O pensamento maquiavélico é de que “Os fins justificam os meios.” Já no mundo espiritual, os meios justificam o fim. Ou seja, dependendo de como a pessoa vive, ela sofrerá as consequências aqui na terra e finalmente na eternidade. Se vive no pecado, não busca a verdade que liberta, vive meia verdade, é meio crente - provavelmente poderá ir para o meio do inferno.
Com Deus não existe meio termo. Com Ele a verdade é completa: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mt.5.37
As orientações de Deus para nós sempre são muito claras e específicas, tanto que providenciou para que elas ficassem registradas nas Sagradas Escrituras.

Podemos observar que Deus é muito minucioso. Quando determinou a Moisés que construísse o tabernáculo, deu todos os detalhes da construção. Determinou as medidas certas para cada objeto, a espécie de madeira (varas de madeira de acácia, mesa de madeira de acácia), onde cada objeto deveria ficar ( a arca, as argolas, os querubins); o número de cortinas, o tamanho delas, a cor dos tecidos e até quantas laçadas deveria haver em cada cortina – cinquenta -, enfim tudo muito bem especificado.

Assim foi conosco também. Nós não somos obra do acaso, Deus determinou até o lugar em que cada um de nós deveria nascer: De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Atos 17:26.”

 Deus tem um plano para cada um de seus filhos e espera que cumpramos o seu projeto integralmente.

Como exemplo, podemos ver a vida de Noé. Quando Deus disse a Noé que construísse a arca, deu todos os detalhes, qual madeira usar, como isolar e inclusive as medidas: Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. Gênesis 6:15-16”

Alguns cientistas, intrigados, achavam que Deus determinara as medidas certas para que a arca a fim de que ela não naufragasse. Por isso, resolveram fazer uma miniatura dela com as mesmas medidas proporcionalmente. Depois colocaram-na em um tanque e agitaram as águas ao máximo, como numa banheira de hidromassagens,  e a miniarca não virou. Agora, imagine se Noé, que gastou quase cem anos fazendo a arca, decidisse fazê-la pelas metades. Provavelmente teria afundado.

Como exemplo negativo temos um rei bíblico que perdeu o seu reino e acabou se suicidando porque fez a obra de Deus pela metade – Saul. Samuel disse que Deus ordenara que ele, Saul, fosse com seu exército e matassem todos os amalequitas, inclusive os animais. Contudo, Saul poupou o Rei Agague e trouxe o melhor dos animais com ele. Deus se indignou com isso e o abandonou: E Samuel lhe disse: "O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você. 1 Samuel 15:28. Deus, quando nos pede alguma coisa, Ele sabe que somos capazes e também sabe o porque está pedindo.

Outro que foi meio crente até se converter foi o apóstolo Paulo. Ele acreditava inicialmente em Deus, mas não em Cristo. Perseguia os cristãos. Então o Senhor Jesus se manifestou a ele para sua completa conversão. Com isso, tornou-se um gigante em Cristo.

Muitos estão nessa situação, são meio crentes. Gostam dos crentes. Acreditam em Deus e Jesus, mas não tomam uma decisão. Até levam alguns à salvação, mas eles mesmos estão à porta e não entram. Não tomam uma decisão. É uma das posições mais perigosas que existe, pois não está totalmente coberto pelo sangue de Jesus e correm o risco de uma retaliação do inimigo, sem proteção. Em cima do muro é o pior luga numa guerra, pois pode levar chumbo dos dois lados. Outros aceitam Jesus, mas não procuram cumprir os preceitos bíblicos. Não dão o dízimo, não lêem a Bíblia, não oram, continuam no pecado... Contudo, não se pode amar a Deus pela metade, ou seja, amar a Deus e o diabo: ”... Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Tiago 4.4b”

Ninguém diz que torce por um time pela metade. Também, não diz para o namorado ou namorada que ama pela metade. Não é possível ser meio cheio do Espírito Santo. Ou se é cheio, ou se é vazio.

Dizem que o ser humano é produto do meio. De que meio você é produto? Onde você tem semeado? Com quem você tem andado? Com Deus ou com o diabo? Com os dois não dá. Qual dos dois estará presente na hora fatal, no funeral?

Saia de cima do muro. Faça como Paulo, abrace a fé como propósito de vida. Busque a Deus de todo coração e procure fazer a vontade dele e tenha uma vida plena aqui e a paz eterna.