seja, por que Deus o abençoara. Então Deus permitiu que satanás tocasse na vida de Jó e ele ficou gravemente doente, perdeu sua casa, seus bens seus filhos, contudo não blasfemou nem descreu de Deus. Essa prova, ao invés de afastá-lo, aproximou-o mais de Deus e disse: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”  Jó 42:5


Portanto, Jó foi aprovado na perseverança, na paciência e na fé, e recebeu a devida recompensa do Senhor: Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas”. Jó 42:12-13


Abraão, um dos grandes heróis da fé, também passou por situações em que foi provado. Ele passou por grandes tribulações. Passou por uma guerra, quase perdeu a esposa Sara no Egito, já velho, teve que esperar 25 anos até aos 100 anos para o cumprimento da promessa de ter um filho. Contudo, sua maior prova foi quando Deus lhe pediu esse único filho e ele não negou. Com isso, ele foi aprovado pela fé em Deus.


Paulo também foi um dos que mais foi provado. Depois que Jesus se manifestou a ele quando estava a caminho de Damasco, ele ficou cego por três dias. Depois estando fazendo a obra de Deus passou por inúmeras provas, Como ele mesmo narra: “Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios[29]; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. 2 Coríntios 11:24-28


Paulo, ao contrário de se abater pelas tribulações, tirou lições com as lutas. Como ele mesmo afirma:   “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (ARA). Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” Fil 4.11-12 NVI


Como o próprio Paulo afirma que aprendeu o segredo de viver contente, ou seja, ele aprendeu tanto nas provas dessa escola de Deus que passou a ser professor. Podemos dizer que foi ele quem criou o ensino à distância através de suas cartas com orientações às igrejas.


Contudo, apesar das inúmeras tribulações não perdeu a fé em Cristo, foi vitorioso, ou seja aprovado: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7


E NÓS, COMO ESTAMOS INDO NA PROVA?


Poderia ficar aqui falando de muitos outros personagens Bíblicos, tais como José do Egito, Jonas, Davi, Sansão, Ester e outros, mas e nós? Como tem sido nossa performance na escola do Senhor? Temos sido aprovados ou reprovados. Em quais matérias estamos sendo mais bem-sucedidos, ou mal sucedidos: temos sido desobedientes, incrédulos ou soberbos como Adão e Eva? Somos rebeldes, murmuradores ou idolatramos alguma coisa  mais do que a Deus como os Israelitas no deserto? Temos continuado perseverantes, pacientes e firmes na fé e temos nos aproximado mais de Deus como disse Jó? Nossa fé e obediência continuam também inabaláveis como a de Abraão? Como Paulo, temos aprendido e tirado lições importantes para cumprir a nossa tarefa aqui na terra, ou temos sido repetidamente reprovados, necessitando passar inúmeras vezes pelas provas?


Precisamos da leitura da Bíblia, oração, fé, santificação e ajuda do Espírito Santo para que não sejamos reprovados, mesmo se estivermos passando por um deserto, como Jesus passou e foi tentado, mas saiu vitorioso para nos dar a vitória.

Amém! Glória a Deus!