ENTÃO SE ACENDEU A IRA DO SENHOR...


Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente...Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; Eu serei com tua boca e com a dele...Ex.4:14,15


            Deus se irou. Acredito que, se há algo que causa ira ao Senhor, nosso Deus, é ver uma pessoa salva e que não se preocupa com o destino trágico do seu semelhante. Essa pessoa salva pelo sangue de Jesus, ia para o inferno e teve sua vida transformada, tendo agora a perspectiva da vida eterna com o Senhor. Agora ela sabe o que a esperava. Uma vida eterna infeliz e de sofrimento no lago de fogo e enxofre e subjugada por Satanás. Contudo, fica como Moisés, arranjando desculpas para não testemunhar do que Deus fez em sua vida e ajudar àqueles que têm o mesmo destino que ela tinha até ser salva.
            Deus não mediu sacrifícios para salvar os perdidos. Enviou o Seu único filho para cruz por amor da humanidade. Jesus, por sua vez, despojou-se da condição de Deus e se entregou – mesmo contra as maiores adversidades que já conhecia de antemão – para dar vida aos perdidos e condenados.
            Quando se vislumbra o quadro da salvação – todo o amor de Deus pelos perdidos e todo o desprendimento de Jesus em obedecer – é realmente inconcebível que uma pessoa salva da morte eterna, não queira gritar para o mundo inteiro saber a bênção que alcançara.
Moisés estava fazendo o que muitos crentes fazem através da história: recalcitrando contra a vontade de Deus e resistindo em obedecer a ordem de libertar os cativos. Moisés arranjou vários argumentos para não ir, mas Deus sempre redargüia argumentando com ele. Finalmente ele disse que “...eu nunca fui eloquente...; pois sou pesado de boca e pesado de língua...Envia aquele que hás de enviar, menos a mim”. Diante disso o Senhor se irou e resolveu mandar com ele a Arão, seu irmão, para que falasse por ele.
            Foi Arão quem trouxe muitos problemas para Moisés mais tarde. Fez um bezerro de ouro para ser adorado como deus no deserto. Depois Nadabe e Abiu, seus filhos, trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, e foram consumidos pelo fogo que saiu de diante do Senhor.  Mais tarde, Arão e Miriam se rebelaram contra Moisés. Enfim, Arão foi, em algumas circunstâncias, um verdadeiro “mala”, um peso para Moisés.
            O Senhor Deus já sabia de antemão dessa característica de Arão. Nos versículos em destaque no início do texto, Ele diz que “Eu sei que Arão fala fluentemente”, mas provalmente Deus também já sabia que ele era problemático e por isso não o escolhera primeiramente para libertar o seu povo, no lugar de Moisés. Contudo, diante da resistência de Moisés, irou-se e mandou-o junto. Talvez estejamos também resistindo em levar o evangelho aos perdidos, e pode ser que Deus se ire conosco e coloque alguém ou algo como ´incentivo` em nossas vidas.
            Esse ´incentivo` não precisa necessariamente ser uma pessoa, mas pode ser uma tribulação qualquer.
            Outro que teve a mesma atitude de Moisés foi Jonas. Quando Deus disse que fosse pregar para o povo de Nínive, ele resistiu e tentou fugir da presença de Deus.
            É interessante observar que não só Jonas teve problemas, mas trouxe problemas para aqueles que estavam com ele no barco quando tentava fugir de Deus. O barco começou a naufragar até que ele foi lançado ao mar indo parar no ventre de uma baleia. Será que nós com a nossa atitude também não estamos trazendo problemas para os nossos familiares, colegas e amigos? Será que o barco não está afundando e levando todos os nossos entes queridos por causa da nossa negligência. Será que Deus vai ter que tirar-nos do barco – do seio da sua família – para que os nossos não pereçam juntos.
Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas e que nós também tenhamos misericórdia das almas perdidas!