O lugar mais apropriado para se fazer a maior quantidade de amigos em menor espaço de tempo, é nas redes sociais, certo? Depende. Se queremos fazer amigos virtuais, a resposta é sim. Mas, se queremos fazer amigos virtuosos, talvez não.

Vejo pessoas reclamando na própria rede que os amigos virtuais, na sua grande maioria, não se tornam amigos reais. Dizem que a pessoa é amiga virtual, mas passam por elas na rua e não estão nem aí. Nem dão um alô. Amigos no 'FACE' não quer dizer necessariamente amigos face a face.

O amigo virtual é mais uma ilusão que este mundo oferece a nós pobres mortais carentes de atenção, companhia e reconhecimento. Há pessoas que no mundo real são de poucos amigos, arredias, não gostam de muito contato, mas na internet bombam de amizades. São exímios exemplos de popularidade, mas se fôssemos conviver com elas no outro mundo, que não seja o faz de conta virtual, no mundo real, seriam intragáveis. Dão azia até em caixa de bicarbonato – por favor, não estou dando indireta para ninguém.

Na internet as pessoas só procuram mostrar seu lado positivo. Só mostram seu lado bom. São sempre muito éticas para cativar as simpatias dos incautos, e ter mais um amigo virtual, que na verdade é imaginário, irreal também, pois seu perfil também pode ser utópico.

Alguém criou um perfil falso e colocou na rede social. Em menos de dois meses já tinha mais de mil amigos virtuais.

Assim, a rede social é como uma vitrine em que se expõe só o lado positivo, cheiroso, é claro com boa dose de exagero e simpatia. Co isso, muitos compram gato por lebre ou lobo por cordeiro.

Mas não fique triste com as suas amizades virtuais, porque pela definição de virtual temos que é aquilo “que não existe como realidade, mas pode vir a existir”. Ou seja, o virtual é potencialmente passível de se tornar real. Quantas pessoas desaparecidas são localizadas através da internet! Quantos casamentos, quantas amizades verdadeiras começaram virtualmente!  Ainda bem!

Por outro lado, o amigo virtuoso, do mundo real, é aquele que tem qualidades éticas incontestáveis. O dicionário diz que virtuoso é aquele que é correto, honesto, piedoso, reto, sagrado, santo; diz também que é aquele que tem o hábito de praticar o bem, que tem virtude.

Você pode dizer que é impossível encontrar um amigo assim no mundo real, e muito menos no mundo virtual. Isso é verdade. Esse amigo só pode ser encontrado no mundo espiritual. É Jesus!

Na verdade, o mundo espiritual é que é real, porque ele existirá eternamente, e o mundo em que vivemos é virtual, porque um dia passará, não existirá mais.

Pense nisso!